• Home
  • Blog
  • Morar fora do Brasil: conheça 7 motivos para escolher os EUA como destino

Morar fora do Brasil: conheça 7 motivos para escolher os EUA como destino

Morar fora do Brasil: conheça 7 motivos para escolher os EUA como destino

Morar fora do Brasil: conheça 7 motivos para escolher os EUA como destino

Morar fora do Brasil é o sonho de muitos brasileiros que buscam uma vida com mais segurança, infraestrutura, estabilidade financeira e educação de qualidade. Essa possibilidade representa um cenário bastante positivo para diversas pessoas, seja para aqueles que se mudarão sozinho, para quem levará os familiares consigo ou para quem deseja constituir uma família posteriormente.

Segundo o Ministério das Relações Exteriores (Itamaraty), mais de 1,4 milhão de brasileiros moram nos EUA. Com isso, nota-se que esse destino é a principal escolha daqueles que buscam uma vida no exterior. Vale destacar que essa nação é também a opção de muitos que viajam durante as férias e que desejam realizar intercâmbios educativos a fim de estudar inglês.

Mas porque tanta gente escolhe os EUA como lugar para morar? Para saber mais sobre os benefícios de escolher os Estados Unidos ao optar por morar fora do Brasil, acompanhe a leitura deste texto e tire as suas dúvidas agora mesmo.

1. Infraestrutura de ponta

Nos EUA, existe um alto investimento do governo em infraestrutura e isso impacta diversas esferas da vida dos cidadãos. As ruas e as estradas são pavimentadas adequadamente, a população conta com excelente abastecimento de energia elétrica e de água e há, ainda, o devido sistema de saneamento básico. Quer mais? Internet e telecomunicação são de primeira! 

As rodovias são planejadas e sem pedágios, aumentando a velocidade dos transportes e a segurança dos passageiros. Um sistema ferroviário também é bastante utilizado para a logística. 

Outra questão relacionada à infraestrutura são os aeroportos espalhados por todo o país que diminuem consideravelmente as distâncias. Ao contrário do Brasil, é possível viajar pelo país com menos de uma centena de dólares. Isso acontece por conta da grande quantidade de companhias aéreas, o que aumenta a concorrência e, consequentemente, diminui os preços para os consumidores.Com isso, as pessoas podem ter mais qualidade de vida e bem-estar diante de uma infraestrutura que funciona e traz muita praticidade ao dia a dia.

2. Menos impostos 

Você já saber que comprar coisas nos Estados Unidos é mais barato do que no Brasil, certo? Mas você sabe por quê? O principal motivo para isso é a menor taxação sobre os produtos. Com isso, itens como roupas e eletrônicos são mais baratos, pois há menor carga tributária sobre os produtos. 

Quando você compra um produto nos Estados Unidos, o valor do imposto vem especificado na nota. Só com isso é possível comparar a discrepância entre o que se paga no Brasil e nos EUA de imposto. Alguns itens não mudam muito, como alimentação básica, mas para outros, como eletrônicos e combustível, a diferença é grande! 

Além da menor taxação, as empresas pagam menos impostos pelos funcionários, o que também barateia toda a operação e, claro, os produtos também. Então, o poder de compra que você tem nos Estados Unidos é bem maior do que no Brasil, fazendo com que você possa adquirir diversos bens materiais.   

 

3. Maior segurança

Infelizmente, a violência está cada vez mais presente na vida das pessoas que residem no Brasil. Para fugir dessa situação, que traz insegurança e estresse, muitas pessoas imigram para os EUA.

Ao morar no país, você terá um estilo de vida mais tranquilo e poderá andar nas ruas à noite sem tanta preocupação, por exemplo. Ou, até mesmo, andar pela calçada falando ao celular, passear pelos parques sozinho, entre outras atividades. Você poderá usufruir de uma segurança que claramente não existe no Brasil.

É claro que existem lugares mais seguros que outros nos Estados Unidos. Grandes cidades, como Los Angeles, New York e Boston tem maiores índices de violência, mas para quem vive em São Paulo, Rio de Janeiro ou Recife, por exemplo, até a insegurança dos americanos é confortável para os brasileiros.

O que garante essa segurança são as políticas públicas de enfrentamento à pobreza, drogas etc, e também o alto policiamento. Quem vem ao EUA pela primeira vez sempre repara na quantidade de viaturas que circulam pelas cidades. 

 

4. Educação de qualidade

Pensando na família, uma grande vantagem dos EUA é que as escolas públicas oferecem um ensino de qualidade. Este é, sem dúvidas, um grande atrativo a todos, uma vez que é possível economizar no planejamento financeiro familiar e contar com um sistema de aprendizado excelente. Além disso, as escolas são limpas, têm espaços para atividades ao ar livre e contam com ambientes lúdicos para as crianças menores.

Os alunos recebem diariamente deveres de casa que devem ser feitos com comprometimento e os professores recomendam leituras para o desenvolvimento interpretativo, cultural e para a criação do senso crítico dos estudantes.

No entanto, preciso deixar claro que a variação da qualidade também é grande e, infelizmente, aquelas localizadas em bairros mais pobres costumam ter qualidade menor também. Mesmo assim, comparando com o ensino público brasileiro, os Estados Unidos oferece excelente educação. 

 

5. Emprego

Você provavelmente já sabe disso, mas não custa ressaltar: os Estados Unidos tem oportunidades de emprego para muitos imigrantes e de diversas áreas. Você pode validar o seu diploma e imigrar com sua atual profissão, ou então começar numa nova carreira, seja investindo em um negócio ou fazendo uma faculdade. 

 

E mesmo que você não tenha formação ou uma carreira no Brasil, encontrará emprego nas mais diversas áreas por aqui. As taxas de desemprego são baixas e, embora tenha aumentado recentemente por conta da pandemia do coronavírus, a recuperação tende a ser bem mais rápida. 

6. Praticidade para todas as coisas 

Pensa que prático fazer compras no supermercado, ir ao banco, à farmácia e comprar o jantar sem precisar descer do carro? Ter diversas opções fast food, mas quando desejar uma comida de maior qualidade, também poder usufruir e sem precisar pagar com duas notas de 50? A verdade é que tem muita coisa que é muito prática aqui nos Estados Unidos. 

Existem máquinas para tudo, até para fazer cópia de chave. Lavar o carro não leva mais que 10 minutos e com mais 10 minutos você mesmo usa o aspirador do lava-rápido e fica tudo limpinho. 

Você pode comprar uma infinidade de produtos indo apenas ao Walmart e renovar todo seu guarda-roupa, cama, mesa, banho e cosméticos na Macy’s. E não pense que essas lojas existem apenas em grandes centros. Assim como as redes de fast-food, grandes supermercados e lojas de departamento estão presentes em praticamente todas as cidades americanas. 

7. Natureza e parques ao seu dispor 

Ok, eu sei que o Brasil tem uma natureza magnífica, mas quantas vezes você deixou de ir a um parque, a uma cachoeira ou até à praia porque estava sozinho e achou que não seria seguro? As mulheres sabem bem como isso é recorrente! Se você gosta de natureza e esportes, os EUA têm muito a oferecer!

Toda cidade maior tem pelo menos um parque arborizado, gramado e seguro para os moradores. Além dos parques nacionais e municipais, o país conta com 59 Parques Nacionais para visitação, sendo que você raramente vai encontrá-los vazios, o que aumenta ainda mais a sensação de segurança. 

Você vê famílias com crianças, idosos, jovens, estrangeiros… Uma infinidade de pessoas aproveitando da natureza. E o melhor: para visitar um parque nacional, por exemplo, você paga apenas US$ 30 por automóvel e pode entrar e sair do parque quantas vezes quiser durante 7 dias! 

Além disso, é comum encontrar grupos de caminhada (aqui se chama Hike), ciclismo, escalada, remo, sky e uma infinidade de esportes, todos se organizando para fazer coisas juntos, conhecer novos lugares e se divertir.  

Como você pôde conferir, morar fora do Brasil pode ser uma decisão acertada para quem busca mais qualidade de vida e bem-estar. É importante destacar que os EUA contam com diversas opções de estados e cidades com diferentes culturas e estilos de vida. Desse modo, você poderá optar entre morar em uma grande metrópole ou em um cantinho mais sossegado em uma cidade menor, por exemplo.

Gostou deste conteúdo? Então veja agora algumas das cidades mais seguras dos EUA!

Deixe um comentário

Time limit exceeded. Please complete the captcha once again.