• Home
  • Blog
  • Combo Card: Saiba como trabalhar e viajar enquanto espera ajuste de status!

Combo Card: Saiba como trabalhar e viajar enquanto espera ajuste de status!

Combo Card: Saiba como trabalhar e viajar enquanto espera ajuste de status!

Combo Card: Saiba como trabalhar e viajar enquanto espera ajuste de status!

Muitas pessoas realizam o processo de solicitação do Green Card depois que já estão nos Estados Unidos. É o caso de quem viabilizou um visto de trabalho permanente, ou de quem se casou com um residente permanente ou cidadão americano, por exemplo. Além da solicitação do visto e alteração do status, essas pessoas podem solicitar o Combo Card e usufruir dos benefícios dele. 

O Combo Card é o nome popular da combinação dos documentos Advance Parole (AP) e Employment Authorization Document (EAD). O Advance Parole autoriza o estrangeiro solicitante a realizar viagens para fora dos Estados Unidos e a EAD, a trabalhar enquanto aguarda a aprovação do seu pedido de ajuste de status para residente permanente. 

Quer saber se você pode solicitar o Combo Card e como fazer? Continue a leitura! 

Quem pode solicitar o Combo Card? 

Como eu disse, o combo card é a combinação de duas solicitações: EAD e Advance Parole – EAD/AP. Depois de aprovados, você recebe um cartão específico e poderá utilizá-lo para fazer viagens e apresentar na empresa em que for trabalhar. 

O Combo Card pode ser solicitado por todos que estiverem ajustando o seu status para um visto imigratório (Green Card), por meio do formulário I-485. Também está disponível para outras pessoas, como refugiados, solicitantes de asilo, entre outros casos específicos. 

Assim, o Combo Card não está disponível para quem está alterando para um outro visto temporário. 

Autorização para trabalhar para quem tem visto temporário

Antes de prosseguirmos, deixa eu explicar um detalhe importante: a EAD é uma autorização de trabalho que pode, sim, ser solicitada por pessoas que têm outros vistos, inclusive vistos temporários. 

Assim, se você estiver nos EUA com um visto válido de acompanhante de estudante ou acompanhando trabalhador temporário, por exemplo, pode solicitar uma Employment Authorization Document à USCIS. O formulário utilizado é o I-765, que é o mesmo enviado por quem recebe o combo card. A diferença é que você terá apenas a EAD e não a AP, já que esses vistos permitem viagens para fora dos Estados Unidos. 

Para saber se você é elegível a uma autorização de trabalho, acesse este link e depois faça o download das instruções do formulário I-765. 

Por que solicitar o Combo Card? 

É fato que a imigração americana tem muitas regras, mas também é verdade que há meios de se fazer as coisas pela maneira correta. O Combo Card é necessário para que você aja de acordo com as leis e não acumule problemas no futuro.

Com relação ao Advanced Parole, ele é essencial, pois te permite viajar para fora do país até a chegada do seu Green Card. Se você sair dos Estados Unidos sem o Advance Parole, o seu processo de mudança de status será cancelado, pois a sua saída configurará abandono do seu caso. 

E com a EAD é possível trabalhar sem problemas, tanto o solicitante, quanto os acompanhantes, que poderá procurar por emprego tranquilamente. Ao ser aprovada a sua solicitação, você receberá o Social Security Number, que é o equivalente ao CPF brasileiro. Com ele, você poderá receber seu salário, benefícios e pagar impostos seguindo a lei americana. 

Como solicitar o Combo Card (EAD/AP)? 

O Combo Card deve ser solicitado no momento em que você envia a sua solicitação de ajuste de status para residente permanente, que é o formulário I-485. Juntamente com ele, você deve enviar os formulários EAD e o AP, que são os I-765 e o I-131, respectivamente.  

Ou seja, você não solicita o “Combo Card”, propriamente dito. O que se faz é pedir essas duas autorizações juntamente com o I-485 e o Serviço de Imigração Americano (USCIS) concederá a autorização em um Combo Card.  

Além dos formulários preenchidos e da documentação necessário para o I-485, você deve incluir mais uma cópia da página de biografia do seu passaporte e do seu visto, além de duas fotografias coloridas de 5x5cm, estilo documento, com fundo branco (como a 3×4) para cada um dos formulários. 

A solicitação do Combo Card é individual, então, peça a autorização de trabalho e viagem para cada pessoa. No caso da autorização de viagem para filhos dependentes, menores de idade, eles são incluídos no pedido dos requerentes. 

É possível pedir a EAD e a AP separadamente depois que já enviou o I-485. Para isso, você deve incluir, também, uma cópia do “Form I-797C Notice for Form I-485”, que é a carta que você recebeu informando que o USCIS recebeu seu pedido de ajuste de status e está analisando. 

No entanto, não existe vantagens em pedir separadamente e o principal motivo é o custo. Veja a seguir. 

Quanto custa o combo card? 

A grande vantagem do Combo Card é que ele não tem custo! Mas, APENAS se você enviar os formulários de solicitação juntamente com o I-485. Por isso, dependendo do seu planejamento, é essencial que sejam enviados os formulários tanto do solicitante, quanto do cônjuge, se for o caso, juntamente com o pedido de ajuste de status. 

Agora, se você já está com o seu I-485 em andamento e agora quer o Combo Card, então, precisará pagar as taxas do I-765 ($ 410) e do I-131 ($ 575). 

Assim, o Combo Card é um documento bem importante para quem pretende realizar o sonho do Green Card por meio de um ajuste de status nos Estados Unidos. Espero que este conteúdo tenha contribuído e que você consiga o seu Combo Card. 

Já está nos EUA e está buscando formas de se tornar residente permanente? Que tal aprender mais sobre a imigração baseada em emprego? Veja: Visto de trabalho nos EUA: como funciona? 

 

Comentários (2)

  • Avatar

    Milena

    |

    Dei entrada no asilo, agr demora uns anos para saber se foi aceito ou não. Já recebi meu work permit, MAs queria saber se se eu conseguir um visto de trabalho eu posso viajar e continuar sendo asilada. ( ???) uma empresa quer me dar um trabalho e me ofendeu um visto! Mas será que é possível já que estou como asilada ?

    Reply

    • Avatar

      Lívia Leite

      |

      Olá, Milena! Não trabalhamos com casos que envolvam asilo. Recomento procurar um advogado de imigração especializado nessa área.

      Reply

Deixe um comentário

Time limit exceeded. Please complete the captcha once again.