• Home
  • Blog
  • Entenda tudo sobre o visto EB-2 NIW e como consegui-lo

Entenda tudo sobre o visto EB-2 NIW e como consegui-lo

Entenda tudo sobre o visto EB-2 NIW e como consegui-lo

Entenda tudo sobre o visto EB-2 NIW e como consegui-lo

Você é um profissional graduado e já acumula alguma experiência na sua área de atuação? Então, saiba que o Green Card pode estar mais perto do que você imagina. O visto EB-2 conta com uma opção interessante direcionada a profissionais qualificados: o EB-2 NIW – National Interest Waiver. Com ele, você pode imigrar para os Estados Unidos, trabalhar e morar como residente permanente.

A maior vantagem desse visto com o NIW é que você não precisará de uma oferta de emprego nos EUA, ou seja, não será necessário um sponsor (patrocinador). Você mesmo pode ser o peticionário, mas deve cumprir os requisitos e se enquadrar na regra da isenção da oferta de emprego, baseado em interesse nacional.

De maneira geral, a condição para que os EUA lhe conceda a autorização para morar no país com Green Card, a partir do EB-2 NIW, é o entendimento de que você pode contribuir de maneira positiva para o desenvolvimento do país. A profissão que você tem a intenção de exercer e sua expertise na área serão alguns dos argumentos para a aprovação do seu visto com NIW. 

Para entender completamente, vou explicar as duas partes do visto: o EB2 e depois o National Interest Waiver. Continue a leitura.

EB-2 NIW: o que é o EB-2? 

O visto EB-2 é um visto imigratório baseado em emprego. Isso significa que ele é direcionado a quem pretende trabalhar nos Estados Unidos e que, por meio dele, esse estrangeiro receberá o Green Card.

Existem duas subcategorias no EB2:

  • Advanced Degree (grau avançado de estudos);
  • Exceptional Ability (habilidades excepcionais na sua área de formação).

Independentemente da subcategoria, em um processo padrão de EB2, você deverá ter uma oferta de emprego de uma empresa americana, que deverá cumprir as exigências de certificação trabalhista do Departamento de Trabalho dos Estados Unidos. Essa certificação tem o objetivo de fazer um teste de mercado para provar que não há trabalhadores legais qualificados nos EUA para o cargo oferecido ao estrangeiro. 

Portanto, se você cumprir as exigências de advanced degree ou exceptional ability, o empregador poderá solicitar um visto para você ocupar determinada vaga de emprego.  

A condição para não precisar de uma oferta de emprego é cumprir os requisitos de National Interest Waiver.

O que é o NIW – National Interest Waiver? 

O segundo termo do visto EB-2 NIW é National Interest Waiver, significa isenção por interesse nacional. Dentro do visto EB-2, ele se refere à isenção do solicitante de ter uma oferta de emprego para aplicar para o visto, pois o peticionário irá buscar enquadrar-se como um profissional de interesse nacional. 

O NIW não é algo novo, mas ele ficou mais conhecido e acessível a partir de 2016, quando a Suprema Corte dos EUA redefiniu os critérios de elegibilidade, tornando a qualificação mais fácil para os estrangeiros. 

Essa decisão se deu no caso de Dhanasar e o Departamento de Imigração Americana (USCIS) esclareceu em três tópicos (prongs) os critérios para um requerente do visto EB-2 receber a dispensa da oferta de emprego, ou seja, o NIW. 

Os critérios do NIW são: 

  1. O trabalho proposto pelo aplicante tem mérito substancial e importância nacional;
  2. O peticionário está bem posicionado, ou seja tem as qualificações necessárias para avançar no plano de trabalho proposto;
  3. Feito uma analise, seria benéfico para os EUA dispensar a oferta de emprego e os requisitos de certificação de trabalho da categoria EB-2.

Assim, você vai precisar comprovar que sua expertise e planos de carreira são interessantes para os Estados Unidos em alguma medida. Isso é feito por meio de uma defesa, plano de negócios ou plano profissional, dados, relatórios e muitos outros documentos que tornam a sua petição forte e cumprem os prongs. 

De maneira mais clara, podemos dizer que NIW significa uma isenção da oferta de emprego, oferecida aos requerentes elegíveis para o visto EB-2. 

Essa isenção é ofertada mediante a comprovação de que o peticionário é um profissional que poderá desenvolver um plano de interesse nacional dos EUA.

EB2 NIW: requisitos de Advanced Degree e Exceptional Ability

Por meio de Advanced Degree, o estrangeiro deve comprovar possuir grau avançado de estudos superior ao bacharelado, ou então um bacharelado somados a cinco anos de experiência progressiva na área de formação. 

Para se enquadrar em Exceptional Ability, será necessário cumprir no mínimo 3 dos 7 requisitos listados pelo Serviço de Imigração e Cidadania dos Estados Unidos (USCIS). São eles: 

  • histórico acadêmico oficial mostrando que você tem um diploma relacionado à sua área de habilidade excepcional;
  • comprovantes, cartas e documentos que comprovem pelo menos 10 anos de experiência em tempo integral na sua área;
  • autorização ou licença válida para exercer a sua profissão;
  • evidências de que você recebeu remunerações pelos serviços na área de habilidade excepcional;
  • ter registro na associação profissional da sua área;
  • documentos que comprovem reconhecimento por suas realizações e contribuições;
  • outras evidências que comprovem habilidade excepcional.

Segundo o próprio USCIS, um profissional com habilidade excepcional é aquele que apresenta qualificação acima da média, que conquistou um determinado reconhecimento na sua área quando comparado aos mesmos profissionais existentes na sua mesma área de atuação. 

Isso pode ser comprovado com a amostragem da média salarial nacional dentro do seu segmento/profissão comparado a sua remuneração atual, prêmios, certificações, níveis acadêmicos, cartas de referências, entre outros. 

Como ser elegível para o EB2 NIW? 

Para ser elegível ao visto EB-2 NIW é necessário que o peticionário cumpra os requisitos de Advanced Degree ou Exceptional Ability do visto EB-2, E TAMBÉM os prongs do NIW, para não necessitar da oferta de emprego.

Fique atento a este ponto: é muito comum a abordagem do EB-2 NIW apenas pelo viés do Exceptional Ability, mas a verdade é que quem se enquadra em Advanced Degree também pode solicitar o NIW, pois também é elegível para o EB-2. 

Quem se enquadra na categoria Advanced Degree não precisa comprovar cumprir 3 dos 7 requisitos de exceptional ability, mas naturalmente podem ser incluídos documentos referentes a esses tópicos,  para deixar a petição mais forte e ajudar na argumentação demonstrando a qualificação do aplicante. 

A comprovação de suas qualificações profissionais acontece por meio de documentos e certificados das suas realizações profissionais que atendam os requisitos do visto. 

Para atender aos prongs do NIW será necessário apresentar um plano de negócios ou de carreira coerente e específico. Você não precisa necessariamente prometer fazer ou promover algo de impacto nacional, por exemplo, mas pode demonstrar que sua atuação profissional será benéfica para a cidade, região ou meio em que se inserir demonstrando um impacto mais abrangente de importância nacional.

Um processo de EB-2 NIW pronto pode resultar em material bastante volumoso, que exige pesquisa de mercado e da área de atuação do profissional, e muita dedicação da equipe. Por isso, atualmente, é feito por advogados de imigração qualificados para tal. 

Como solicitar o EB-2 NIW?

Para solicitar o EB-2 NIW, o peticionário deverá: 

  1. Enviar o formulário I-140 com toda a documentação exigida e que justifique o pedido do visto;
  2. Realizar as etapas consulares (para quem estiver no Brasil) ou o Ajuste de Status (para quem está nos EUA).

O I-140 – Immigrant Petition for Alien Workers, em português – Petição de Imigrante para Trabalhador Estrangeiro é o formulário enviado por quem solicita vistos imigratórios baseado em emprego. 

Com ele, será enviado todos os documentos comprobatórios de que você cumpre os requisitos do visto e do NIW e demais formulários pertinentes. Tudo com as devidas traduções e demais documentos de suporte para esse tipo de caso. 

Depois de aprovado o I-140, então é hora de passar para as etapas consulares, caso você esteja no Brasil. O USCIS encaminhará o seu processo para o National Visa Center e você receberá um “case number” com treze dígitos que no caso dos brasileiros que estão fazendo pelo Brasil começará com as letras RDJ. 

Após finalizado a etapa no NVC, seu processo será encaminhado ao consulado, e este agendará sua entrevista. Você deverá passar por exame médico, entrevista e então, se estiver tudo certo, o visto é aprovado.

Quem já está nos EUA, o processo é um pouco diferente, sendo necessário enviar o formulário I-485 (e outros formulários) junto com o I-140, solicitando o ajuste de status (troca do visto, uma vez que você já estará em solo americano com outro visto). Uma entrevista também será marcada, que ocorrerá em um dos escritório do USCIS. 

Quais profissionais podem solicitar o EB-2 NIW?

O EB-2 NIW é acessível para praticamente todas as profissões, desde que os requerentes cumpram os requisitos e prongs. Existem algumas áreas que são de interesse dos EUA por ter um déficit de profissionais no país para ocupar as vagas ofertadas. 

É o caso, por exemplo, dos trabalhadores da saúde como enfermeiros, dentistas, médicos, psicólogos e fisioterapeutas. O mesmo acontece para engenheiros, profissionais da área de tecnologia e de ciências.

Conclusão

Assim, o EB-2 NIW é um visto muito interessante e acessível a diversos profissionais que têm o sonho de morar na América. As principais vantagens dele são que você conseguirá o Green Card, não precisa de um empregador americano para ser sponsor e o tempo de processamento pode ser relativamente menor, quando comparado com outros processos.

Você acredita que se enquadra no EB-2 NIW e quer saber mais sobre o assunto? Então, envie seu currículo para o e-mail: atendimento01@imigrareua.com para análise de elegibilidade. Esse pode ser o seu primeiro e mais importante passo rumo à América!

ebook-eb2-niw

Comentários (1)

Deixe um comentário

Time limit exceeded. Please complete the captcha once again.