• Home
  • Blog
  • Visto EB-2 NIW: 8 dicas para aumentar suas chances de conseguir

Visto EB-2 NIW: 8 dicas para aumentar suas chances de conseguir

Visto EB-2 NIW: 8 dicas para aumentar suas chances de conseguir

Visto EB-2 NIW: 8 dicas para aumentar suas chances de conseguir

O visto EB-2 NIW é um visto imigratório baseado em emprego direcionado para profissionais qualificados. Sua principal característica é a de não exigir que o estrangeiro tenha uma oferta de emprego de uma empresa americana.

Para consegui-lo é necessário comprovar experiência e qualificações profissionais na área de formação, além de cumprir os requisitos do EB2 e da isenção da oferta de emprego, baseado em interesse nacional.

Muitas dúvidas surgem a respeito do visto EB-2 NIW, por isso, neste texto, vou falar sobre o que pode conter em seu processo para aumentar as suas chances de ter o visto aprovado

Muito mais do que entender sobre os requisitos, você precisa ter documentos que comprovem de maneira suficientemente satisfatória de que você é um profissional com qualificações e que cumpre os requisitos do NIW. 

Confira as 8 dicas para aumentar suas chances de conseguir o EB-2 NIW: 

  • Apresente certificado de graduação e pós-graduação;
  • Inclua outros certificados, prêmios e participações;
  • Apresente cartas de recomendações de pessoas relevantes na sua área;
  • Envolva-se e desenvolva projetos na sua área;
  • Seja membro de associações relevantes e coerentes com a sua área de atuação;
  • Participe de trabalho de pesquisa na sua área;
  • Publique reportagens e conteúdos de sua autoria;
  • Apresente citações em artigos ou matérias na mídia com seu nome. 

Como melhorar o processo para o pleito do visto EB-2 NIW 

Primeiramente, é preciso entender em qual categoria do visto EB-2 você vai se enquadrar: Advanced Degree ou Exceptional Ability. 

Caso você tenha uma graduação e um grau superior ao bacharelado (como mestrado ou doutorado), pode se enquadrar em Advanced Degree. Também são elegíveis para esta categoria as pessoas que possuem um bacharelado e 5 anos de experiência profissional progressiva na área de formação superior.

Apesar dessas serem as exigências principais, os processos de EB-2 Advanced Degree costumam incluir documentos acerca de outras realizações profissionais do peticionário para melhor embasar os diferenciais e a qualificação do profissional e aumentar as chances de aprovação. Exemplos desses documentos comprobatórios estão listados nos próximos tópicos. 

Já a categoria de Exceptional Ability é direcionada a profissional com qualificações excepcionais e que cumpram no mínimo 3 dos 7 requisitos do EB-2 NIW: 

  • histórico acadêmico oficial mostrando que você tem um diploma relacionado à sua área de habilidade excepcional;
  • comprovantes, cartas e documentos que comprovem pelo menos 10 anos de experiência em tempo integral na sua área;
  • autorização ou licença válida para exercer a sua profissão;
  • evidências de que você recebeu remunerações pelos serviços na área de habilidade excepcional;
  • ter registro na associação profissional da sua área;
  • documentos que comprovem reconhecimento por suas realizações e contribuições;
  • outras evidências que comprovem habilidade excepcional.

Para esta categoria, a recomendação geral é sempre comprovar o cumprimento de mais do que os 3 requisitos mínimos. Isso tornará a petição mais forte e aumentará as chances de aprovação baseado em habilidades excepcionais. 

Confira agora 8 dicas para tornar seu processo para o visto EB-2 NIW mais forte e aumentar suas chances de ter o tão sonhado Green Card. 

1- Apresente certificado de graduação e pós-graduação

Ter uma graduação é bastante importante em um processo de EB2 na categoria Exceptional Ability. Eu preciso deixar isso claro para você porque, teoricamente, nos requisitos de Exceptional Ability, se o peticionário cumprir outros 3 requisitos ele não precisaria da graduação. Seria o caso, por exemplo, de quem tem mais de 10 anos de experiência, realizações e certificados em sua área de atuação. 

Teoricamente, essa pessoa cumpre os requisitos, mas na prática, ter a graduação aumenta muito as chances de aprovação.  Além disso, as chances crescem ainda mais se você apresentar também um certificado de pós-graduação.

Se você está se preparando para o EB2 NIW, considere concluir uma graduação e/ou pós-graduação para melhorar o seu processo. 

2- Inclua outros certificados, prêmios e participações

Você se tornará um profissional mais interessante para os Estados Unidos se demonstrar que está em constante atualização profissional. Portanto, certificados de outros cursos, treinamentos, participação em eventos e palestras também ajudam a fortalecer a sua petição de visto

A ideia é mostrar ao USCIS que você é um profissional que busca e tem conhecimentos e que está sempre crescendo profissionalmente. Podem ser incluídos certificados de cursos diversos, desde que relacionados à sua carreira profissional. Também é importante que sejam de instituições reconhecidas na sua área. 

Outros documentos muito fortes são certificados relativos ao recebimento de prêmios e reconhecimentos, que podem ser dentro da sua área de atuação, ou pelo impacto do seu negócio ou atuação profissional na sociedade que está inserido, por exemplo. Patentes, marcas registradas ou direitos autorais desenvolvidos por você também podem ser incluídos para fortalecer a petição. 

Resumindo: suas realizações profissionais são importantes e elas precisam ser apresentadas com documentos. 

3- Apresente cartas de recomendações de pessoas que conhecem o seu trabalho e tem alguma relevância ou destaque na sua área

As cartas de recomendação são muito importantes para um processo de EB-2 NIW, mas elas precisam ser estratégicas. O ideal é que essas cartas sejam escritas por pessoas que possam referenciar o seu trabalho, especificando suas qualificações. 

E por fim, o currículo do referenciador é tão importante quanto a referência em si, para que o avaliador do USCIS entenda a importância daquela pessoa estar recomendando o seu trabalho. 

Essas cartas podem descrever as suas realizações passadas e fornecer exemplos específicos de como você está bem posicionado para avançar com seu plano de trabalho nos Estados Unidos. 

4- Envolva-se e desenvolva projetos na sua área 

O envolvimento em projetos da sua área também pode ser um argumento para tornar a sua petição para o visto EB-2 NIW mais forte. Você pode ter se envolvido em projetos de implantação de uma nova tecnologia, por exemplo, ou feito parte de uma comissão avaliadora, ou ainda ter integrado uma equipe que desenvolveu novos processos para a empresa.

Independentemente do tipo de projeto ou atividade que você se envolver, é fundamental documentar os resultados, explicando os benefícios que o projeto trouxe para seu setor ou público impactado. Pode ser, inclusive, projetos com fins sociais, mas que você atuou na sua área. 

Se você está se preparando para solicitar o EB-2 NIW, pode buscar esses dados de projetos dos quais já fez parte e utilizá-los na documentação para dar suporte a sua petição. 

5- Seja membro de associações relevantes e coerentes com a sua área de atuação

Participar de associações e organizações da sua área de trabalho também é bastante relevante para casos de EB2 NIW. Considere se tornar membro dessas associações e se você ocupar algum cargo de liderança, é melhor ainda. A ideia é mostrar que você é um profissional engajado. 

6- Participe de trabalho de pesquisa na sua área

Fazer parte de equipes de pesquisa no seu ramo de atuação é mais um tipo de material que pode comprovar sua relevância profissional. Vale incluir participação em projetos no período que você era acadêmico e também durante sua carreira. 

Quem se enquadra em EB-2 Advanced Degree com mestrado ou doutorado, com certeza, poderá comprovar participação em mais de um projeto, além daquele ligado à sua tese. Portanto, fique atento e não esqueça essas realizações de sua carreira. 

E para quem se enquadra em Exceptional Ability, vale a pena buscar projetos de pesquisas relevantes feitos durante a sua graduação ou se engajar em projetos de pesquisa após a graduação, por exemplo. 

7- Publique reportagens e conteúdos de sua autoria

Mais uma forma de demonstrar sua posição profissional é por meio de reportagem e conteúdos publicados na mídia assinados por você. Valem também artigos publicados ou reportagens da mídia sobre suas realizações ou trabalho atual.

8- Apresente citações em artigos ou matérias na mídia com seu nome 

Ser citado por outras pessoas também é indício de reconhecimento profissional. Por isso, apresentar documentação que demonstre um forte histórico de citações do seu trabalho ou trechos de artigos publicados que mostram resultados obtidos a partir do seu trabalho é bastante relevante.

Dicas para conseguir o NIW 

As dicas anteriores são todas referentes à elegibilidade para o EB-2 Exceptional Ability, ou seja, a primeira parte da análise caso você aplique nesta subcategoria. 

No entanto, ainda que você se enquadre na categoria Advanced Degree, você vai precisar seguir as mesmas dicas para comprovar o segundo prongs do NIW. 

Ou seja, um dos requisitos da isenção por interesse nacional exige demonstrar que o aplicante é qualificado E BEM POSICIONADO para avançar com o plano proposto.

E além disso, para conseguir a isenção da oferta de emprego, você precisa apresentar mais alguns documentos para cumprir os três prongs do USCIS para determinar interesse nacional. 

São eles: 

  1. O trabalho proposto pelo aplicante tem mérito substancial e importância nacional;
  2. O peticionário está bem posicionado, ou seja tem as qualificações necessárias para avançar no plano de trabalho proposto;
  3. Feito uma analise, seria benéfico para os EUA dispensar a oferta de emprego e os requisitos de certificação de trabalho da categoria EB-2.

Dessa forma, sua petição deverá conter também: 

  • Um plano descrevendo como você pretende continuar o trabalho proposto nos Estados Unidos; 
  • Um plano de negócios detalhado ou outra descrição, juntamente com qualquer evidência de suporte relevante, quando apropriado;
  • Correspondência de empregadores, clientes ou clientes potenciais ou potenciais;
  • Documentação que reflete planos viáveis ​​de apoio financeiro. 

É importante entender que a importância nacional não se refere à questão geográfica. Ou seja, você não precisa ter um trabalho de impacto nacional, mas sim dentro da sua área profissional e que vão além do normal. 

Por exemplo: você não vai apenas exercer a rotina de um project manager, mas trará benefícios para a área que te diferencia de outro profissional e isso impactará todo o campo trazendo benefícios que produzirão uma relação em cadeia.

Evidências que podem ser apresentadas para o visto EB-2 NIW

Para finalizar, a lista a seguir apresenta as evidências que você pode apresentar para demonstrar ser um profissional bem posicionado na sua área de formação. Ela é fornecida pelo USCIS, e serve de orientação para entender que tipo de documento apresentar para se qualificar para o NIW. 

Evidências que podem demonstrar que a pessoa está bem posicionada para avançar em um empreendimento proposto incluem, mas não se limitam a:

  • Graus, certificados ou licenças na área;
  • Patentes, marcas registradas ou direitos autorais desenvolvidos pela pessoa;
  • Cartas de especialistas na área da pessoa, descrevendo as realizações passadas da pessoa e fornecendo exemplos específicos de como a pessoa está bem posicionada para avançar no empreendimento ou plano proposto;
  • Artigos publicados ou reportagens da mídia sobre as realizações da pessoa ou trabalho atual;
  • Documentação que demonstre um forte histórico de citações do trabalho da pessoa ou trechos de artigos publicados que mostram discurso positivo em torno ou adoção do trabalho da pessoa;
  • Evidência de que o trabalho da pessoa influenciou o campo de atuação;
  • Um plano descrevendo como a pessoa pretende continuar o trabalho proposto nos Estados Unidos;
  • Um plano de negócios detalhado ou outra descrição, juntamente com qualquer evidência de suporte relevante, quando apropriado;
  • Correspondência de empregadores, clientes ou clientes potenciais ou potenciais;
  • Documentação que reflete planos viáveis ​​de apoio financeiro;
  • Evidência de que a pessoa recebeu investimento de investidores dos EUA, como empresas de capital de risco, investidores-anjo ou aceleradoras de startups, e que os valores são apropriados para o empreendimento relevante;
  • Cópias de contratos, acordos ou licenças mostrando o impacto potencial do empreendimento proposto;
  • Cartas de agências governamentais ou entidades semi governamentais nos Estados Unidos demonstrando que a pessoa está bem posicionada para avançar no empreendimento proposto;
  • Evidência de que a pessoa recebeu prêmios ou subsídios ou outras indicações de apoio não monetário relevante (por exemplo, usando instalações gratuitas) de entidades governamentais federais, estaduais ou locais com experiência em desenvolvimento econômico, pesquisa e desenvolvimento ou criação de empregos;
  • Evidências que demonstrem como o trabalho da pessoa está sendo usado por outros, como, mas não limitado a:
    • Contratos com empresas que utilizam produtos que a pessoa desenvolveu ou ajudou a desenvolver;
    • Documentos mostrando tecnologia que a pessoa inventou, ou contribuiu para inventar, e como outros usam essa tecnologia; e
    • Patentes ou licenças para inovações que a pessoa desenvolveu com documentação mostrando por que a patente ou licença é importante para o campo.

Conclusão

O visto EB-2 NIW é direcionado a profissionais com qualificações profissionais superiores às comumente encontradas naquele campo de atuação e é isso que o peticionário precisa comprovar. Para isso, muito além de cumprir requisitos mínimos, é preciso comprovar sua relevância nacional e como você pode contribuir positivamente para seu ramo de trabalho nos Estados Unidos. 

Assim, quanto mais evidências de qualificação profissional você apresentar, melhor. Se você ainda não tem currículo suficiente para ser elegível ao visto EB-2, pode utilizar as dicas deste artigo para se orientar. Que tal começar agora? 

Quer saber se você é ou não elegível para o EB-2 NIW e o que falta para se tornar elegível? Envie seu currículo completo e detalhado para atendimento01@imigraeua.com 

Comentários (2)

  • Avatar

    Angelo

    |

    Achei péssima a validação de vcs…

    Reply

    • Avatar

      Lívia Leite

      |

      Olá Angelo, como vai? Você quis dizer a nossa avaliação de perfil gratuita? Bom, o objetivo dela é verificar a elegibilidade para o visto EB-2 NIW, que é um dos melhores vistos, em termos de tempo e liberdade, para imigrar para os Estados Unidos. Entendemos que pode ser exaustivo preencher todo o formulário, mas é apenas dessa forma que conseguimos analisar com certeza a elegibilidade ou não para esse visto.
      Além disso, entendemos que podemos ser um pouco mais rigorosos que outros escritórios para dar ou não a elegibilidade e o motivo é simples: nós não queremos que pessoas sem perfil apliquei para esse visto, pois o risco de negativa é enorme e não queremos fazer com que vocês percam dinheiro e tempo com isso. Prezamos pela transparência e ética: só vamos indicar um visto se realmente acreditarmos no potencial de aprovação!

      Estamos a disposição para demais esclarescimentos.

      Reply

Deixe um comentário

Time limit exceeded. Please complete the captcha once again.