• Home
  • Blog
  • Imigração baseada em parentesco americano: como isso funciona?

Imigração baseada em parentesco americano: como isso funciona?

Imigração baseada em parentesco americano: como isso funciona?

Imigração baseada em parentesco americano: como isso funciona?

Você tem algum parente cidadão americano ou com residência permanente nos Estados Unidos? Saiba que ele pode ser a sua porta de entrada para morar definitivamente no país das oportunidades! É possível conseguir o Green Card por meio da imigração por parentesco americano. Será que você se enquadra nesse caso?

O Green Card é o visto de residente permanente nos Estados Unidos. Já falamos sobre ele em outro post, e uma das formas de consegui-lo é por meio de um parente cidadão americano ou que já tenha o documento. Nos dois casos, a lei estabelece normas e exigências, e é preciso passar por uma análise do setor de imigração dos EUA.

Neste post você vai saber se o seu familiar pode ajudá-lo a realizar o sonho de morar na América do Norte e como acontece todo o processo. Acompanhe!

Quem pode requerer o Green Card para o parente?

Apenas os cidadãos americanos e os residentes permanentes podem requerer a imigração para algum familiar. Os cidadãos são pessoas nascidas nos EUA ou que tenham sido nacionalizadas — veja aqui mais detalhes sobre a cidadania americana.

Já os residentes permanentes são as pessoas que têm um Green Card, que é o visto para viver e trabalhar definitivamente no país.

O pedido deve ser feito no setor de imigração — U.S. Citizenship and Immigration Services (USCIS) —, sendo que apenas os beneficiários de uma petição aprovada estão elegíveis a solicitar o Green Card. Em outras palavras: seu parente faz uma petição e ela deve ser aprovada pelo USCIS para que você continue o processo.

Para quais parentes o cidadão americano pode requerer o Green Card?

O cidadão americano com mais de 21 anos pode solicitar o Green Card para os filhos, o cônjuge, pais e irmãos. Toda a família direta dos filhos do cidadão (filhos e cônjuges) também pode ser incluída na petição.

Para quem o residente permanente pode requerer a imigração baseada em parentesco?

No caso do residente permanente, o Green Card pode ser requerido apenas para o cônjuge, os filhos solteiros. Perceba que são excluídos aqui os pais, os irmãos e os filhos casados.

Quais critérios o familiar americano ou residente deve cumprir para ser elegível para peticionar o documento para o parente?

O cidadão americano ou residente permanente deve comprovar condições financeiras para ser o “patrocinador financeiro” da pessoa que deseja o Green Card. Esta prova deve ser feita submetendo o “Tax Return”, Imposto de Renda submetido ao IRS nos Estados Unidos. Uma das cláusulas do formulário I-130 é concordar com essa situação.

Quais são os passos para solicitar a imigração por parentesco?

A seguir, confira um passo a passo para fazer a imigração por parentesco americano.

Passo 1: dar entrada na petição de imigração por parentesco

Você pode migrar por parentesco? Ótimo! Então a primeira coisa a se fazer é pedir que o seu familiar inicie o processo por meio do órgão de imigração americana.

Para fazer o requerimento, o cidadão ou residente deve preencher o formulário I-130 e enviar ao USCIS juntamente aos documentos pessoais que comprovem sua situação no país.

É necessário enviar cópias de:

  • certidão de nascimento;
  • passaporte;
  • certificado de naturalização;
  • certificado de cidadania;
  • documentos que comprovem mudança de nome, se for o caso.

Para comprovar o parentesco direto, será necessário apresentar certidões de nascimento, casamento e qualquer outro documento que ajude a demonstrar a relação familiar.

Para o caso de cônjuges, será necessário também o preenchimento de dois formulários G-325 — uma para cada pessoa —, cópia da certidão de casamento civil, comprovação de divórcio anterior (se for o caso) e comprovantes de qualquer alteração de nome.

Passo 2: enviar o formulário I-485

Após aprovação do I-130, o próximo passo, então, é preencher e enviar o formulário I-485. Esse formulário é necessário para ajuste dos status caso o interessado esteja nos Estados Unidos.

Junto a ele, você deve enviar uma cópia do Recibo de Aprovação do I-130 e todos os documentos necessários para comprovar sua relação de parentesco.

Estando nos Estados Unidos essa é a etapa final do processo. Com a aprovação do I-485 o seu status é automaticamente atualizado para o de Residente Permanente ou seja, o beneficiário passa a ser oficialmente um “green card holder”!

Caso o parente que esta requerendo o benefício esteja no Brasil a aprovação do I-130 é encaminhada pelo USCIS para o Nacional Visa Center- NVC. Lá, mais algumas informações biográficas e antecedente criminais são solicitados online. O próximo passo é realizar o pagamento das taxas necessárias e preencher o formulário DS-260, que é o Pedido de Visto de Imigrante e Registro de Estrangeiro no NVC.

Passo 3: fazer o pagamento de taxas e o agendamento da entrevista

Caso esteja no Brasil, o Nacional Visa Center vai encaminhar seu processo para o Consulado Americano no Brasil onde você receberá instruções para fazer agendamento para entrevista no consulado Americano.

Passo 4: comparecer à entrevista

Estando no Brasil, a entrevista é o momento final, em que você será interrogado para confirmar as informações já declaradas nos formulários.

Nesse momento, todas as pessoas que estão requerendo o Green Card devem estar presentes e, se possível, o parente americano ou residente permanente.

O preparo para a entrevista consiste em reunir documentos, estar preparado para comprovar tudo o que for necessário e fazer um exame médico com um profissional autorizado pela embaixada.

Depois da entrevista você saberá se o seu pedido foi aprovado ou negado. No caso de aprovação, o passaporte será enviado para a sua casa. Se negado, você saberá o porquê.

O que pode atrapalhar o processo?

A falta de informação é o que pode atrapalhar o seu pedido. Atualmente, fazer a imigração por parentesco americano está mais difícil devido às medidas do governo Trump para frear a entrada de estrangeiros em cadeia. Por esse motivo, a ajuda profissional e experiente tornou-se indispensável. No entanto, mesmo com a aparente dificuldade causada pelo governo, se você estiver dentro das exigências, há grandes chances de conseguir entrar.

Como você percebeu, apesar de longo, o processo de imigração por parentesco americano é possível e viável. O principal ponto é estar dentro dos parâmetros da lei e comprovar adequadamente a sua relação familiar, além de apresentar boas intenções. Os sites do setor de imigração dos EUA e da embaixada americana no Brasil têm muitas informações, mas detalhes sobre a lei e sobre as melhores formas para ter a aprovação você só consegue com pessoas experientes no assunto.

A imigrar eua é um site que fornece informações para quem deseja se mudar para os Estados Unidos. Para começar a tornar seu sonho realidade não deixe de ler nossos artigos e deixar suas dúvidas nos comentários!

Comentários (5)

  • Avatar

    julio cesar carvalho Piraja

    |

    ola boa noite !! li a materia e adorei o conteudo. me tirou varias duvidas em relaçao ao green card por parentesco. so tenho uma duvida, eu estando nos USA e fazendo todo o processo nos states, eu posso em algum momento voltar ao brasil ?? ou tenho que esperar o tempo todo o final do processo nos USA ? outra coisa, apos o ajuste de status eu posso trabalhar e estudar ??

    Reply

    • Avatar

      Cynthia Maria de Lemos

      |

      O conteúdo me tirou muitas dúvidas! Apenas gostaria de saber se estiver nos EUA, eu sou obrigada a ficar até o final do processo ou posso sair do país e voltar antes do término (com visto ainda válido)

      Reply

      • Avatar

        Lívia Leite

        |

        Olá Cynthia, como vai? Você não é obrigada a ficar no país enquanto aguarda.

        Reply

  • Avatar

    Felipe

    |

    Olá. Muito legal o conteúdo de vcs. Tenho uma dúvida. No post vcs dizem “se ja estivermos nos EUA…”. Nao entendi muito bem essa parte. Quando eu solicito o GreenCard por parentesco, eu posso ficar nos EUA mesmo após os 6 meses do visto de turismo? Existe uma autorização? Obrigado.

    Reply

    • Avatar

      Lívia Leite

      |

      Oi Felipe, tudo bem? Obrigada pelo elogio, ficamos muito felizes em ajudar. Então, sobre a sua dúvida, quando você solicita o Green Card por parentesco estando nos EUA, existe duas etapas: 1. o envio do I-130, que é o pedido do Green Card e depois o envio do I-485 que é o pedido para que o seu status atual (seja ele de turista, estudante ou trabalhador temporário) seja alterado para o status de residente permanente. Você pode permanecer nos EUA sem problemas apenas após enviar o I-485, mas até o momento de enviar esse formulário, você precisa estar com seu status válido (legal).

      A questão aqui é que, para algumas categorias de green card por parentesco, é possível fazer o pedido do Green Card pelo formulário I-130, mas não é possível solicitar o ajuste de status no mesmo momento. Isso acontece porque nem sempre há Green Cards disponíveis para todos os solicitantes, o que forma uma fila de espera. Ao enviar o I-130 você entra nessa fila de espera e, até que seja possível enviar o I-485 você só pode permanecer nos EUA se tiver um status/visto válido.

      Deu pra entender? Qualquer coisa me escreve aqui de novo que tento explicar de alguma outra forma.

      Reply

Deixe um comentário

Time limit exceeded. Please complete the captcha once again.