• Home
  • Blog
  • Como ir morar nos EUA? 6 dicas para começar a mudança

Como ir morar nos EUA? 6 dicas para começar a mudança

Como ir morar nos EUA? 6 dicas para começar a mudança

Como ir morar nos EUA? 6 dicas para começar a mudança

Você está considerando se mudar para os Estados Unidos? As motivações que levam os brasileiros para a América são muitas, desde emprego, qualidade de vida e futuro melhor para os filhos. Independentemente dos seus motivos, vou mostrar como ir morar nos EUA, os primeiros passos e decisões que você precisa tomar. 

Como ir morar nos EUA: o que é preciso? 

Visto

A primeira coisa que você precisa pensar quando falamos em como ir morar nos EUA é como conseguir a autorização para entrar no país, ou seja, o visto! Existem os vistos de não-imigrantes e os imigratórios, que dão direito ao Green Card. 

Para conseguir o visto com o Green Card você precisará cumprir com os requisitos especificados pelo serviço de Imigração Americano (USCIS). Em geral, eles estão ligados à a família e empregos (qualificação profissional). Você pode aprender mais sobre eles nos nossos posts sobre os vistos EB-2, EB-2 NIW, EB-3 e EB-1. 

Também é possível entrar nos EUA com um visto temporário e fazer a mudança posteriormente, quando você já conseguir se qualificar para o Green Card. Eu mesma, vim com visto de estudante para um mestrado, então encontrei um emprego e pude solicitar o EB-2 que me deu direito ao Green Card.

Dinheiro 

O dinheiro é outra coisa que você precisará tanto para solicitar o visto, quanto para se qualificar e se adaptar. Em alguns casos você precisará pagar advogado para o processo, talvez você precise vir para os EUA para estudar antes de conseguir o Green Card, entre outras coisas. 

Portanto, para quem quer dicas de como ir morar nos EUA, eu diria: comece a economizar e se organizar financeiramente

Planejamento 

Falando de visto e dinheiro, você já entendeu que o planejamento é fundamental! Não pense que você tomará essa decisão hoje para realizar na próxima semana. Um processo de Green Card demora mais de um ano e até que você esteja qualificado para tal, podem ser necessários anos. 

Mas, não desanime e enfrente cada etapa como um investimento a médio prazo! 

E quero deixar claro também que aquela ideia de vir para os EUA, ficar ilegal e viver de subemprego não vale a pena. A incerteza e tudo o que você não pode fazer por estar ilegal acabarão com a sua ideia de ter uma vida tranquila nos Estados Unidos. 

O melhor é ter um plano e agir conforme a lei. Os EUA recebem imigrantes, mas dentro de especificidades que todos podemos correr atrás para cumprir. 

Como ir morar nos Estados Unidos em 6 passos 

Agora vou te mostrar como de fato se organizar para você criar seu plano de como morar nos EUA. 

1. Escolha o melhor visto para você

O primeiro passo é conhecer sobre os vistos disponíveis. Você precisa estudar nos EUA? Então, pesquise pelo visto de estudante (F1). Que fazer um intercâmbio para ver como é a vida na América? O visto J-1 pode ser a sua escolha.

Já tem uma profissão e quer atuar com ela nos Estados Unidos? Conheça o visto H1-B e também os vistos imigratórios (EB1, EB2 e EB3). 

Por fim, se você pretende se casar com um(a) americano (a), já escrevi um post inteirinho sobre este assunto. Confira aqui! 

2. Pesquise sobre sua profissão 

Com o que você quer trabalhar nos Estados Unidos? Pesquise sobre a profissão. Veja se você precisa de cursos extras, se precisa de licença. Se for o caso, busque informações sobre como validar seu diploma e como encontrar emprego nos EUA. 

Vale mencionar que algumas profissões até facilitam o Green Card, como é o caso de Enfermagem, Fisioterapia, Odontologia, Engenharia, entre outras. 

 3. Leia sobre as melhores cidades para viver nos EUA 

Outro passo para quem quer saber como ir morar nos EUA é pesquisar sobre as cidades americanas. Você provavelmente já pensou em Miami, Nova York e Los Angeles. Mas, analise todas as questões sobre emprego, custo de vida, qualidade de vida. 

As melhores cidades para brasileiros podem não ser a melhores para você, sua família e sua profissão. 

4. Faça um planejamento financeiro 

Para realizar um bom planejamento financeiro, eu aconselho que você faça um levantamento de tudo que você já tem e especifique um valor para guardar por mês. 

Se não te sobra muito na renda mensal, que tal complementar com um trabalho extra em que tudo seja direcionado para a sua realização do sonho? 

5. Estude inglês 

É possível “se virar” nos EUA sem falar inglês, principalmente em regiões bastante turísticas ou em que há muitos latinos. Mas, se você quer morar nos EUA, comece a estudar inglês. Isso facilitará tudo, desde as suas pesquisas, até a sua adaptação no país. 

Uma boa ideia é utilizar meia hora do seu dia para assistir um vídeo de aprendizado no Youtube. Por exemplo, o canal da BBC Learning English, ou o Learn English With TV Series.  

6. Acompanhar a Imigrar EUA

E pra terminar, eu quero te convidar para continuar acompanhando nossos posts. Aqui no Blog existem muitas publicações sobre imigração para os Estados Unidos, além das nossas redes sociais. 

A pesquisa e conhecimento é fundamental e na Imigrar EUA eu ofereço o tipo de conteúdo que eu gostaria de ter lido quando comecei meu processo de imigração. 

Então, siga a gente nas redes sociais e comece agora seu plano de como ir morar nos EUA. Estamos no Youtube, Instagram e Facebook.