• Home
  • Blog
  • Como conseguir a cidadania americana? Confira as possibilidades! [2020]

Como conseguir a cidadania americana? Confira as possibilidades! [2020]

Como conseguir a cidadania americana? Confira as possibilidades! [2020]

Como conseguir a cidadania americana? Confira as possibilidades! [2020]

A cidadania americana é um desejo de muitas pessoas que sonham em se mudar e viver nos Estados Unidos. Trata-se de um direito que pode ser conquistado tanto por parentesco, que é quando você tem pelo menos um dos pais que seja americano, quanto por meio da residência permanente.

Neste artigo, vou explicar o que significa e quais as vantagens de se naturalizar americano. Também vou falar da diferença entre a cidadania e o Green Card e porque ele é o primeiro passo para conquistar o direito de requerer a sua cidadania americana. Boa leitura!   

O que é ter a cidadania de outro país?

Ter dupla cidadania significa obter a nacionalização, ou seja, tornar-se um cidadão naturalizado em um país estrangeiro. No Brasil, quando isso ocorre, você não perde a cidadania brasileira, a não ser que você solicite a renúncia da mesma.

Desta forma, ao se tornar um cidadão americano, você passa a ter os mesmos direitos e benefícios que uma pessoa que nasceu no país, sem perder seus direitos como cidadão brasileiro.

Ser cidadão americano significa ter alguns direitos como ter um passaporte e documentos americanos, poder viver e trabalhar nos Estados Unidos com liberdade, ter facilidade na obtenção de visto de residência para os seus parentes, conseguir viajar para diversos países sem necessidade de visto, conseguir viajar para diversos países sem necessidade de visto, direito de trabalhar no governo e assumir cargos públicos, entre outras vantagens de um cidadão americano. 

Qual a diferença entre cidadania americana e Green Card?

Algumas pessoas confundem a cidadania americana com o Green Card, entretanto, é importante ressaltar que se tratam de duas figuras jurídicas completamente distintas.

O Green Card é um documento emitido pelo governo americano que concede ao seu portador alguns direitos e deveres comuns aos cidadãos americanos, como o de viver nos EUA, trabalhar e recolher tributos. Ele é um visto de residência permanente. 

Todavia, ele também traz consigo restrições, como por exemplo, não conceder direito a voto e a impossibilidade de atuação em cargo público. Além disso, o Green Card deve ser renovado de dez em dez anos e o portador que não seguir as suas regras pode perder o direito ao documento.

Já a cidadania americana concede ao seu portador os mesmos direitos que uma pessoa nascida no país, salvo para exercer o cargo de presidência da república, o mais alto cargo político do Estado, que só pode ser exercido por cidadãos natos. Outra diferença é que a cidadania não pode ser retirada do seu portador e não demanda renovação, diferente do que acontece com o Green Card.

Você pode conseguir um Green Card de várias formas. Entre as mais conhecidas: por meio de um casamento com um cidadão americano, comprovação de parentesco direto ou por meio da existência de relações de trabalho nos Estados Unidos, nas condições estabelecidas para obtenção do Green Card. 

A cidadania americana de um estrangeiro é obtida quando ele já vive nos EUA por mais de 3 ou 5 anos com o Green Card e cumpre os demais requisitos exigidos. 

Como você pode ver, o Green Card não se confunde com a cidadania americana, mas a obtenção do segundo está atrelada à comprovação do primeiro. Continue a leitura e entenda quais são os requisitos e documentos necessários para obtenção da cidadania americana.

Como conseguir a cidadania americana?

A cidadania americana é uma das mais desejadas entre os brasileiros que buscam condições melhores de vida para suas famílias, principalmente em relação à segurança, à qualidade da educação para os filhos e a oportunidades de empregos melhores.

Para ser um cidadão americano, há duas possibilidades (além de ter nascido lá, claro!). Ter ao menos um dos pais nascido nos Estados Unidos é a primeira delas, o que torna o processo para conseguir a cidadania americana mais fácil. 

A outra possibilidade é fazer um pedido de naturalização ao governo americano. Para isso, você deve ter mais de 18 anos e morar nos EUA há, no mínimo, 5 anos com o Green Card, ou seja, legalmente. Segundo o próprio serviço de imigração dos Estados Unidos (USCIS) mais de 90% das pessoas se enquadram nessa situação. 

 

Como obter a cidadania americana por casamento? 

Muita gente acredita que é possível obter a cidadania americana ao se casar com um cidadão americano, o que não é completamente verdade. Quando você, estrangeiro, se casa com alguém que é cidadão americano, ou com alguém que é portador do Green Card, você não tem o direito à cidadania imediatamente. 

O que acontecerá é que você poderá solicitar o Green Card por casamento. Já a cidadania, ou naturalização, poderá ser solicitada após você comprovar que mora nos Estados Unidos por pelo menos: 

  • 3 anos, caso tenha se casado com um americano, ou com um estrangeiro cidadão americano que tenha sido naturalizado há mais de 3 anos; 
  • 5 anos, caso tenha se casado com um portador do Green Card. 

Portanto, com o casamento, você terá que fazer o Green Card e, só depois de passado o tempo estipulado, é que poderá solicitar a sua naturalização. O processo para pedir a cidadania é igual em todos os casos. Veja a seguir. 

Qual o processo para conseguir a cidadania americana? 

Requisitos necessários

Antes de entender quais são os documentos exigidos das pessoas que querem ter a cidadania americana, você deve ter em mente que o governo americano exige o cumprimento de alguns requisitos mais subjetivos:

  • ter um histórico comprovado de boa conduta;
  • não ter qualquer tipo de pendência tributária com o governo americano, ou seja, estar em dia com o recolhimento de impostos no país;
  • fazer o teste de fluência no idioma;
  • fazer o teste de conhecimentos básicos da história e do governo dos EUA.

Documentos necessários

Se você já tem o Green Card e os requisitos mínimos exigidos pelas leis americanas, é bom começar a reunir a documentação necessária. Veja a lista básica de documentos exigidos para a naturalização nos Estados Unidos:

  • cópia do Green Card, o cartão de residência permanente no país;
  • comprovante de pagamento das taxas de preenchimento do formulário e dos serviços biométricos;
  • caso tenha um advogado representando você no processo, formulário G-28 devidamente preenchido;
  • caso o pedido de naturalização se dê em razão do casamento com um americano, juntar evidências e documentos que comprovem a relação (certidão de casamento, prova de divórcio de casamentos anteriores, se houver, e documentos que mostrem a convivência do casal).

Custos envolvidos no processo

Para dar andamento ao processo de naturalização nos Estados Unidos é necessário o pagamento de duas taxas. A primeira delas se refere ao preenchimento do formulário, que custa US$ 640,00. A segunda é paga pelos serviços biométricos, que é a coleta das impressões digitais, que tem o valor de US$ 85,00.

Caso você opte por contratar um representante legal para dar entrada no seu pedido, adicione um valor a mais para esse serviço. Pode valer a pena, se você não se sente seguro, mas o processo de naturalização é relativamente simples quando comparado a outros tipos de procedimentos.

Passo a passo da cidadania americana

Com todos os requisitos atendidos e a documentação devidamente organizada, o requerente deve seguir um passo a passo relativamente simples. Confira a seguir:

  • envio do formulário online ou físico N-400 – Application for Naturalization;
  • fazer o registro das impressões digitais e apresentação de documentos adicionais, se for o caso, conforme especificações da USICS;
  • comparecimento na entrevista, quando você fará um teste de inglês e de conhecimentos sobre a história dos EUA;
  • espera pela resposta do governo americano;
  • se a resposta for positiva, o requerente deve participar de uma cerimônia em que declara seu apoio ao país e às suas leis, com entrega do certificado de naturalização.

Que direitos terei como cidadão americano?

Após receber o certificado, você passa a ter direitos como cidadão americano, tais como participação nas eleições do país, poder viajar para o exterior pelo período que desejar sem ter de comunicar o serviço de imigração, trabalhar em órgãos governamentais e usar benefícios assistenciais.

Além disso, será mais fácil obter visto de residência para seus familiares no país. Isso inclui seus pais e irmãos com idade inferior a 21 anos. Basta, para isso, comprovar que pode sustentar os parentes nos EUA e dar entrada no processo por meio do formulário de petição para parentes (I-130).

Como você viu, conseguir a cidadania americana não é tão difícil, mas o primeiro passo para ela é o Green Card, a não ser, é claro, que você seja filho de americanos. 

Para conseguir o Green Card, é importante entender que os EUA não estão completamente fechados a receber os brasileiros, em especial se você tem vínculo de casamento com americanos, se deseja investir na economia ou se você tem qualificações para trabalhos em que há falta de mão de obra no país.

Você deve sempre se atentar os requisitos para a obtenção da naturalização e uma dica é ler o Guia da Naturalização (Guide to Naturalization) no site da USCIS. 

Agora que você já sabe como se tornar um cidadão americano, que tal começar a colocar em prática seu projeto para obter a cidadania? Entre em contato com a imigrar eua, conheça nosso conteúdo e comece a transformar seu sonho em realidade!