• Home
  • Blog
  • Afinal, o que é o Green Card? Veja como conseguir o seu!

Afinal, o que é o Green Card? Veja como conseguir o seu!

Afinal, o que é o Green Card? Veja como conseguir o seu!

Afinal, o que é o Green Card? Veja como conseguir o seu!

Você já pensou em viver com a sua família nos Estados Unidos ou imaginou ter um filho seu morando e estudando legalmente no país? Eu sei que esse é um sonho alimentado por muitas pessoas, que buscam responder à pergunta: como conseguir Green Card e ser feliz na nação que é berço da democracia, dos negócios e da liberdade?

Essa procura por oportunidades no exterior é maior a cada ano, impulsionada pela crise econômica no Brasil. E não tenha dúvidas: os EUA são o destino mais desejado pelos brasileiros. Mas é preciso conseguir o visto adequado para ter permissão para trabalhar e estudar no país.

Neste artigo, vou contar para você o que é o Green Card, quais são as formas de obtê-lo, que direitos e deveres ele confere e qual a diferença entre esse documento e a cidadania americana. Quer entender melhor tudo isso e começar a pensar nessa vida nova nos Estados Unidos? Então, leia o texto até o fim!

O que é um Green Card?

O Green Card tem o nome oficial de United States Permanent Resident Card, ou seja, é um documento que garante a quem o consegue a residência definitiva nos Estados Unidos. Ele é emitido pelo governo americano, sendo um visto permanente. Quem o recebe passa a ter autorização para morar e trabalhar indefinidamente no país.

Para que serve o cartão de permanência nos EUA?

Todas as pessoas que conseguem obter o Green Card, ou seja, o cartão de permanência nos Estados Unidos, têm permissão oficial concedida pelo governo americano para morar e trabalhar de forma legal no país. Isso confere a você os mesmos direitos de um cidadão americano.

Mas é importante que você saiba, antes de dar esse passo tão importante na mudança do seu estilo de vida e em seu projeto de família, que existem algumas restrições para as pessoas que vivem nos EUA e obtêm o Green Card.

Uma delas é que os portadores do documento não podem passar muito tempo fora do país sem que haja uma autorização formal do Serviço de Imigração e Cidadania dos Estados Unidos. Mas se o intuito for viajar para tirar férias, visitar amigos ou passear, até 180 dias, não precisa de nenhuma autorização.

Quem pode obter o Green Card e quais são os passos para conseguir o cartão de permanência nos EUA?

Quem obtém o cartão de permanência passa a ter garantidos quase todos os direitos oferecidos aos nativos do país. Você poderá trabalhar livremente nos Estados Unidos, segundo suas leis.

Existem quatro maneiras básicas de obter o Green Card e realizar o sonho de oferecer uma vida melhor para a sua família, garantindo aos seus filhos o acesso às melhores universidades, e, também, a possibilidade de obter as bolsas ofertadas a residentes, além de mais oportunidades de trabalho. Confira quais são elas!

Trabalho

Para quem trabalha para uma empresa nos Estados Unidos há pelo menos três anos, sendo portador do visto L1, é possível pedir o cartão de permanência. Mas a obtenção dele depende de diversos fatores. Entre eles, o bom desenvolvimento e crescimento do seu negócio.

Em outros casos, pode ser mais fácil conseguir o Green Card nas áreas de atuação em que há mais escassez de mão de obra entre os americanos. Existe a possibilidade de o “sponsor” empregador aplicar diretamente para um Green Card, quando provada a necessidade do serviço, o que geralmente se dá pelo grupo de vistos de employment based, os EB’s, vistos baseados em emprego.

Agora, se você desenvolve um trabalho de interesse nacional que venha a beneficiar os Estados Unidos, pode haver a aplicação para o Green Card sem a necessidade da oferta de emprego, ou seja, sem o “sponsor”. Nesse caso, aplicando para o National Interest Waiver, outros requisitos são exigidos. Como esse é um tópico bastante extenso, trataremos em um outro post mais detalhadamente sobre o tema.

Casamento

Essa é a forma mais conhecida de obtenção do Green Card. Casando-se com um cidadão norte-americano, o estrangeiro obtém o cartão de permanência e pode viver e trabalhar livremente no país.

Mas atenção: o governo americano está muito atento às tentativas de fraude nos casamentos entre cidadãos e imigrantes. O Serviço de Imigração e Cidadania confere a situação do casal para evitar que o enlace seja feito apenas com o objetivo de obter o cartão de permanência. São muitos os casos de pessoas presas por tentar fraudar casamentos.

Em caso de casamento, a solicitação do Green Card é feita via formulário I-130, de responsabilidade do departamento de Serviços de Cidadania e Imigração dos EUA (USCIS). Importante dizer que, antes do cartão de residência permanente definitivo, o solicitante fica com um cartão de residência provisório.

Ele tem validade de apenas 2 anos, condicionada à comprovação da união do casal durante o intervalo, momento em que será agendada uma nova entrevista com o departamento de imigração americano para que seja retirada a condição temporária do GC e emitido um novo com duração de 10 anos.

Parentesco

Para quem tem em sua família uma pessoa que nasceu nos Estados Unidos, as chances de conseguir o Green Card são menos burocráticas. Mas nesses casos é importante que você se prepare para a demora caso não seja parente de primeiro grau.

Isso porque o processo para que o governo americano faça a liberação do documento pode levar muitos anos para ser concluído em casos de parentesco de segundo grau, como irmãos. Contudo, nos casos de ascendente e descendente (pais e filhos) a fila de espera é rápida, podendo o processo ser concluído em até 18 meses. Essa informação é válida no momento da publicação deste artigo, mas ela pode mudar todo mês.

Investimento

Quem tem capital e deseja abrir uma empresa nos Estados Unidos, também ganha o direito ao Green Card. Com algumas condições: o investimento deve ser de, no mínimo, U$900 mil para os empreendimentos instalados em lugares onde a taxa de desemprego é maior.

A alternativa para quem deseja investir em regiões metropolitanas é desembolsar US$1.800 um milhão e oitocentos. E é importante frisar que é preciso criar ao menos dez empregos para americanos.

É possível conseguir o Green Card com visto de não imigrante?

Na verdade, tal procedimento não existe. O que pode ser feito, de fato, é ter um visto não imigratório concedido, para em seguida, solicitar outro visto de categoria imigratória, para enfim, dar entrada no pedido do Green Card.

Quando se estar nos Estados Unidos sob um status não imigratório, como o visto de estudante por exemplo, nada impede que se inicie um processo com a finalidade de imigrar. Não existe conflito na solicitação desses interesses, postos nessa ordem.

No entanto, ao contrário costuma comprometer a finalidade da emissão do segundo tipo de visto não imigratório. Caso você solicite um visto imigratório e somente posteriormente solicita um visto não imigratório, a intenção da emissão do visto não imigratório, ou seja, desse tipo de visto temporário, fica prejudicada porque você já demostrou a imigração a sua intenção de residir de maneira permanente nos Estados Unidos.

O que é o visto EB2-NIW?

A razão da existência desse visto é trazer para os Estados Unidos profissionais qualificados que possam acrescentar de alguma forma e somar na economia americana. Uma verdade é que os altos custos das Universidades contribui para que a maioria da população americana não tenha uma gradução, o que contribui diretamente para o déficit de muitos profissionais nas mais diversas áreas de formação com bacharelado.

Quando não existe profissional qualificado de forma suficiente para ocupar essa demanda ou quando o profissional é considerado “acima da média”, que pode acrescentar à nação americana de alguma forma, surge a possibilidade da solicitação do visto EB2-NIW.

Trata-se do visto que libera a necessidade de uma oferta prévia de trabalho nos Estados Unidos. Para tanto, o candidato à vaga e, consequentemente, ao cartão de permanência, deve preencher os requisitos elencados pelo USCIS e satisfazer os “prongs”, que são os requisitos destacados no precedente judicial de 2016, Matter of Dhanasar.

O visto EB2-NIW é uma ótima alternativa para viver legalmente nos EUA. Afinal, o país demonstra enorme interesse em atrair profissionais especialistas para trabalhar em determinados nichos do mercado. Isso faz com que essa modalidade de conquista do Green Card seja uma ótima alternativa perante as demais se você conta com um bacharelado e pelo menos cinco anos de atuação na área de formação.

Qual o tempo de espera para receber o Green Card?

Na prática, o tempo de emissão de cada Green Card pode variar bastante a depender do tipo de visto do processo e da data em que se foi dado entrada no pedido.

Assim, existem pessoas que obtêm esse cartão de permanência após poucos meses. Já outras costumam aguardar anos até que o Green Card seja emitido, tudo depende da data de entrada e do tipo de visto requerido.

Como o tempo de processamento pode variar de um mês para o outro é possível você encontrar pessoas que deu entrada no mesmo tipo de visto antes que você, e ainda não recebeu o GC enquanto o seu já foi emitido.

A imigração tem uma página para acompanhamento do “Processing time” que é o tempo de processamento que a própria USCIS estima para conclusão da analise do seu pedido e que você pode acompanhar aqui.

Quais os direitos e deveres de quem obtém o Green Card?

Como eu disse, o Green Card dá a você quase os mesmos direitos que um cidadão nascido nos Estados Unidos. Há, também, deveres a serem cumpridos. Vou listar alguns deles a partir de agora:

  • pagamento de impostos estaduais e federais;
  • registro no Serviço de Seleção para homens de 18 a 25 anos;
  • oportunidade de morar e trabalhar em qualquer estado no país;
  • proteção das leis dos EUA, tanto municipais quanto estaduais e federais;
  • possibilidade de estudar em instituições de ensino americanas de classe mundial;
  • uso de sistemas de assistência médica e hospitalar;
  • viajar para fora do país, desde que tenha autorização do Serviço de Imigração e Cidadania, com prazo de retorno pré-determinado;
  • possibilidade de obter a cidadania americana.

Qual a diferença entre o Green Card e a cidadania americana?

O Green Card é o cartão de permanência nos Estados Unidos que confere quase todos os direitos de uma pessoa nascida no país. Com ele você não terá ainda, o passaporte americano.

Diferentemente do Green Card, a cidadania americana não precisa ser renovada, não pode ser retirada pelo governo americano e permite que você entre e saia dos Estados Unidos com total liberdade, sem se preocupar com o limite de tempo, além de poder participar das eleições no país. Além disso, você conseguirá, com ela, obter Green Card para os parentes que não sejam de primeiro grau, como para um irmão.

Podem requerer a cidadania americana as pessoas que conseguiram o Green Card por, no mínimo, cinco anos. Veja as três formas de obter cidadania americana:

  • nascer nos EUA: quem nasce em solo americano, independentemente de ser filho de imigrantes, tem a cidadania garantida automaticamente;
  • ser filho de americano: se nascer fora do país, mas um dos pais for cidadão americano, o filho também pode obter a cidadania;
  • pedir a naturalização: ela é destinada às pessoas que vivem no país por pelo menos cinco anos, com o Green Card.

Qual é o tempo de duração do Green Card? É preciso renová-lo?

Antes de mais nada, saiba que como regra geral, a maioria dos vistos que concede o Green Card, emite ele para seja renovado somente a cada 10 anos. Enquanto outras, como via casamento, ela pode ser concedido temporariamente por 2 anos, e depois de retirada essa condição, o aplicante recebe então o seu GC permanente com 10 anos de validade, após uma segunda entrevista.

Quanto ao valor necessário a desembolsar para conseguir a residência definitiva nos EUA, ele também oscila um pouco. Existem taxas governamentais que são endereçadas à imigração para análise da petição do visto, custos com tradução certificada de documentos, as vezes custo de uma equivalência de diploma e outros. Além disso, há os honorários pagos ao advogado, o que também pode variar bastante a depender do visto que esta sendo requerido e do profissional que você esta contatando.

Espero que esse artigo tenha deixado mais claro para você as mais variadas possibilidade de obtenção da residência permanente nos Estados Unidos, o Green Card. É possível realizar o sonho de mudar de vida e oferecer uma oportunidade à sua família de viver com mais segurança e acesso ao que há de melhor em relação aos estudos e trabalho.

Se estiver nos seus planos uma vida nova nos Estados Unidos, curta a página no Facebook do imigrar eua e fique por dentro de tudo o que você precisa saber sobre o assunto!