• Home
  • Blog
  • O que é sponsor, qual sua importância e como conseguir um?

O que é sponsor, qual sua importância e como conseguir um?

O que é sponsor, qual sua importância e como conseguir um?

O que é sponsor, qual sua importância e como conseguir um?

Você sabe o que é sponsor? Se você conhece pessoas que já realizaram o american dream ou se você tem vontade de construir uma vida nova nos Estados Unidos, o termo deve ser familiar, mesmo que não saiba o que significa.

Aliás, vou te contar que essa é uma das dúvidas mais comuns. De forma resumida, sponsor é o nome dado a quem patrocina sua ida aos EUA, com todo o suporte e recursos necessários. Falarei mais sobre o tema no decorrer do post. Vem comigo!

O que é sponsor e qual seu papel?

Morar, trabalhar e ter uma carreira bem-sucedida nos Estados Unidos é o sonho de muitos profissionais. Para transformá-lo em realidade, você pode contar com a ajuda de um sponsor ou sponsorship. Do inglês, a palavra significa patrocinar ou patrocinador.

Mas o que é sponsor na prática? É quando uma pessoa ou empresa oferece patrocínio para fins de imigração. Neste contexto, a empresa atua como sponsor, ou “patrocinador”, e cuida da contratação e dos processos burocráticos envolvidos na mudança.

Ela também é responsável por oferecer suporte e todos os recursos necessários, seguindo as leis da imigração. Então, em linhas gerais, o papel do sponsor é “bancar” sua ida aos EUA e cuidar de todas as etapas até que você se estabeleça no país.

Como conseguir um sponsor para os EUA?

Se você tem conhecimento especializado em sua área de atuação ou é um profissional requisitado nos EUA, pode receber convites para trabalhar em empresas norte-americanas. Você também pode procurar emprego do Brasil e enviar aplicações ou até mesmo conseguir transferência se estiver em uma multinacional.

Assim, a partir do momento em que um empregador se torna seu sponsor, cabe a ele dar entrada nos documentos necessários para imigrar, incluindo o visto. Por falar nele, há três tipos principais: H1B, EB-2 e EB-3. Veja, a seguir, como funciona cada um.

H-1B

Um dos mais conhecidos é o visto de trabalho H-1B. Geralmente, ele é concedido quando você se candidata a uma vaga nos Estados Unidos. A principal exigência é ter conhecimento especializado em sua área de atuação.

Entre as áreas que mais empregam no país estão: computação, engenharia, medicina e pesquisa. O visto, no entanto, não é garantia de permanência nos EUA. Dependendo de como for a vivência e o trabalho, após alguns anos você poderá solicitar o Green Card.

EB-2

Já o visto permanente EB-2 é direcionado a profissionais com habilidades excepcionais ou grau avançado (pós-graduação, mestrado, doutorado, pós-doutorado), independentemente da área de atuação. Por ser um visto permanente, você poderá solicitar o Green Card.

O sponsor é requisitado para as categorias Advanced Degree e Excepcional Ability a fim de dar entrada no Departamento do Trabalho e encaminhar a documentação. Existe uma terceira, National Interest Waiver (NIW), que dispensa o papel do sponsor, mas tem algumas exigências.

EB-3

Por fim, para o visto EB-3, você precisa de uma oferta de trabalho em período integral. A função requer pelo menos dois anos de experiência ou treinamento, enquanto a empresa deve contar com uma certificação que permita a contratação de estrangeiros.

O visto é dividido em três categorias: Skilled Workers para trabalhadores especializados, Professionals para quem tem diploma de bacharelado e Other Workers que não requer uma qualificação específica.

Por que contar com uma empresa especializada?

Você sabe tanto quanto eu que separar a documentação, cuidar da mudança e programar uma vida nova não é tão simples. É um processo que exige tempo e muita pesquisa para que tudo saia dentro dos conformes. Por isso, minha recomendação é que você busque uma empresa especializada para te ajudar a realizar seu sonho, sem imprevistos e burocracia.

Então, agora que você já sabe o que é sponsor, só falta dar o próximo passo rumo à oportunidade de morar fora. Que tal fazer uma avaliação de perfil imigratório para descobrir qual visto mais se adequa ao seu perfil?

Essa análise é gratuita e você receberá o contato de nossa equipe em até 2 dias úteis com mais detalhes. Para fazer a avaliação, basta responder as perguntas neste link com todas as suas informações profissionais. Aguardo seu contato!

Comentários (2)

  • Avatar

    Néli Mcclure

    |

    Então, senhores, sou casada com um americano…ele pode ser sponsor da minha filha, ou do meu genro, que moram aqui há 9 anos?

    Reply

    • Avatar

      Lívia Leite

      |

      Olá Néli, tudo bem? Depende da situação imigratória da sua filha e genro. Por favor, envie sua dúvida para a equipe da Dra. Lívia para que a equipe possa analisar com mais detalhes: analise@liv.law

      Reply

Deixe um comentário

Time limit exceeded. Please complete the captcha once again.