• Home
  • Blog
  • Tudo que você precisa saber sobre o Green Card através do EB-2 NIW!

Tudo que você precisa saber sobre o Green Card através do EB-2 NIW!

Tudo que você precisa saber sobre o Green Card através do EB-2 NIW!

Tudo que você precisa saber sobre o Green Card através do EB-2 NIW!

O tão sonhado Green Card e a sua imigração para os EUA podem estar mais perto do que você imagina. Se você é um profissional graduado e já acumula alguma experiência em sua área de atuação, pode ser que você tenha grandes chances de conseguir o visto EB-2 National Interest Waiver e receber o Green Card.

As grandes vantagens desse tipo de visto são que você não precisará de uma oferta de emprego nos EUA, e pode conquistar seu Green Card em entre 12 e 24 meses.

Portanto, tenha mente a importância de um planejamento. Iniciando o processo hoje, você poderá estar recebendo o seu Green Card entre um ano e dois anos.

A vantagem do EB-2 NIW é que ele não exige um sponsor (patrocinador) e você mesmo pode dar início ao processo. A condição para que os EUA lhe conceda a autorização para morar no país é o entendimento de que você pode contribuir de maneira positiva para o crescimento do país. Assim, a profissão que você tem a intenção de exercer e sua experiência na área serão alguns dos argumentos para a aprovação do seu visto.

Continua a leitura e descubra mais detalhes sobre o visto EB-2 NIW, o que é, como funciona e como requerer.

O que é o visto EB-2 National Interest Waiver?

O EB-2 é um dos vistos disponíveis para imigrar de forma legalizada para os EUA, com a prerrogativa de ser baseado em emprego. EB significa Employment Based e o número 2 é uma das cinco categorias desse tipo de visto. Por sua vez, o EB-2 conta com três subcategorias direcionadas especialmente para profissionais com graduação e experiência na área. E o NIW é uma dessas subcategorias, sendo que as outras duas exigem o empregador americano.

Assim, NIW significa National Interest Waiver – em português: Isenção por interesse nacional. Ou seja, os EUA isenta o solicitante de ter uma oferta de emprego, por entender que receber esse imigrante no país é algo de interesse nacional. Você tem algo a acrescentar, seja economicamente ou na área das ciências, negócios ou artes.

Mas calma, isso não significa que você deve ter uma profissão inovadora, ou planos para abrir um negócio, e nem que você precisa ser alguém extremamente importante. Tudo isso se enquadraria no EB2 NIW também, mas muitos outros casos também se enquadram, como profissionais da área da saúde, engenheiros, pessoas da área da educação, arquitetos, entre outros. Ou seja, há uma certa abrangência.

Em alguns casos também existe espaço para profissionais sem tamanha qualificação, mas que por se tratar de áreas com déficit de profissionais que estão em “shortage”, o NIW também se aplica.

Como funciona o EB-2 NIW?

Então, como não será preciso um empregador americano, você figura como peticionário da solicitação, por meio de um formulário chamado I-140: Immigrant Petition for Alien Workers, em português – Petição de Imigrante para Trabalhador Estrangeiro. Esse formulário será enviado para o United States Citizenship and Immigration Services (USCIS), que é o Departamento Americano de Serviços de Cidadania e Imigração.

Junto com ele, será enviado todos os documentos comprobatórios de que você cumpre os requisitos do visto e também o seu plano para a imigração. Tudo com as devidas traduções. Ou seja, é preciso explicar quais as suas intenções nos EUA, que precisa ser a de atuar na mesma área que você tem formação e expertise comprovada pelos documentos.

Depois de aprovado o I-140, então é hora de passar para as etapas consulares, caso você esteja no Brasil, o USCIS após a aprovação da sua petição irá encaminhar o seu processo para o National Visa Center, este por sua vez este irá fornecer um “case number ” com treze dígitos que no caso dos Brasileiros que estão fazendo pelo Brasil começará com as letras RDJ. Seu processo será encaminhado ao consulado, e este agendará sua entrevista. Você deverá passar por exame médico, entrevista e então, se estiver tudo certo, o visto é aprovado.

Quem já está nos EUA, o processo é um pouco diferente, sendo necessário enviar o formulário I-485 junto com o I-140, solicitando a troca de status (troca do visto, uma vez que você já estará em solo americano).

Quais os requisitos do EB-2 NIW?

Se você acessar o site da USCIS na página do EB-2 NIW, verá que há uma série de requisitos para serem cumpridos. São sete exigências, das quais você precisa cumprir ao menos três. Mas é claro, quanto mais, melhor.

São elas:

  • histórico acadêmico oficial mostrando que você tem um diploma relacionado à sua área de habilidade excepcional;
  • comprovantes, cartas e documentos que comprovem pelo menos 10 anos de experiência em tempo integral na sua área;
  • autorização ou licença válida para exercer a sua profissão;
  • evidências de que você recebeu remunerações pelos serviços na área de habilidade excepcional;
  • ter registro na associação profissional da sua área;
  • documentos que comprovem reconhecimento por suas realizações e contribuições;
  • outras evidências que comprovem habilidade excepcional.

Perceba, então, que não há nada de absurdo. Se você é graduado e atua na área há algum tempo, você provavelmente cumprirá os requisitos. O que determinará se você pode ou não imigrar é um bom argumento na sua petição sobre o que você pretende fazer nos EUA baseado na jurisprudência de 2016 demonstrando o cumprimentos dos prongs de 2016 – Matter of Dhanasar. É aqui que um escritório especializado em imigração faz toda a diferença na aprovação.

Portanto, é sempre recomendável que você demonstre sua expertise em algo, nem que seja direcionado a apenas um público ou área de trabalho.

Outro termo que é preciso ficar atento é o de “habilidade excepcional” e ele aparece porque os EUA têm interesse em atrair pessoas com habilidades profissionais acima da média.

Explicado isso, deixa eu traduzir o que o USCIS entende por “profissional acima da média” por profissional acima da média, a imigração quer dizer que você é alguém que conquistou um determinado reconhecimento na sua área quando comparado aos mesmos profissionais existentes na sua mesma área de atuação. E, isso pode ser comprovado com a amostragem da média salarial nacional dentro do seu segmento/profissão comparado a sua remuneração atual, prêmios, certificações, níveis acadêmicos, entre outros.

Para comprovar seus conhecimentos, os certificados de cursos, pós-graduação, especializações, prêmios da área, reconhecimentos, artigos publicados, matérias em jornais/sites, teses, livros entre outros documentos são válidos.

No entanto, há áreas que os EUA têm mais interesse que outras e, ainda que você precise cumprir três, dos sete requisitos, há a possibilidade de conseguir o visto mesmo sem ter tanta qualificação suplementar.

Quais profissionais podem solicitar o EB-2?

Como eu disse anteriormente, o EB-2 NIW é acessível para praticamente todas as profissões. Mas, há aquelas que os EUA têm um interesse maior e quem tem essas profissões, pode avaliar esse visto com atenção, por conta de todas as suas vantagens.

Por exemplo, os trabalhadores da saúde como enfermeiros, dentistas, médicos, nutricionistas, psicólogos, fisioterapeutas, entre outros, são de interesse dos EUA, pois há um déficit desses profissionais no país. O mesmo acontece para engenheiros, profissionais da área de tecnologia e de ciências.

Entretanto, outras profissões também se enquadram no NIW. O que você precisa é cumprir os requisitos, comprovar sua capacidade e ter um bom plano para quando for imigrar para os EUA. Mostrar que você é alguém que quer contribuir de forma positiva para o país.

Assim, o EB-2 NIW é um visto muito interessante e acessível a diversos profissionais que têm o sonho de morar na América. As principais vantagens dele é que você conseguirá o Green Card, não precisa de um empregador americano para ser sponsor e o tempo de processamento pode ser menor.

Você acredita que se enquadra no EB2 NIW e quer saber mais sobre o assunto? Então, envie seu currículo por e-mail para análise. Esse pode ser o seu primeiro e mais importante passo rumo à América!

ebook-eb2-niw