• Home
  • Blog
  • Veja dicas práticas sobre como estudar para o TOEFL e se dar bem na prova!

Veja dicas práticas sobre como estudar para o TOEFL e se dar bem na prova!

Veja dicas práticas sobre como estudar para o TOEFL e se dar bem na prova!

Veja dicas práticas sobre como estudar para o TOEFL e se dar bem na prova!

Ter a oportunidade de buscar uma especialização fora e conquistar uma vaga nas melhores universidades é um sonho, não é mesmo? E você pode realizá-lo! Se a ideia já permeou pela sua cabeça, o primeiro passo é passar no teste de proficiência. E como estudar para o TOEFL?

Aceito em mais de 10 mil instituições e em mais de 150 países, o TOEFL é hoje um dos mais importantes exames de proficiência em inglês. Ele avalia as habilidades de falar (speaking), ouvir (listening), escrever (writing) e ler (reading). Então, continue a leitura aqui comigo e saiba como se preparar para ir bem na prova!

Como é o exame de proficiência?

TOEFL é a sigla utilizada para Test of English as a Foreign Language, um dos testes de proficiência em inglês mais reconhecidos no mundo acadêmico. É requisito para entrar nas universidades, já que comprova se o aluno conseguirá acompanhar o conteúdo das aulas.

Para saber como estudar para o TOEFL, é importante conhecer a estrutura do exame. Como contei no início do post, ele é dividido em quatro partes e tem duração média de 4 horas, com um tempo específico para cada competência.

Como estudar para o TOEFL?

Conseguir uma boa nota no exame pode fazer a diferença para conquistar uma bolsa de estudos nas melhores universidades fora do país. Por isso, estudar para o TOEFL requer preparo, um bom plano de estudos e muita dedicação. Com as dicas que vou compartilhar aqui, você já estará um passo mais perto de realizar seu sonho.

Transforme o inglês em hábito

Para dominar um idioma, é importante que ele faça parte da rotina. Quanto mais presente no dia a dia, mais familiar o inglês será para você. Por isso, ao ler, escolha textos acadêmicos sobre os mais diversos temas, sites de notícias, feed em redes sociais, livros, tudo em inglês. O contato diário vai ajudar a enriquecer seu vocabulário.

Ouça podcasts

Além da leitura, vale ouvir tudo o que puder em inglês para treinar o ouvido. Na web, tem muitos podcasts em inglês da BBC, da NPR, entre outros. Inclua também músicas, filmes e séries. Afinal, ao agregar atividades que você gosta de fazer, o processo se torna um estímulo a mais para os estudos. E sua compreensão oral vai melhorar muito.

Escreva textos em inglês

Reparou que estamos passando pelas categorias do exame? A escrita pode ser estimulada ao adotar o hábito de escrever em inglês. Uma ideia é pegar uma das suas músicas preferidas e tentar transcrevê-la. Você também pode começar a escrever sobre seu dia, como se fosse um diário, para treinar a gramática.

Invista em conversação

Como no teste falar também é preciso, por que não treinar com outras pessoas? Assim, você já vai se acostumando com o ritmo da conversa, aprende novas palavras e começa a ganhar desenvoltura para usar outro idioma. Muita gente tem vergonha de falar por receio de errar a pronúncia. Mas lembre-se de que erros fazem parte do processo de aprendizado.

Faça simulados on-line

Se para passar no vestibular, contamos com a ajuda de simulados, podemos aplicar a mesma ideia ao estudar para o TOEFL. O próprio site do exame disponibiliza testes gratuitos, além de aplicativos e guias para auxiliar nos estudos. Você poderá nivelar seus conhecimentos e se familiarizar com o tempo para cada questão.

Crie um plano de estudos

Por fim, minha principal dica é que você crie um plano de estudos com metas diárias para cumprir até o dia do exame. Organização é tudo quando nos preparamos para um processo seletivo, seja para estudar, seja para trabalhar. Por isso, antes de começar, planeje-se e dedique mais tempo às categorias em que tem mais dificuldade.

Como você se sente até aqui? Espero que essas dicas sobre como estudar para o TOEFL ajudem a guiar seu caminho rumo à universidade dos seus sonhos. Não é um exame simples, mas nada que um bom plano de estudos e dedicação não resolvam. Além disso, é primordial conhecer a estrutura da prova e as categorias que fazem parte dela. Assim, fica muito mais fácil se preparar e conseguir uma boa pontuação.

Quer saber mais sobre estudar fora? Conheça os três principais testes de proficiência em inglês para quem almeja uma vaga.