• Home
  • Blog
  • Entenda tudo sobre o visto EB-3 para trabalhar e morar nos Estados Unidos

Entenda tudo sobre o visto EB-3 para trabalhar e morar nos Estados Unidos

Entenda tudo sobre o visto EB-3 para trabalhar e morar nos Estados Unidos

Entenda tudo sobre o visto EB-3 para trabalhar e morar nos Estados Unidos

Você gostaria de morar nos Estados Unidos com sua família, trabalhar na sua área e ter um Green Card? Então, precisa conhecer o visto EB3, a terceira categoria dos vistos baseados em emprego.

O visto EB-3, também é chamado de Green Card para profissionais qualificados e outros trabalhadores e é isso que ele é: uma possibilidade para pessoas com algum grau de qualificação ou treinamento, migrarem aos Estados Unidos para trabalhar

Assim como o EB-1 e o EB-2, o EB-3 também tem três subcategorias com exigências que precisam ser cumpridas. Porém, ele exige bem menos qualificações do que os outros vistos desse tipo. 

Resumidamente, é preciso que o trabalhador exerça uma função que precisa de, no mínimo, 2 anos de aprendizado ou treinamento e o processo deve ser feito pela empresa que irá contratá-lo. 

Simples, não é mesmo? Conheça mais detalhes sobre o visto EB-3 e descubra se ele é uma opção para você! 

Mais sobre o visto EB3 

Para conseguir o visto EB3 em qualquer uma das subcategorias, você precisa ter uma oferta de trabalho em período integral, não sazonal. Dessa forma, a empresa deve ser a sua patrocinadora. Também será será necessário aprovação de uma certificação PERM do Departamento de Trabalho (DOL), permitindo que a companhia contrate estrangeiros. 

O processo, então, começa com a empresa abrindo uma vaga a procura de um americano para a função. Caso esse profissional não seja encontrado, o empregador faz a solicitação para contratar um estrangeiro, comprovando ao DOL que tentou encontrar um nativo por meio dos anúncios de emprego, conforme exigências do departamento. 

Após a conclusão desse processo e com a certificação PERM, o empregador inicia o processo de contratação do estrangeiro com visto EB3. Para isso, ele deve enviar para o Serviço de Cidadania e Imigração dos Estados Unidos (USCIS) a certificação do DOL e o formulário I-140, comprovando as qualificações do mesmo para o cargo. 

Todo esse processo é necessário porque as permissões concedidas para trabalhadores estrangeiros partem da premissa de que a contratação é necessária para suprir uma mão de obra não encontrada no país. 

Subcategorias do visto EB-3

As subcategorias do visto EB-3 são: Skilled Workers, Professionals e Other Workers. A diferença entre elas não é grande. 

Na primeira, o trabalhador deve ser especializado, ou seja, ele será contratado para exercer uma função específica que exige no mínimo dois anos de treinamento ou experiência. 

Na subcategoria Professionals, os trabalhadores precisam ter um diploma de bacharelado que seja requisito normal para se qualificar ao trabalho oferecido. A vantagem desta subcategoria é que até pessoas recém-formadas se qualificam. 

Por fim, a categoria Other Workers é, como o nome diz, para profissionais de áreas que não exigem qualificação específica.  

Veja como fazer a solicitação do EB-3  

Você já percebeu que não são muitas as exigências e que você provavelmente se encaixa para solicitar esse visto, não é mesmo? As duas principais dificuldades para o EB-3 são que é preciso encontrar uma vaga de trabalho e há um número limitado de aprovações anualmente. 

Em 2018, segundo dados do Setor de Assuntos Consulares do Departamento de Estado dos Estados Unidos, 10 mil pessoas conseguiram o EB-3, sendo que foram apenas 147 brasileiros. Apesar do número parecer baixo, a boa notícia é que mensalmente os Estados Unidos abrem espaço para novas solicitações de vistos EB-3. 

Não é muito claro como o país americano divide quantos vistos permitir para cada país, mas para brasileiros a espera pela oportunidade de aplicar não passa de alguns meses. Apenas para comparar, Chineses e Indianos, por exemplo, precisam esperar mais de 5 anos. O que se sabe é que, como ele é um visto de terceira preferência, a espera pode ser maior que o EB-1 e EB-2, de primeira e segunda preferência respectivamente.

O processo, então, inicia-se com a oferta de emprego anunciada por uma empresa americana. Quando ela não encontra um nativo para ocupar a vaga, pode requerer a certificação PERM junto ao DOL, ficando autorizada a contratar estrangeiros. Assim, a empresa envia para o setor de imigração os formulários correspondentes e as provas de que o profissional escolhido cumpre todos os requisitos. 

É nessa fase que é preciso esperar alguns meses, caso o visto não esteja disponível no momento. 

Portanto, o pedido de um visto EB-3 pode demorar, em média de 2 a 3 anos, incluindo o tempo que a empresa precisa esperar pelo certificado do DOL, demais aprovações e abertura da vaga para solicitar o visto propriamente dito. 

Contudo, uma vez aprovado, você poderá se mudar para os Estados Unidos definitivamente e realizar o seu grande sonho! E caso tenha família, ela também poderá ir junto incluindo-a na solicitação do seu Green Card.

Qualquer empresa pode fazer esse pedido de visto?

O ponto principal a ser provado à imigração é que a empresa possui recursos suficientes para contratar o empregado e que ele é realmente necessário para a função. Essa comprovação se dá, geralmente, pelo Income Tax da empresa. 

O pagamento das taxas para a Certificação de Trabalho é obrigação do empregador, assim como a taxa referente ao formulário I-140, enviados para o Serviço de Imigração. A vaga deste profissional precisa ficar aberta até o final do processo.

Importante destacar que o empregador tem que oferecer a vaga de boa fé, ou seja, realmente precisa existir o emprego, com tais requisitos. Tentar fraudar uma vaga para que você consiga o Green Card pode acarretar consequências negativas para o empresário e empregado. 

A minha dica, então, é que você busque por um visto adequado para seu caso e, se ainda não estiver qualificado para conseguir o Green Card, vá atrás da qualificação. Para trabalhadores de boa fé e com disposição, os Estados Unidos estão de portas abertas! 

O visto EB3 é um dos meios para conseguir trabalhar e morar nos Estados Unidos com um Green Card. O empregador pode aplicar para quem ainda está morando no Brasil e também se você já estiver na América com outro tipo de visto. Porém, como é de terceira preferência, a liberação para solicitar o visto EB3 pode demorar mais do que outras opções algumas vezes. 

Gostou de saber mais sobre o visto EB-3? Aprenda agora sobre o EB-2, mais uma opção de green card para profissionais qualificados. 

Comentários (4)

  • Avatar

    Luana Gusmão Isidro Nóbrega

    |

    Gratidão pelas informações prestadas sobre o visto EB-2. Essas explicações são necessárias para esclarecer dúvidas e para ampliar o conhecimento sobre as possibilidades de trabalhar e morar nos Estados Unidos com um Green Card. Obrigada pelo suporte àquelas pessoas que buscam alcançar seus sonhos de maneira idônea e correta.

    Reply

    • Avatar

      Lívia Leite

      |

      Oi Luana! Obrigada pelo comentário! Estamos sempre à disposição!

      Reply

  • Avatar

    Robson

    |

    Então Pro visto EB3 eu preciso que alguém me contrate isso? Eu fazendo assessoria com vocês qual a vantagem? vcs vão me ajudar em que parte, poderia me tirar essa duvida? muito obrigado.

    Reply

    • Avatar

      Lívia Leite

      |

      Olá Robson, tudo bem? Sim, você precisa que uma empresa contrate você. Nosso trabalho é sempre relacionado ao visto em si, a solicitação do visto, não trabalhamos com agenciamento de empregos. Mas, vamos entender se o EB-3 é o melhor visto para você? Preencha essa avaliação de perfil imigratório e assim a nossa equipe entrará em contato com você para apresentar as possibilidades: https://bit.ly/46bs6hx

      Reply

Deixe um comentário

Time limit exceeded. Please complete the captcha once again.