• Home
  • Blog
  • Morar em Boston: descubra se é uma boa opção para brasileiros!

Morar em Boston: descubra se é uma boa opção para brasileiros!

Morar em Boston: descubra se é uma boa opção para brasileiros!

Morar em Boston: descubra se é uma boa opção para brasileiros!

Para muitos brasileiros o sonho de morar nos Estados Unidos apresenta alguns desafios. Entre eles, a escolha de uma cidade para viver. É verdade que o país é cheio de opções urbanas interessantes que atendem a diferentes perfis pessoais. Bem, morar em Boston pode ser muito bom para aqueles que desejam unir praticidade, modernidade e uma leve atmosfera histórica.

Quer conhecer melhor esse lugar incrível? Então ingresse comigo nesse tour pelas ruas e avenidas da saudosa Boston de Massachusetts. Não me responsabilizo por uma paixão imediata. Vamos lá!

Morar em Boston é uma boa opção para brasileiros?

Bem, se morar em Boston não fosse uma boa opção, com certeza o número de brasileiros na cidade seria bem menor. Existe uma grande comunidade “tupiniquim” em Boston que movimenta o comércio em bairros como Everett, Sant Somerville e Framingham.

Muitos brasileiros são de origem mineira e oferecem diversos serviços como cabelereiro, manicure e alimentação. Há também padarias e supermercados, ou seja, viver em Boston é como sentir-se em casa em pleno solo americano. Sem falar das opções de lazer tipicamente brasileiras que fazem a alegria dos imigrantes.

Porém, é preciso lembrar que é um país estrangeiro com uma cultura e hábitos diferentes dos nossos. Esse aspecto pode ser maravilhoso para uns, mas desafiador para outros. No entanto, focar nas vantagens minimiza muito as desvantagens.

Por exemplo, a segurança e a qualidade de vida em Boston são muito boas – fatores que atraem famílias com filhos pequenos ou adolescentes.

A possibilidade de vivenciar um ambiente multicultural fomentado pelas pessoas que chegam à cidade de várias partes do mundo é um presente de alto valor. Posso apontar ainda outro benefício: morar em uma das cidades do país mais rico do mundo! Só esse aspecto apresenta diferenciais não encontrados em outra parte do planeta.

Como é a vida em Boston?

Após o panorama que apresentei no tópico anterior, chegou o momento de “mergulharmos” nas particularidades da cidade de Boston. É claro que essas informações são apenas uma prévia das maravilhas que você pode encontrar dentro dos limites geográficos dessa metrópole.

Economia

Segundo dados do site americano Best Place, a taxa de desemprego em Boston é de 3,1%, abaixo da média nacional que gira em torno de 3,9%. Outro fator que revela a saúde da economia da cidade é o aumento em 4,3% nos postos de trabalho nos últimos anos. Além da previsão de 42,5% na elevação de empregos para os próximos 10 anos – margem superior à nacional, que é de 33,5%.

Quanto à média salarial, o habitante de Boston ganha cerca de U$ 34.770 por ano, enquanto o patamar americano fica em U$ 28.555. Já a renda familiar anual, chega a U$ 54.485, também na frente do valor nacional de U$ 53.482.

A taxa de impostos, mais baixa do que a faixa de custos dos Estados Unidos, é também um dos benefícios da cidade. Sendo assim, o custo de vida dos moradores é favorecido. Por outro lado, o custo com a habitação é mais caro do que a média nacional.

O que não acontece com a saúde, que oferece despesas menores em relação ao resto do país. No entanto, a alimentação é apenas 5,7% mais cara do que a média nacional.

Mas quais são as principais fontes de renda de Boston? Os setores que mais movimentam a economia da cidade são, respectivamente, a área de saúde, da educação, da prestação de serviços e do comércio varejista.

História

A história da cidade remonta ao século XVI, quando ocorreu a sua fundação. Seus primeiros habitantes foram os ingleses que buscavam uma vida melhor nas américas. Por isso, as construções antigas lembram muito a arquitetura londrina. Na verdade, Boston é um lugar emblemático no processo de independência americana.

Foi na cidade que se anunciou a declaração de independência, em 4 de julho de 1776. Já nos séculos 19 e 20, Boston tornou-se um importante centro industrial no país e atraiu muitos estrangeiros. Entre os seus cidadãos ilustres estão os ex-presidentes Benjamin Franklin e John F. Kennedy.

Clima

Algo que pode dificultar a adaptação de um brasileiro em Boston é o clima. No verão, a temperatura é bem parecida com a do Brasil, mas no inverno o cenário muda completamente. Nessa época, o frio é intenso e regado de chuvas e nevascas, que derrubam a temperatura para até 30 graus negativos. É preciso aquecer-se bem com roupas apropriadas para invernos rigorosos.

Porém, a primavera e o outono oferecem uma temperatura mais amena, além de um espetáculo natural: a exuberância das flores junto com as folhas amarelas e avermelhadas das árvores. Sem dúvida, as fotos dessa época merecem molduras na estante da sala.

Educação

Não é por acaso que Boston é considerada uma das cidades mais universitárias dos Estados Unidos. Em uma distância de 30 km estão localizadas mais de 50 instituições de ensino. Algumas delas são consideradas as melhores do mundo, como a Harvard University, que tem mais de três séculos de história.

Outro importante centro de educação é o Massachusetts Institute of Technology – fundado em 10 de abril de 1861. Há também a Boston University, que forma alunos desde 1869. Fica bem claro que a educação de qualidade faz parte da tradição de Boston.

Pontos turísticos

Andar pelas ruas de Boston é como viver um pouco do passado e sentir-se privilegiado por estar em um dos lugares mais importantes da história americana. Não é difícil encontrar os principais pontos turísticos que fizeram parte da independência dos Estados Unidos. Para isso, basta seguir a estrada de tijolos vermelhos – um caminho sinalizado que guia os visitantes.

Essa trilha é chamada de Freedom Trail. No seu percurso são apresentados monumentos, igrejas centenárias, prédios históricos, cemitérios que guardam personalidades americanas e museus. Um desses locais é o Boston Common – parque público no qual as tropas britânicas acamparam contra as treze colônias “rebeldes”.

Para os brasileiros que gostam de passeios ao ar livre, o ideal é andar nas proximidades do rio Charles River. Nas suas margens há muito verde e espaços para se divertir. É possível dar uma volta de caiaque, bicicleta ou de barco para observar as baleias da costa de Boston.

Há também uma infinidade de bares e restaurantes com diversas opções de cardápios para todos os gostos. Não é difícil ter opções de eventos musicais e esportivos nas arenas espalhadas por toda a cidade.

Enfim, a cidade de Boston é uma excelente escolha para quem deseja um lugar estruturado para morar com a família. Muitos brasileiros já comprovaram que viver nessa cidade é sinônimo de qualidade de vida.

O que achou deste artigo? Percebeu que morar em Boston é uma opção maravilhosa? Se já está pensando em como trabalhar na cidade, veja quais são os 8 requisitos necessários para abrir empresa nos EUA.

Comentários (1)

  • Avatar

    VALDERY HILARIO SILVA E SOUZA

    |

    tenho família em Bosto e gostei muito de saber sobre a cidade

    Reply

Deixe um comentário

Time limit exceeded. Please complete the captcha once again.