• Home
  • Blog
  • A imigração ilegal não vale a pena! Conheça os riscos e por que evitá-la

A imigração ilegal não vale a pena! Conheça os riscos e por que evitá-la

A imigração ilegal não vale a pena! Conheça os riscos e por que evitá-la

A imigração ilegal não vale a pena! Conheça os riscos e por que evitá-la

O sonho de morar nos Estados Unidos acompanha famílias brasileiras há décadas, em busca de oportunidades melhores de trabalho, de qualidade de vida, de segurança e de outros benefícios. Mas esse desejo leva muitas pessoas a cometerem um erro que pode ser muito grave: a imigração ilegal.

Brasileiros dispostos a correr riscos e tentar driblar as leis americanas entrando ou permanecendo no país sem o devido visto podem ter muitos prejuízos, tanto materiais como emocionais. Essa é uma escolha que leva a uma vida oposta àquela que se sonha, com o constante medo de ser encontrado pelas autoridades, muito trabalho e poucos recursos.

Neste artigo, vamos mostrar porque pode ser muito ruim a escolha pela imigração ilegal para os EUA. Acompanhe!

As diferenças entre entrada indevida e presença ilegal

Para começar, é importante distinguir as duas formas de imigração ilegal nos Estados Unidos. A primeira, chamada de entrada indevida, é considerada crime. Ela ocorre quando você entra no país sem passar pelas autoridades imigratórias, de forma escondida, “clandestina”, sem documentação. Nesse caso, a pena pode chegar a seis meses de cadeia, além de uma multa de US$250.

A outra é a presença ilegal, que ocorre normalmente quando alguém entra no país com um tipo de visto válido (que pode ser de estudo, trabalho ou turismo), mas que permanece por mais tempo do que o permitido. Esse caso não é considerado crime, mas há punições na esfera civil que levam à deportação. E ainda, o individuo pode ficar banido de voltar para América por três ou dez anos.

As consequências da imigração ilegal

Nos dois casos que mencionamos de imigração ilegal para os Estados Unidos, as consequências podem ser desastrosas e acabar com o sonho de viver no país que escolheu. Veja algumas delas!

Possibilidade de deportação

Como mencionamos, se você entrar no país sem um visto, entrando em alguma aventura perigosa de tentar atravessar a fronteira sem ser pego pelas autoridades locais, poderá ser preso e deportado. Isso minaria todas as chances de viver tranquilamente no país.

O mesmo vale para quem entra com visto, mas permanece por mais tempo do que o autorizado. A diferença é que não vai preso, podendo ser apenas deportado. Além da deportação, outra implicação é o impedimento de voltar aos EUA por pelo menos três ou dez anos, a depender do acumulo de tempo da presença ilegal após a expiração da validade do seu status.

Prejuízos financeiros

Vamos supor que você consiga entrar e permanecer ilegalmente no país e até arranje um trabalho. Qual a garantia de que o empregador vai pagar o que deve pelos seus serviços?

Acredite, isso ocorre de forma bastante comum. Além disso, seu salário será certamente mais baixo do que você imaginaria ganhar nos EUA e incompatível com o custo de vida no país.

Se o pior acontecer e você for deportado, ainda terá de arcar com muitos prejuízos: o que você construir nos Estados Unidos deixará de ser seu. Se for preso, só poderá sair quando tiver o dinheiro para pagar a passagem de volta ao Brasil.

Pouca proteção das autoridades brasileiras

Outra situação grave a respeito da imigração ilegal é que você não poderá ter apoio do governo brasileiro caso tenha problemas jurídicos nos Estados Unidos. Isso porque a atuação dos consulados deve seguir a legislação local, não podendo haver envolvimento com os assuntos internos do país, como as situações criadas pelos imigrantes ilegais.

As vantagens de imigrar legalmente

Por tudo isso, deu para perceber que não vale a pena o risco de imigrar ilegalmente para os Estados Unidos, em especial se o seu desejo é oferecer mais qualidade de vida para a sua família.

Atualmente, profissionais liberais, empresários e pessoas que têm pós-graduação têm condições de mudar-se para o país e permanecer nele legalmente, conseguindo, até mesmo, o tão desejado Green Card. As formas mais comuns de conseguir isso são por meio de vistos de trabalho, estudos, investimento ou parentesco.

A imigração ilegal pode tornar o seu desejo de viver com segurança e tranquilidade nos Estados Unidos exatamente o oposto do que imaginou. Por isso, vale a pena conhecer as formas legais de imigrar para o país.

Eu posso ajudar você nisso e, para começar, recomendo a leitura do artigo Green Card: veja como conseguir o seu!