• Home
  • Blog
  • Como mudar visto de turista para trabalho nos EUA? Saiba agora!

Como mudar visto de turista para trabalho nos EUA? Saiba agora!

Como mudar visto de turista para trabalho nos EUA? Saiba agora!

Como mudar visto de turista para trabalho nos EUA? Saiba agora!

Um caminho interessante para se tomar a decisão de imigrar para Estados Unidos, é conhecer o país, nem que seja numa viagem mais curta, de algumas semanas. Essa viagem pode ser feita com um simples visto de turismo, já que a sua intenção é conhecer o país e depois voltar ao Brasil. 

O visto de turista para os Estados Unidos tem validade de 10 anos, mas o tempo de permanência, ou seja, o tempo que você pode ficar nos EUA com ele, é de no máximo 6 meses. Esse tempo pode variar de pessoa pra pessoa, já que quem decide isso é o oficial de imigração do aeroporto no momento em que você chegar nos Estados Unidos.

Acontece que, algumas pessoas vem para os Estados Unidos para conhecer e acabam conseguindo uma boa proposta de emprego. E aí, o que fazer? É possível mudar o visto de turista para trabalho nos Estados Unidos? 

Sim, é possível e a forma de fazer isso depende do tipo de visto de trabalho que você solicitou. Vou explicar tudo a seguir. 

Como trabalhar nos Estados Unidos 

Em primeiro lugar, é necessário entender que não basta encontrar um emprego nos Estados Unidos e solicitar a mudança de Status. Você precisa também ser elegível para algum visto de trabalho, ou seja, cumprir os requisitos de cada visto.  

Existem dois tipos de vistos: os não-imigratórios e os imigratórios. Os primeiros são os  temporários, ou seja, eles não dão direito ao Green Card. Você pode trabalhar e morar nos Estados Unidos, mas quando o tempo de permanência desse visto acabar, você deve retornar ao seu país de origem ou alterar o seu status. 

O visto de trabalho não-imigratórios mais conhecido é o H1-B. Para se qualificar você precisa de uma oferta de emprego de uma empresa americana, além de cumprir requisitos da vaga e do visto. Não vou me alongar sobre quais são essas exigências, porque você pode consultar todas as informações completas neste link. 

Já os vistos imigratórios são direcionados às pessoas que querem morar nos Estados Unidos permanentemente. Você terá direito ao Green Card e todos os benefícios da residência permanente.

Quase todos os vistos imigratórios também precisam de um empregador. Apenas o EB-2 NIW e o EB-1A não necessita da oferta de emprego. Em todo caso, você terá que cumprir os requisitos especificados em cada caso para poder mudar visto de turista para trabalho nos EUA.  

Com exceção do EB-2 NIW e EB-1, os outros vistos imigratórios e não imigratórios são peticionados pelo empregador que vai contratar o estrangeiro. Ou seja, é ele quem pede a autorização do USCIS para contratá-lo, por meio do formulário I-129 para não-imigrantes (visto temporário), ou formulário I-140 para imigrantes (residência permanente).

Como mudar visto de turista para trabalho 

Agora que você já entendeu que não basta encontrar um trabalho, pois é preciso que você cumpra os requisitos do visto, então já podemos falar da mudança de visto de turista para trabalho nos EUA. 

Primeiramente, você só pode alterar o seu status de turista para outra categoria depois de 90 dias em solo americano. Antes disso, não é possível trocar de visto.

A mudança vai acontecer com o envio da petição do visto e solicitação da troca de status. São formulários diferentes em cada caso. Veja: 

Para quem solicitar visto não-imigratório, o procedimento é:

  • Formulário I-129: a empresa envia solicitando ao USCIS a autorização para contratar determinado estrangeiro. Nesse momento são enviados seus documentos e as provas de que você cumpre os requisitos do visto. 
  • Formulário I-539: formulário em que se solicita a troca do Status. Pode ser enviado junto com o I-129 ou após a aprovação dele.

Para quem solicitar visto imigratório, o processo será: 

  • Formulário I-140: enviado pela empresa solicitando autorização para contratar um estrangeiro com um determinado visto imigratório. É preciso comprovar as qualificações profissionais desse imigrante e que ele cumpre os requisitos do visto solicitado. No caso do EB-2 NIW, o próprio estrangeiro faz essa petição, comprovando suas qualificações profissionais e que cumpre as exigências do USCIS.
  • Formulário I-485: petição de troca de status peticionada pelo próprio estrangeiro. É possível enviar junto com o I-140 ou após aprovação dele. 

Atenção: caso você decida enviar o formulário de mudança de status apenas depois de ter o seu I-129 ou I-140 aprovado, você deve ficar atento ao tempo de permanência do seu visto de turista, que geralmente é de 6 meses. Antes de expirar seu tempo de permanência, será necessário fazer a extensão do seu visto de turista para não ficar ilegal, com o fundamento do seu visto, que é turistar. 

Concluindo, é possível sim mudar seu visto de turista para trabalho desde que você cumpra os requisitos do visto de trabalho solicitado, mas fique atento aos prazos do seu status, e busque a ajuda de um advogado. Portanto, não adianta querer vir ao Estados Unidos a fim de buscar um emprego qualquer para conseguir uma autorização de trabalho. Será preciso ter certa qualificação profissional para ser elegível para vistos de trabalho. 

Conseguiu entender como muda visto de turista para trabalho nos EUA? Ficou com alguma dúvida? Comente aqui ou manda sua pergunta nas minhas redes sociais. 

Deixe um comentário

Time limit exceeded. Please complete the captcha once again.