• Home
  • Blog
  • Timeline do meu Green Card: saiba tudo sobre meu processo imigratório

Timeline do meu Green Card: saiba tudo sobre meu processo imigratório

Timeline do meu Green Card: saiba tudo sobre meu processo imigratório

Timeline do meu Green Card: saiba tudo sobre meu processo imigratório

Aqui na Imigrar EUA a gente já falou de diversos vistos para imigrar para os Estados Unidos. Minha ideia sempre foi fornecer a informação que eu nunca encontrava quando tomei a decisão de me mudar para os EUA. Mas, tem um conteúdo que eu estava devendo: todos os detalhes do MEU processo imigratório e de como eu tirei o meu Green Card. 

Para quem já está em processo ou próximo de dá entrada, esse conteúdo é sem dúvidas o melhor mapa que você pode encontrar.

Essa é uma pergunta que recebo constantemente pelas redes sociais da Imigrar EUA: como eu fiz, com qual visto eu vim, quanto tempo demorou… Essas dúvidas são comuns e super compreensivas porque conhecer alguém que já passou pelo processo, nos dá uma certa segurança em realizá-lo. 

Então, eu vasculhei alguns arquivos meus e finalmente e resolvi detalhar a timeline do meu processo. Pronto para conhecer o passo a passo da minha imigração para os Estados Unidos? Vamos lá!

 

Como foram os 445 dias do meu processo de imigração para os Estados Unidos. 

Antes de começar, deixa eu me apresentar e contextualizar a situação. Eu sou advogada no Brasil, onde também trabalhava com imigração. Ou seja, eu ajudava pessoas a se estabelecerem no Brasil de forma legal. 

Essa é a área que eu escolhi no Direito e quando decidi vir morar nos EUA resolvi que também queria trabalhar com direito imigratório. 

Mas, para isso eu precisava me preparar! 

Eu sempre digo: planejamento é fundamental quando o assunto é imigrar para os Estados Unidos. E comigo não foi diferente. Para advogar aqui eu precisava primeiro fazer um mestrado em uma universidade americana e depois passar na prova do BAR (o equivalente à OAB). 

Então, eu me matriculei numa universidade e vim para os EUA com um visto de estudante para poder me preparar para uma futura imigração. 

Fiz o mestrado “LLM Com clínica em imigração” (pré-requisito para que eu conseguisse fazer a prova do BAR de Nova York), e depois de concluído, solicitei uma autorização para trabalhar com visto de estudante. Essa autorização se chama OPT (Optional Practical Training) e é dedicada a recém-formados que querem adquirir alguma experiência no mercado de trabalho americano. 

Foi durante esse período que eu fiz contatos profissionais nos Estados Unidos e comecei a trabalhar para um escritório americano. Após alguns meses trabalhando, esse empregador estava disposto a peticionar o meu processo imigratório, ou seja, encontrei o Sponsor 🙌🏼 !

Esse tempo que passei nos EUA para estudar e depois trabalhar foi fundamental para adaptação de toda a família e claro, fortalecer a nossa decisão de imigrar de vez.

O visto que utilizei

Agora que eu já tinha um trabalho remunerado e estava mais certa do que nunca da decisão de imigrar, chegou a hora de preparar meu processo. 

Depois de analisar a minha situação, e já com um sponsor, ficou claro que naquele momento o melhor visto para mim seria o EB-2 “Advanced Degree”. Eu me qualificava para ele por já ter tempo de experiência no Brasil, especialização e mestrado nos EUA. 

Quem inicia o processo no visto EB-2 é a empresa americana que está te contratando. De maneira simplificada, ela corre atrás da autorização para contratar um estrangeiro e permitir a entrada dele com um visto imigratório. 

Uma vez que você cumpra os requisitos do visto, existem duas formas de solicitar um visto imigratório

  • Para quem já está nos EUA com outro visto: você solicita o ajuste do seu visto atual por um visto de imigrante, que é o que dá direito ao Green Card;
  • Para quem não está nos EUA: faz o consular process, ou seja, realiza a entrevista e demais etapas no consulado dos Estados Unidos do país em que você estiver. 

 

No meu caso, eu optei por retornar ao Brasil e fazer a entrevista pela via consular por dois motivos: o 1º motivo era pela questão do meu visto de estudante, com o fim do meu OPT, eu teria que voltar a estudar e definitivamente, eu não estava disposta. 

Mas aí entrou o segundo motivo: eu já queria visitar a família e precisava terminar de organizar as coisas para me mudar de vez para os Estados Unidos. Então, quando finalizei o OPT, eu voltei ao Brasil e fiquei lá por 5 meses, retornando logo depois da entrevista e aprovação do meu visto de imigrante. 

Portanto, a seguir eu vou descrever toda a etapa consular, que é o caminho utilizado por quem está no Brasil pleiteando um visto imigratório. 

Se você já estiver nos Estados Unidos e não tem a intenção de retornar ao Brasil para finalizar seu pedido de visto, considere somente a parte 1 e 3 desta timeline. Ignore a parte 2 porque quem pede a mudança de status precisa enviar o formulário I-485 e o processo é diferente do descrito aqui. 

Então, vamos lá! 

Passo a passo – Timeline do meu processo de Green Card Consular 

Primeira etapa: Certificação de Trabalho – ”DOL’

Como eu disse, optei pelo visto EB-2 na categoria que exige uma oferta de uma empresa americana. Dessa forma, para que ela tenha autorização para contratar o estrangeiro, a empresa precisa cumprir requisitos do serviço de imigração americano (USCIS) e do Departamento de Trabalho (DOL) para conseguir a Certificação do PERM. 

Basicamente, esse documento comprova que a empresa e a vaga são legítimas e que existem condições de contratar o estrangeiro, além de demonstrar que nenhum americano preenche os requisitos do Job Description ou manifestou interesse em preencher tal vaga. 

Eu vou citar as etapas para você saber quanto tempo demora, mas sem entrar em demais detalhes porque isso compete à empresa fazer.

Dia 01: 16 de novembro – Prevailing Wage (Determinando o Salário)

Neste dia foi quando tudo começou. A empresa que tinha interesse em me contratar enviou o Prevailing Wage, um documento que solicita qual o salário para a função que eu exerceria naquela localidade. Assim, a empresa poderá anunciar a vaga em questão de acordo com esses dados. 

Dia 115: 11 de março – definição do Prevailing Wage

No dia 115, o Prevailing Wage foi definido. O prazo para essa etapa é de 90 dias, geralmente. No meu caso demorou mais por questões internas do governo que causou uma  paralisação dos serviços  (Shutdown dos serviços públicos). 

Pode considerar uns 60 a 120 dias de espera para ter a definição do Prevailing Wage. Em condições normais, eles não ultrapassam os 90 dias.

Dia 135: 31 de março – Anúncio da Vaga

A próxima etapa é a da divulgação de anúncios da vaga na empresa, com o objetivo de comprovar que não há americanos qualificados e/ou interessados naquele cargo específicamente. 

A empresa divulgou a vaga no dia 31 de março. O mínimo de tempo de divulgação solicitado pelo DOL é de 30 dias, mais 30 dias de espera, chamado de “Quite Period” ou Silence ou Frozen Period”. Essa espera é para a empresa receber os currículos dos possíveis interessados. 

Então, são 60 dias para “realizar” essa etapa. 

Dia 200: 4 de junho – Solicitação do PERM 

Agora, a empresa pode solicitar o PERM, que é a certificação permanente do processo do trabalho junto ao DOL. Em resumo, é a permissão para contratar o estrangeiro.

Ela demora cerca de 90 dias para ser aprovada. 

Dia 294: 6 de setembro – Aprovação do PERM 

No dia 6 de setembro, foi aprovado o PERM e a empresa já poderia submeter a Petição de Imigração para Trabalhador Estrangeiro – formulário I-140 – ao USCIS (serviço de imigração americana). 

Nesse momento quase todos meus documentos estavam prontos para serem enviados, comprovando minhas qualificações para a vaga e para o visto pretendido. Era uma grande quantidade de documentos e você deve enviar tudo que seja necessário para comprovar que você cumpre os requisitos do visto

Tive que buscar cartas de ex-empregadores, documentos no Brasil e outros nos Estados Unidos. Além de traduzir tudo para enviar.

Dia 311: 23 de setembro – Envio do I-140 (com Premium Processing) 

A empresa enviou o formulário I-140 com o pagamento do Premium Processing, que é uma taxa extra que faz com que o processo seja analisado em até 15 dias. 

Nesse momento, a ansiedade é grande porque o USCIS pode aprovar, negar ou pedir mais documentos. Se você cumpre os requisitos do visto, o normal é que seja aprovado. 

Em alguns casos, eles podem solicitar que você comprove mais alguma coisa, ou complemente seu processo. Mais 15 dias de espera 😅…

Dia 320: 02 de outubro – Aprovação do I-140 

Com o Premium Processing, 9 dias depois de enviado, o meu I-140 já estava Aprovado. 🙏🏻🙌🏼 😁 

 

Segunda parte: Etapa Green Card Consular Processing 

Quando o seu I-140 é aprovado, a imigração americana (USCIS) envia seu processo junto com a aprovação para o Department of State National Visa Center (NVC).

Se você pediu ou pretende solicitar um visto EB1, EB-2, EB-2 NIW ou EB3 pode continuar a leitura porque para quem escolher fazer através do green card consular process, a partir de agora é tudo igual.

Dia 347: 29 de outubro – Case Created e Escolha do Agente 

27 dias depois da aprovação do meu I-140, eu recebi um e-mail (Notice) com o numero do meu caso (Case Number).

Com ele, eu já pude me cadastrar no site do NVC e logo em seguida foi escolhido o “agente” do processo, ou seja, quem é o responsável por preencher as informações. Esse agente, geralmente, é o advogado que está te acompanhando. 

Informando isso, o NVC pede cerca de 3 semanas para processar. 

Abaixo o e-mail que recebi. Veja que há um passo a passo das etapas consulares. Você também encontrar um passo a passo bem detalhado no site do NVC. Clique aqui para conferir. 

“The U.S. Department of State’s National Visa Center (NVC) received your approved immigrant visa petition from U.S. Citizenship and Immigration Services. NVC’s role is to ensure you are prepared for your immigrant visa interview at a U.S. embassy overseas, and to schedule your interview appointment. NVC is responsible for collecting any applicable fees, your Immigrant Visa Application, supporting civil documents, Affidavits of Support, and financial documents prior to your visa interview.

Your case identification numbers are below. You will need these numbers to pay fees and complete online forms, so keep this letter in a safe place.

NVC Case Number: RDJ20XXXXXXXX 

Invoice ID Number: 00000000

Please take the following actions: To begin processing your immigrant visa application, go to our website at https://nvc.state.gov (English) or https://nvc.state.gov/espanol (Spanish). There, you can read detailed instructions on the six steps you are required to take:

Step 1: Choose an agent (please allow up to three (3) weeks for processing before continuing to Step 2)

Step 2: Pay fees online at https://nvc.state.gov/ceac (allow up to one (1) week for processing before continuing to Step 3)

Step 3: Submit visa application form online at https://nvc.state.gov/ceac 

Step 4: Collect financial documents

Step 5: Collect supporting documents

Step 6: Submit financial and supporting documents in one package to NVC

 

After you complete the steps above, we will review the forms and documents you submit to us. If something is missing or incorrect, we will tell you how to fix it. Otherwise, we will schedule your case for a visa interview at the U.S. Embassy or Consulate in RIO DE JANEIRO, BRAZIL.”

Dia 350, 356 e 357: 1, 7 e 8 de novembro – Pagamento da taxa

Após 2 dias (01/11), eu recebi a notificação (imagem abaixo) que a etapa da escolha do Agente estava concluída e que poderia pagar as taxas, o que fiz no mesmo dia. Mas, a ansiedade era tanta que por algum motivo o débito das taxas não foi confirmado. 

Recebi um notice no dia 7 informando um problema com o pagamento, efetuei novamente o pagamento (08/11). Foi US$345.00 cada (uma para mim e uma para meu marido). 

“We registered you as the agent for LIVIA LEITE XXXXXXXXX’s immigrant visa case: RDJ20XXXXXXX. Go to our website at http://nvc.state.gov for English or http://nvc.state.gov/espanol for Spanish and work with the applicant to complete steps two through six of the NVC process:

Step 2: Pay fees (allow up to one (1) week for processing before continuing to Step 3)

Step 3: Submit visa application form 

Step 4: Collect financial documents 

Step 5: Collect supporting documents 

Step 6: Submit documents to NVC

 

Included with this letter is the Immigrant Visa Fee invoice(s). …”

Dia 359: 10 de novembro – Envio do DS-260 

Depois de 2 dias que a taxa foi paga houve o processamento do pagamento 😅, e eu pude fazer o preenchimento e envio do formulário DS-260. Eu já tinha todas as informações em mão, então, comecei o preenchimento imediatamente. Dependendo do seu caso, quem fará isso será o seu advogado. 

No meu caso, eu mesma fiz, e demorei em torno de 4 horas para preencher o meu e do meu marido. No dia seguinte eu revisei e o mesmo foi protocolado. 

O formulário DS-260 basicamente consta meus dados e de minha família e outros detalhes do meu processo. Nesta página do NVC você confere mais instruções. 

Dia 362: 13 de novembro – Envio dos documentos 

Três dias depois que o meu DS-260 fora processado, o próximo passo era reunir uma série de documentos civis meus e do meu marido além das certidões de antecedentes criminais, para traduzir e enviar para o NVC. 

A lista de documento varia em cada visto e você pode consultá-la também no site. Clique aqui.

Depois que você enviar os documentos, eles tem 9 semanas para analisar, mas comigo demorou bem menos. 

Dia 390: 11 de dezembro – Recebimento de documentos 

Cerca de um mês depois eu recebi a notícia de que o Consulado tinha recebido meus documentos e estava tudo ok, ou seja, eles não solicitaram nenhum documento a mais. 

Se você esquecer de enviar algo ou enviar algo fora dos padrões solicitados, eles solicitarão que você reenvie nos formatos solicitados.

Neste momento eu estava aguardando a liberação para a entrevista do visto

Quando eles aprovarem a sua documentação, deve receber uma notificação como essa: 

The National Visa Center (NVC) received all the requested documentation for this immigrant visa case.  The applicant is now in the queue awaiting an interview appointment overseas, where a consular officer will adjudicate the applicant’s visa application. 

The U.S. Embassy tells us what dates they are holding interviews, and NVC fills these appointments as they become documentarily qualified.  However, before applicants in a numerically limited (preference) visa category can receive an appointment, their priority date must also be current.  This can delay receipt of an appointment.  

You can track your priority date using the Visa Bulletin at https://usvisas.state.gov/visabulletin. NVC schedules appointments one month in advance, but we cannot predict when an interview appointment will be available.

When an appointment is available, we will notify the applicant, petitioner, and attorney (if applicable).  The applicant can prepare now by reading about the embassy’s interview requirements online at https://nvc.state.gov/interview. Thank you for your patience.” 

Dia 419: 9 de janeiro – liberação para marcar a entrevista (Interview Letter)

Mais um mês passou até que finalmente recebi a carta informando a disponibilidade e que minha entrevista estava marcada para o dia 3 de fevereiro no consulado do Rio de Janeiro. E a espera continua 😅…

As entrevistas para Green Card são todas feitas no Rio de Janeiro. (Pelo menos até a data que estou escrevendo esse post – Novembro de 2020). 

Abaixo o Notice sobre a entrevista. 

The National Visa Center (NVC) is pleased to inform you that we scheduled your immigrant visa interview at the U.S. Embassy or Consulate in RIO DE JANEIRO, BRAZIL. This interview is for immigrant visa case number RDJ20XXXXXXXX filed by XXXXXXXXXX on behalf of LIVIA XXXXX XXXXXX. Please SAVE this letter and bring it to your interview.

Please promptly read and follow all Interview Preparation Instructions located on the Department of State’s website at: https://nvc.state.gov/interview. Be sure to review the “Items You Must Bring to Your Visa Interview” checklist prior to traveling to the embassy or consulate.

Important information regarding the required medical appointment is listed on this site. Failure to promptly follow all instructions provided on this site will result in your immigrant visa being refused at the initial interview.

Até o dia da entrevista – Exames Médicos

Até a chegada da entrevista eu me preparei para os Exames Médicos. Poderia realizá-los no Rio de Janeiro, mesmo local onde faria a entrevista. 

Então me programei e fui para a cidade cerca de 8 dias antes da data da entrevista para dar tempo de fazer todos os exames com os médicos especificados pelo Consulado. 

Fiz os exames de sangue e as radiografias na terça-feira, na quinta pela manhã foi minha consulta com o médico, e a tarde eu tinha o agendamento da biometria e foto no Centro de Atendimento aos Solicitantes de Visto (CASV). A biometria você que escolhe o dia do agendamento, desde que claro, seja antes da entrevista.

Minha entrevista estava marcada para a próxima segunda-feira. Resolvi fazer dessa forma para caso algum exame não desse certo, eu tivesse tempo de refazer. Além de ter uns dias para o médico ter tempo de enviar os exames para o Consulado. 

Sobre o resultado dos exames: o médico lhe dá um pacote para você levar na sua entrada aos EUA e envia os resultados para o consulado. Então o ideal é ter pelo menos um dia entre sua consulta e a entrevista, para que dê tempo de chegar os resultados. Mas, pra que ter só um dia se você pode ter 3 ou 4? Melhor prevenir 😉 

Dia 444 – 3 de fevereiro – Entrevista 

Finalmente chegou o dia da entrevista 🙏🏻 🙌🏼. Quase o final da realização do meu sonho. Eu já tinha todas as informações que precisava para esse dia, todos os documentos em mãos. Então, eu e meu marido passamos tranquilos por essa etapa (embora o friozinho na barriga sempre venha).

Chegamos como informado na carta, com 20 minutos de antecedência, e após subir para a sala de entrevistas de vistos imigratórios, precisamos preencher mais um documento e organizar os documentos na ordem solicitada. 

Após isso, ainda esperamos quase 2 horas. Parecia uma eternidade! E o pior era escutar a entrevista de outras pessoas, e algumas dessas entrevistas são bem duras. Cada minuto que passava eu ficava mais nervosa, mas também pensava: seja o que Deus quiser 🙏🏻.

Quando chegou minha vez, foi uma entrevista bem tranquila, não demorou mais que 30 minutos. A entrevista era só comigo mesmo, uma vez que eu era a aplicante principal. 

Meu marido entrou calado e saiu mudo 🤐.  Ao final, recebemos notícia, o visto de vocês está APPROVED 🙌🏼 👏🏼👏🏼👏🏼!!!! OMG!!!

Dia 445 – 4 de fevereiro – entrega dos passaporte e MRIV

Eu escolhi retirar o passaporte pessoalmente (poderia ser eu ou qualquer outra pessoa com autorização). A outra opção era pedir para ser enviado pelos correios. 

Escolhi pessoalmente porque eu não tinha tempo para esperar, pois eu viajaria para os EUA uma semana depois. Em segundo lugar, eu não ia dar chance para o azar do Correio perder, ou algo do tipo, o meu passaporte e visto!

Já no outro dia fomos informados que nossos passaportes estavam liberados e tinha que agendar um horário para retirada. O agendamento mais próximo era 3 dias depois, mas como teria que ser no Rio de Janeiro, arrisquei e fui sem agendamento mesmo e consegui fazer a retirada dos passaportes com o visto imigratório. 

 

Prezado(a) LIVIA XXXXX XXXXXX XXXXXXXXX,

Nossos sistemas indicam que sua documentação de visto está disponível para retirada em Rio de Janeiro ASC. Um agendamento deve ser realizado para retirar seus documentos no seguinte endereço:

Lagoa Corporate – Rua Humaita 275 Humaita, Rio de Janeiro, RJ 22261001, BR

O número do localizador de sua documentação é IV-N00.00-0000000.

Por favor, acesse sua conta registrada em https://ais.usvisa-info.com/pt-BR/niv/users/sign_in através de um navegador atualizado (é recomendável a utilização do Google Chrome). Selecione o link ‘Agendar Entrevista para Retirar Documentos’ ou ‘Realizar Agendamento’ e siga as instruções fornecidas.

Solicitantes são notificados por email quando os documentos do visto estiverem prontos para serem retirados em um CASV.

Esse documento é o seu visto de residente permanente que lhe dará o direito de permanecer nos Estados Unidos por um ano, a partir da data que você entrar no país. 

Nele tem escrito: upon endorsement serves as temporary Stamp I-551 evidencing permanent residence for 1 year. Nesse período você deve solicitar o seu Green Card

immigrant_visa_blogpost

Após isso, precisamos pagar mais uma taxa para a emissão do Green Card (US$220,00 cada). Essa taxa pode ser paga após a entrada nos EUA ou antes. Porém a produção do seu documento (Green Card) só vai ocorrer após o pagamento e a sua entrada nos EUA.

Nesse momento, recebemos também um pacote lacrado que não pode ser aberto e que deve ser entregue ao oficial de imigração do aeroporto na chegada aos EUA, junto com a apresentação do passaporte e visto (rara as vezes eles pedem aquele pacote entregue pelo médico). 

Terceira parte: recebendo o Green Card 

Dia 452 – 11 de fevereiro – chegada nos Estados Unidos ✈️🇺🇸

Já tínhamos nossa viagem agendada para uma semana depois da entrevista, para vocês terem uma ideia da nossa vontade de voltar. 

Ah, um detalhe, nessa primeira entrada você ainda não é residente permanente, então você precisa ir para a fila de não-residente, ou seja, a mesma dos turistas.

Entregamos o envelope lacrado ao oficial de imigração, respondemos as perguntas como de praxe e pronto! Estávamos oficialmente dentro dos Estados Unidos e poderíamos ter nosso Green Card. 

Quando você dá entrada nos Estados Unidos, seus documentos são enviados para a imigração americana para a produção do nosso Green Card e também para o Social Security para a emissão do SSN. 

Dia 454 – 13 de fevereiro – Green Card – Case Created 

Dois dias depois da nossa chegada, fomos informados que nosso caso havia sido criado, ou seja, nosso Green Card já estava indo para produção. 

Dia 467 – 26 de fevereiro – recebimento do SSN 

Neste dia, meu marido recebeu o Security Social Number dele. Como eu já tinha desde da época do OPT (Work Authorization), só precisei atualizar o cartão. Essa atualização só faz a retirada de uma observação que o antigo tinha, sobre meu status anterior. Isso é feito pelo Homeland Security, o DHS. 

Dia 505 – 4 e 7 de abril – Quase lá! 

Aqui foi quando começamos a comemorar, pois recebemos a notícia de que nosso Green Card estava sendo produzido e no dia 7 estava sendo enviado para nós. 

Dia 510 – 9 de abril – ✅  Finally Green Card on Hands!!! 

E finalmente, CHEGOU! Nosso tão sonhado Green Card estava nas nossas mãos e meu sonho, que se iniciou há muitos anos, finalmente estava concretizado. 

Como vocês viram, eu solicitei o visto EB-2!

Importante destacar que nada disso aconteceu de um dia para outro. Eu primeiro vim pra cá com um visto de estudante para me preparar para poder exercer minha profissão aqui. 

E então, foi possível dar entrada no processo, após 510 dias (um pouco mais de 1 ano e 6 meses) recebi o Green Card. 

No entanto, toda essa espera vale a pena. Agora, completamente adaptada nos Estados Unidos, não me arrependo nem por um segundo da nossa decisão e agradeço a todos os envolvidos. 

Espero que este conteúdo tenha ajudado você entender todo o processo de visto e do Green Card Consular Processing. Quer saber mais sobre como imigrar para os Estados Unidos? Confira nossos e-Books e me segue no Instagram. 

 

LINKS PARA CHECAR O STATUS 👇🏼

USCIS – https://egov.uscis.gov/casestatus/landing.do

NVC – https://ceac.state.gov/CEACStatTracker/Status.aspx

 

Comentários (17)

  • Avatar

    Tayner Jhony

    |

    Muito obrigado pelas informações!! Muito sucessso por aí !!

    Reply

  • Avatar

    Gill

    |

    que conteúdo show , relatando todo seu processo e colocando links , informacoes , parabéns ! estamos tentando NIW , ainda na fase de RFE rs

    Reply

  • Avatar

    Eduardo Brosco

    |

    Muuuuito obrigado pelas suas informações e depoimentos! Estamos na fila do NVC e isso nos ajuda e muito a saber o que esperar para os próximos passos a seguir!
    Lhe desejo sorte e saúde a vc e sua Família e que outras pessoas possam se beneficiar com essas informações. Deus abençôe!!! Saudações!!! Brosco.

    Reply

  • Avatar

    Mariana

    |

    Olá, como funcionou o processo para seu esposo? Teve que enviar o formulário I-130? Ele também fez os exames?

    Reply

    • Avatar

      Lívia Leite

      |

      Olá Mariana! O cônjuge é incluído na petição do visto de trabalho e também recebeu o Green Card. E sim, ele também precisou fazer todos os exames.

      Reply

  • Avatar

    Eliana

    |

    Boa tarde, pode me ajudar como faço para abrir novamente formulário D-260, está com erro estou com entrevista marcada, para esse mês

    Reply

    • Avatar

      Lívia Leite

      |

      Olá Eliana! Se for algum erro relacionado ao seu nome ou algum dado que vai no passaporte, informe o cônsul do erro no formulário no momento da sua entrevista.

      Reply

  • Avatar

    RICARDO LEMOS

    |

    QUE LEGAL , PARABENS!! ESTOU COM MEU CASO NO RECRUTAMENTO , JA ESTA QUASE NO FINAL , TO MORREDO DE ANSIEDADE!!!!

    Reply

    • Avatar

      Lívia Leite

      |

      Muito bom, Ricardo! Boa sorte!

      Reply

  • Avatar

    Carla

    |

    Boa tarde, obrigada pela matéria, muito instrutiva!
    Gostaria de perguntar qual o objetivo dos exames
    médicos e se podem obstar o seguimento do processo e por quais motivos e ou doenças, exemplificadamente, por gentileza.

    Reply

    • Avatar

      Lívia Leite

      |

      Oi Carla! Os exames médicos tem o objetivo de evitar que imigrantes com doenças contagiosas ou graves entrem nos EUA e causem algum tipo de ameaça à saúde nacional, além de custos para o setor de saúde. As doenças que podem impedir a imigração são as transmissíveis como a tuberculose, sífilis, lepra. Também inclui distúrbios físicos ou mentais que possam causar algum tipo de ameaça à segurança pública. Mesmo as doenças transmissíveis, se elas estiverem em fase de não transmissão, não causam inadmissibilidade. Ou seja, é algo bem específico.

      Reply

  • Avatar

    Mariana

    |

    Conte um pouco mais sobre a entrevista consular. O que eles perguntam mais ou menos? Já que nesse momento sua petição já foi aprovada pela USCIS.

    Reply

    • Avatar

      Lívia Leite

      |

      OLá Mariana, tudo bem? Como explicado no conteúdo, é mais uma checagem mesmo. Eles analisam os documentos e fazem algumas perguntas só para verificar se você realmente entende como e em que condições você está indo para os EUA. Basicamente, vão fazer perguntas que você responderá facilmente, sobre qual é sua profissão, o que vai fazer nos Estados Unidos, onde pretende morar, essas coisas.

      Reply

  • Avatar

    Barbara

    |

    Olá! Ótimo relato, obrigada. Queria saber qual a validade do visto de imigrante que eles dão para entrar nos EUA depois da entrevista. Obrigada ☺️

    Reply

    • Avatar

      Lívia Leite

      |

      Olá, Barbara. Você tem 180 dias para entrar nos Estados Unidos.

      Reply

  • Avatar

    Diogo

    |

    Parabéns pela conquista e pelo relato detalhado, Lívia.
    Após a 1ª entrada nos Estados Unidos, você sabe seu eu posso ficar 1 mês para organizar essas coisas de Green Card, Driver Licence, conta em banco, voltar para o Brasil por aproximadamente 1 a 2 meses e depois retornar para os USA de vez?

    Reply

    • Avatar

      Lívia Leite

      |

      Olá Diogo, tudo bem? Sim. No caso, quando você entrar nos EUA é ideal esperar chegar o seu Green Card para depois sair novamente. Faça isso e garanta uma entrada e saída tranquila.

      Reply

Deixe um comentário

Time limit exceeded. Please complete the captcha once again.