Entender como será a rotina escolar de seus filhos e como funciona o sistema educacional americano é uma das etapas importantes do seu planejamento para imigrar para os Estados Unidos.
Estudar nos Estados Unidos é um sonho para muitos brasileiros. Seja pela cultura, pelas oportunidades, pela qualidade do ensino, esse destino é um dos campeões de buscas quando o assunto é intercâmbio. No entanto, como conquistar o visto de estudante EUA?
Quando falamos em sistema educacional americano, existem diferenças importantes que precisam ser entendidas. Uma delas é com relação à educação infantil e a idade em que as crianças devem ser matriculadas. Podemos dizer que se divide em duas etapas: Pre-K e Kindergarten, sendo que existe também o VPK. Você sabe a diferença?
Um caminho interessante para se tomar a decisão de imigrar para Estados Unidos, é conhecer o país, nem que seja numa viagem mais curta, de algumas semanas. Essa viagem pode ser feita com um simples visto de turismo, já que a sua intenção é conhecer o país e depois voltar ao Brasil.
Um dos vistos muito utilizados para quem vai passar um tempo nos Estados Unidos é o visto J-1. O waiver da regra de 2 anos do Visto J-1. Ele é uma autorização para entrar nos Estados Unidos com a finalidade de executar um trabalho ou de fazer um curso por um tempo determinado. Simplificando, o J-1 é um visto de intercâmbio utilizado, por exemplo, por quem viaja como Au Pair, programa de Work and Travel, etc.
Você está considerando se mudar para os Estados Unidos? As motivações que levam os brasileiros para a América são muitas, desde emprego, qualidade de vida e futuro melhor para os filhos. Independentemente dos seus motivos, vou mostrar como ir morar nos EUA, os primeiros passos e decisões que você precisa tomar.
Quando falamos em morar nos Estados Unidos, muitas pessoas acreditam que existem muitas dificuldades em imigrar para o país norte-americano. Mas será que é tão difícil assim? A resposta é: não!
Um intercâmbio em família nos EUA é uma ótima oportunidade para viajar e ter novas experiências. Além disso, todos poderão conhecer uma cultura diferente, passear por diversos pontos turísticos, fazer um curso de inglês e estar em constante contato com um segundo idioma, o que facilita o aprendizado de uma nova língua, principalmente se há crianças em seu grupo familiar.
“O que plantamos hoje colheremos amanhã” — essa frase reflete bem o que acontece na avaliação chamada Grade Point Average (GPA). Por meio dela, o estudante apresenta o seu nível intelectual para as instituições americanas de ensino superior. Por isso, essa média é como um “divisor de águas” na vida estudantil. Para evitar surpresas, darei uma dica: aprenda antecipadamente como calcular GPA.
Algumas coisas são comuns a praticamente todos os processos de imigração para os Estados Unidos, como as fases de equivalência e validação de diploma. Mas, você saberia dizer qual a diferença entre esses dois termos? Quando você deve fazer a equivalência e quando é preciso validação?