• Home
  • Blog
  • Entenda de uma vez por todas como validar diploma nos EUA

Entenda de uma vez por todas como validar diploma nos EUA

Entenda de uma vez por todas como validar diploma nos EUA

Entenda de uma vez por todas como validar diploma nos EUA

Validar o diploma nos EUA pode ser o melhor caminho para você que já tem um ensino superior completo no Brasil e deseja morar e trabalhar no país norte-americano. Algumas pessoas até estão dispostas a começar uma nova carreira, mas dependendo da área, é vantajoso continuar com sua atividade, por conta das muitas oportunidades de emprego disponíveis aos graduados. Sem falar que muitos gostam da profissão e/ou já contam com uma certa experiência na área e não estão dispostos a mudar de profissão.

Segundo a Forbes, entre as profissões mais bem pagas nos EUA estão as ligadas à tecnologia da informação, finanças e saúde. Por isso, se você tem um diploma de medicina, economia, enfermagem, odontologia, farmácia, fisioterapia, entre outros, vale a pena optar pela validação. 

Confira agora o nosso passo a passo sobre validar diploma nos EUA e garanta mais tranquilidade na hora de buscar uma posição no mercado de trabalho americano.

Providencie a tradução juramentada de seus documentos

No Brasil, caso um imigrante queira validar seu diploma, ele(a) deve acionar o Ministério da Educação, ou seja, há um órgão governamental específico para lidar com a situação. Já nos Estados Unidos, quem realiza esse processo, chamado Credential Evaluation Service, são empresas privadas, contratadas pelo interessado(a).

Se ainda está se organizando para a mudança, aproveite para providenciar todos os documentos necessários. Para exercer sua profissão em solo americano, é preciso validar o diploma da graduação.

Por isso, informe-se sobre as juntas comerciais do seu estado para saber como proceder. Nelas, você encontra os tradutores juramentados — profissionais habilitados para traduzir documentos oficiais, como certidões e procurações —, que podem lhe ajudar nesse processo.

Na Junta, é possível traduzir não apenas o diploma, mas seu histórico escolar (que contém as notas e médias de todas as disciplinas cursadas), a declaração do conselho regional (caso você esteja inscrito), sua identidade (RG) e certidão de nascimento ou casamento.

No entanto, se você preferir resolver a situação apenas nos Estados Unidos, também é possível — embora seja mais caro. Lá, você pode procurar as universidades; elas detêm uma lista de tradutores que podem dar andamento à solicitação.

Regularize a profissão

Além disso, o país é bem exigente com a “regularização” de seus profissionais, isto é, com seu vínculo a uma entidade reguladora. Para isso, exige-se que seja realizado um exame, que avalia não só os conhecimentos na área de atuação, mas também o grau de proficiência em inglês.

Dessa forma, se ainda não se sente seguro quanto à fala, escrita ou leitura do idioma, prepare-se bastante e dedique-se a aprender, pois é um critério essencial e eliminatório para prosseguir.

Para fazer a prova, é necessário pagar uma taxa. Todo o processo pode levar até 12 meses para ser finalizado e sua validade é restrita ao estado onde o diploma foi reconhecido, ou seja, se iniciou o processo em Ohio, mas pretende se mudar para Flórida, cuidado, pois vai precisar reiniciá-lo (e com alguns possíveis custos extras).

Particularidade para os graduados em medicina

É importante informar que algumas áreas têm particularidades. Por exemplo, se você cursou medicina, não será possível “aproveitar” seu período de residência em nenhum estado americano. Desta forma, será necessário quitar as taxas do United States Medical Licensing Examination — ou USMLE —, que é o documento que valida a prática médica nos EUA, e fazer o agendamento para realizar o teste, que é composto por quatro fases, ao longo do ano.

Todos os participantes devem se preparar muito bem, mas os de medicina têm um peso maior. Não apenas pela profissão, mas devido ao exame, que é mais exigente: uma das etapas consiste na simulação do atendimento de dez pacientes — e, claro, o procedimento é realizado em inglês.

Se o estudante for reprovado, ele não terá outra oportunidade de refazer a prova. A reprovação é definitiva. Uma vez aprovado(a), o candidato é encaminhado para a prática da residência médica. A especialidade não é escolhida só por ele — as instituições que disponibilizam as vagas também influenciam.

Por último, você vai poder solicitar um visto correspondente a sua nova situação nos Estados Unidos (trabalhar e estudar, só trabalhar etc.).

Além de medicina, outros cursos pedem certificação. Conheça os principais:

  • Enfermagem;
  • Odontologia;
  • Nutrição;
  • Psicologia;
  • Farmácia;
  • Fisioterapia;
  • Medicina Veterinária;
  • Ciências Contábeis;
  • Letras;
  • Engenharias;
  • Direito;
  • Serviço Social;
  • Pedagogia.

Adeque a grade curricular

No caso das outras profissões, o processo é relativamente mais fácil. Conhece o processo de transferência de uma instituição de ensino para outra, quando o universitário precisa adequar a grade curricular de acordo com a definida pela atual? Nos EUA, acontece o mesmo.

Então, se você cursou agronomia, por exemplo, e algumas disciplinas estão divergentes das que constam na grade da faculdade americana, é necessário refazer (quando é apenas uma questão de nomenclatura) ou cursar, para inclusão na matriz final.

Prepare-se para estagiar

Outra similaridade com o processo no Brasil é o estágio curricular. O ensino superior americano também faz questão que os estudantes vivam uma experiência no mercado de trabalho antes de se formar. No caso da validação do diploma, é obrigatório participar e ainda fazer um exame final (conhecido como board).

Essa última avaliação tem como objetivo analisar o que o candidato aprendeu durante o curso. Em caso de reprovação, desta vez, ela não é irrevogável. Ele(a) pode tentar outra vez, até alcançar a aprovação e não é preciso cursar as disciplinas novamente.

Se você pretende validar o diploma nos EUA para trabalhar, fique atento quanto às exigências de visto para evitar problemas no futuro. Em alguns casos, quando o candidato já tem uma proposta de trabalho, o próprio empregador se encarrega de custear o processo.

Às vezes, é possível até levar a família para o país — mas, se o visto concedido for o J-1, nenhum parente pode trabalhar e o período máximo de permanência é de 24 meses (ou 2 anos). No entanto, se for contratado(a), esse termo é revogado.

Entendeu como funciona para validar o diploma nos EUA? Esperamos que este texto tenha respondido todas as suas dúvidas! O processo é fácil, só exige paciência, atenção e planejamento financeiro. Lembre-se também de que o nível de inglês exigido é alto. Se não se considera preparado, dedique mais tempo para assegurar que os resultados sejam positivos.

Se deseja mais informações sobre esse assunto e outros pertinentes a imigração para os Estados Unidos, é só entrar em contato com a gente por meio dos nossos canais de atendimento ou redes sociais!

Comentários (18)

  • Avatar

    felipe ferreira gomes

    |

    gostaria de saber se é possivel validar certificados ex: design grafico para poder exercer a profissão no exterior ?

    Reply

    • Avatar

      Imigrar EUA

      |

      Não acredito que exista validação de certificado. Se sua profissão exige um certificado aqui, deverá encontrar uma forma de ter, não acredito que para design gráfico exija certificado, pode ser uma coisa pontual do empregador. Sugiro pesquisar pelo estado que vc pretende morar, no departamento de business and professional regulation.

      Reply

  • Avatar

    fabi

    |

    gostaria de saber apos terminar minha faculdade de dentista no Brasil ,se poderei fazer minha residencia nos USA e minha especializacao tambem?

    Reply

  • Avatar

    Luciene Campos

    |

    Sou formada em Comunicação Social e Direito. Pretendo morar no Arizona. Vale a pena validar esses diplomas para tentar seguir em uma das duas áreas? Aqui no Brasil desisti de advogar e não fiz o exame da OAB. Aqui é impossível advogar, desisti no mesmo ano em que me formei.

    Reply

    • Avatar

      Imigrar EUA

      |

      Vai depender muito do que voce vai querer fazer, acredito que não precise validar o diploma na area de Comunicação Social. No Direito, a depender da area que queira trabalhar, voce terá que prestar a prova do BAR do Arizona, então sugiro voce entrar no site do Arizona BAR para verificar os requisitos. Tenho um conteudo aqui no blog , sobre como advogar nos EUA. Dá uma olhada lá…☺️

      Reply

  • Avatar

    Jennifer

    |

    Quero saber se consigo validar meu diploma de farmacêutica nos EUA estando ilegal no país?!

    Reply

  • Avatar

    Sayuri

    |

    Gostaria de revalidar meu diploma nos estados unidos, seria do espanhol para traduzir p/ o inglês poderia me indicar algumas informações alguma empresa que faça esse serviço?

    Reply

  • Avatar

    Luíza Sabchuk

    |

    Eu estou concluíndo minha faculdade de Física. Como funciona o processo de validação do diploma no caso da minha profissão?

    Reply

  • Avatar

    Susan Fernanda

    |

    Oi,

    Estou concluindo minha faculdade de Administração no Brasil. Meu diploma será valida nos EUA?

    Reply

    • Avatar

      Lívia Leite

      |

      Olá Susan! Estamos analisando comentários antigos aqui na página e encontramos o seu. Então, seu diploma de administração pode ser válido nos EUA sim. No caso, não é uma profissão que vai exigir a revalidação, apenas ter o diploma no Brasil já atesta sua qualificação. O que pode acontecer é a exigência de algum curso específico pela vaga de emprego que você procurar. Mas, com seu diploma, você consegue fazer uma pós-graduação nos EUA, por exemplo, ou procurar um emprego na área.

      Reply

  • Avatar

    marcelo

    |

    Existe validacao ou equivalencia para curso tecnico? ex. curso de eletrotecnico.

    Reply

    • Avatar

      Lívia Leite

      |

      Olá Marcelo! Não, para cursos de nível técnico, geralmente, é necessário fazer curso complementar nos EUA. Mas, o curso pode nem ser uma exigência para atuar na profissão, ou seja, pode ser possível arrumar emprego apenas com sua experiência na área.

      Reply

  • Avatar

    john lennon izidio

    |

    É possível validar diploma de técnico em radiologia?

    Reply

    • Avatar

      Lívia Leite

      |

      Olá John, tudo bem? Acredito que por ser um diploma de nível técnico, não é possível revalidar. Mas, o mais indicado é você verificar no conselho da sua profissão aqui nos EUA.

      Reply

  • Avatar

    Jessica

    |

    Eu não encontrei uma resposta para essa pergunta em nenhum lugar da internet, então, eu vou tentar a sorte aqui com vocês.
    Eu fiz o meu ensino médio até o segundo ano em escola pública, mas o terceiro ano eu conclui pelo supletivo, consigo validar o meu diploma mesmo assim ?
    Eu irei fazer a prova do SAT e o TOEFL em Novembro e preciso dessa resposta. Se puderem responder eu ficarei grata.
    Obrigada pela atenção.

    Reply

    • Avatar

      Lívia Leite

      |

      Olá Jessica, tudo bem? No caso, você precisa verificar se a Universidade vai aceitar o seu Ensino Médio, se do jeito que foi feito ele é equivalente. Provavelmente é, porque uma vez que você faz o supletivo no Brasil, é considerado que você concluiu o Ensino Medio. O que precisa é verificar se ele é equivalente.

      Reply

Deixe um comentário

Time limit exceeded. Please complete the captcha once again.