• Home
  • Blog
  • Quer trabalhar nos EUA? Saiba o que é o visto H-1B!

Quer trabalhar nos EUA? Saiba o que é o visto H-1B!

Quer trabalhar nos EUA? Saiba o que é o visto H-1B!

Quer trabalhar nos EUA? Saiba o que é o visto H-1B!

O visto H1B é uma autorização dada pelo governo dos EUA para um trabalhador estrangeiro trabalhar para uma empresa americana nos EUA.

A principal exigência é que o aplicante possua “conhecimento especializado” e que atenda aos requisitos de trabalho necessários ao empregador americano onde nenhum americano tenha se qualificado.

Essas áreas especializadas incluem engenharia, jornalismo, medicina e saúde, pesquisa, direito, contabilidade, entre outras.

Trabalho nos EUA

Além dos trabalhadores especializados, o H1B também é destinado a modelos de moda.

No visto H1B o empregador é quem é o “sponsor” do candidato. É ele quem é o peticionário no processo requerendo o visto para o empregado. Ou seja, o empregador enviará os documentos exigidos em nome do solicitante e pagará as taxas ao governo para a aplicação.

Você deve atender a UM dos seguintes pré-requisitos para se qualificar para o H1B:

  • Ter concluído um grau de bacharel em uma universidade americana credenciada.
  • Ter uma formação no brasil que seja equivalente a um grau de bacharel ou superior no campo da ocupação da especialidade. (*O candidato pode contornar este requisito se tiver pelo menos 12 anos de experiência profissional e fizer uma equivalência por agência credenciada)
  • Possuir certificação de licença estadual (nos EUA) no campo da ocupação de especialidade no estado em que pretende trabalhar.
  • Ter formação, experiência ou treinamento reconhecido na especialidade que seja equivalente à conclusão de um bacharelado ou superior.

Qual a duração do visto H1B?

Um H1B é válido por três anos podendo ser estendido por até seis anos.

Um ponto importante é saber que a duração e validade do visto fica condicionada ao seu vínculo de emprego.

Há um período de carência de 60 dias para encontrar um novo empregador ou enviar seu pedido de green card para residência permanente.

Resolveu morar por mais tempo portando o H1B? Do H1B para o Green card

Uma dica importante é dar entrada no pedido do green card bem antes da expiração do visto H1B para não ficar fora de status.

Isso porque os portadores do H1b podem requerer o green card através do Eb2 ou do Eb3 que é a categoria de green card por emprego (Employment based).

Posso levar minha família como acompanhante?

O visto H1B permite que os membros da família permaneçam nos Estados Unidos junto com o portador principal durante a validade do visto de trabalho.

Os cônjuge e filhos não casados com menos de 21 anos serão os “dependentes” e portarão o visto H4.

O visto H-1B passo a passo

1 Step: encontrar um patrocinador/empregador para o visto H1B

O H1B é um visto de trabalho que exige que o candidato possua um empregador disposto a ser o sponsor do aplicante no processo de solicitação do visto. Ou seja, que o empregador esteja disposto a fazer o pedido do visto em seu nome.

Por isso, para obter o H1B o interessado precisa obter uma proposta de emprego de um empregador dos EUA que esteja disposto a patrociná-lo.

Antes de fazer uma busca por empregos vale verificar quais empresas costumam aplicar para o visto ou se já o fizeram no passado. Isso facilitaria todo o processo.

Caso receba uma proposta de trabalho nos EUA, é importante garantir que o empregador esteja disposto a patrociná-lo no processo do visto.

Uma dica é deixar claro desde o início de seu processo de solicitação de emprego que você precisará de visto para trabalhar nos EUA. É comum aparecer nos formulários de aplicação para vaga de emprego pergunta a respeito da necessidade de visto de trabalho para poder trabalhar legalmente na américa.

Step 2: O empregador envia aprovação de condições de trabalho (LCA)

Após a oferta de emprego, o empregador começará o processo enviando uma ACV ao Departamento do Trabalho (DOL) eletronicamente usando o Sistema de Portal iCERT. LCA significa Aprovação de Condições de Trabalho e diz ao DOL os vários fatores do seu trabalho, como pagamento, localização e condições de trabalho.

Através desse processo o empregador atesta ao governo que o empregado receberá um salário igual ou superior ao salário vigente para a posição na área geográfica onde o trabalho será concluído e que as condições de trabalho não serão prejudiciais.

Step 3: O empregador envia o formulário I-129

Uma vez que a LCA tenha sido aprovada, o empregador entrará com a petição para trabalhador não-imigrante, formulário I-129.

Para completar esta etapa, o empregador deve incluir as taxas, educação e avaliação de experiência e documentos, certificados de treinamento, quaisquer documentos de associação profissional, currículo do candidato, contrato de trabalho e carta de apoio.

Prazo para aprovação:

O tempo de processamento da solicitação varia de acordo com o centro de serviços, e a espera pode levar de 3 a 4 meses. No entanto, há processamento premium disponível por uma taxa adicional. De qualquer forma o empregado deverá esperar começar a trabalhar a partir de 01 primeiro de outubro.

Step 4: O candidato conclui o pedido em uma embaixada ou consulado dos EUA

Uma vez que a petição seja aprovada, o último passo é que o requerente processe seu visto no escritório ou consulado da embaixada dos Estados Unidos. Isso geralmente leva de 2 a 3 dias, mas varia de acordo com a localização.

Qual o custo do visto H1B?

Além do valor a ser pago ao advogado, existem outras taxas a serem pagas ao governo pelo empregador para o processamento do H1b:

  • Taxa de Arquivamento Base de $ 300
  • Taxa de ACWIA de $ 750 (para empregadores com 1-25 funcionários em tempo integral) OU um Taxa de ACWIA de US $ 1.500 (para empregadores com mais de 26 funcionários em tempo integral)
  • Fraude de US $ 500

Entenda como acontece a “loteria” do H1B. Posso não ser selecionado?

Devido ao número elevadíssimo de pedidos de visto H1-B, o USCIS implementou o sistema de loteria (um sorteio) onde o visto H1-B é limitado a uma cota de 65.000 mil ofertas por ano numa primeira rodada e uma segunda com mais 20.000 mil ofertas para profissionais com mestrado e doutorado.

Quando o número de solicitações ultrapassa o limite de visto anual, o USCIS seleciona de forma aleatória, pelo sistema de loteria.

Quem possui mestrado ou doutorado tem mais chances de ser sorteados pois participam da loteria para a cota de 65 mil ofertas e em seguida participam ainda da seguinte de 20 mil cotas.

Dados anteriores

O número de petições enviadas ano passado (2018-2019), bem menor que no ano 2017. No ano de 2016-2017 foram enviadas 236,000 petições.

E como dito acima, apenas 65.000 petições são sorteadas para o processo regular, dando a todos os peticionários que não possuíam o mestrado uma chance de 30% de serem selecionados.

Em 2018 o número foi bem mais favorável. Em 12 de abril o USCIS anunciou que a loteria H-1B foi concluída para o ano fiscal de 2018-19. Apenas 190.098 petições foram recebidas desde o início da temporada (2 de abril) até a data oficial de conclusão, em 6 de abril, dando ao aplicante sem mestrado ou doutorado uma chance de 38%. Para quem tem o mestrado ou doutorado as chances são bem maiores.

Quando posso aplicar para o H1B?

A possibilidade de aplicação para este visto abre somente em 1º de abril e dura uma semana mais ou menos. Portanto, é recomendado começar a procurar o empregador com antecedência e estar com tudo pronto antes desta data.

Deixe um comentário

Time limit exceeded. Please complete the captcha once again.