• Home
  • Blog
  • Tire suas dúvidas sobre pós-graduação nos EUA e prepare-se para estudar fora!

Tire suas dúvidas sobre pós-graduação nos EUA e prepare-se para estudar fora!

Tire suas dúvidas sobre pós-graduação nos EUA e prepare-se para estudar fora!

Tire suas dúvidas sobre pós-graduação nos EUA e prepare-se para estudar fora!

Você sabe como funciona a pós-graduação nos EUA? Essa é uma excelente oportunidade para quem deseja mudar-se para o país e realizar o sonho de uma vida com mais oportunidades de trabalho e realização profissional.

No entanto, é preciso entender como são os processos para conseguir aprovação e planejar-se para essa mudança.

Por isso, trouxe este artigo com todas as informações de que você precisa para conquistar a sua posição na vida acadêmica nos Estados Unidos. Pode parecer difícil, em um primeiro momento, mas vou mostrar que a realização desse desejo é totalmente viável. Confira o que é necessário!

Selecionar as universidades desejadas

Os Estados Unidos contam as melhores universidades do mundo que oferecem os mais variados graus de pós-graduação. Entre eles, podemos mencionar os Mestrados e Doutorados, além de outros cursos com prática profissional.

Essa pode ser uma excelente oportunidade de, após a conclusão, obter o visto EB-2, ou seja, o green card concedido a profissionais qualificados. Há cursos em todas as áreas de graduação profissional nas mais diversas universidades.

Entender quais os métodos de ingresso em cada uma

Cada instituição tem seu método de admissão para os cursos de pós-graduação nos EUA. Mas, na maioria dos casos, você passará por um teste seletivo. A principal exigência é que o candidato já tenha bacharelado e que ele tenha sido concluído em uma universidade de renome.

Você precisará comprovar seu desempenho acadêmico, como forma de mostrar que tem potencial para desenvolver pesquisas e estudos avançados.

Reunir a documentação necessária

Antes de fazer a matrícula, as universidades exigem algumas documentações importantes, que demandam planejamento dos candidatos. Entre elas, podemos citar o preenchimento do formulário de inscrição, em muitos casos, online.

Também será preciso reunir os históricos escolares, os resultados de testes que a universidade requere como os: IELTS, TOEFL, GMAT, ou GRE, além de um documento descrevendo a sua intenção de cursar a pós (declaração de propósito) e cartas de recomendação.

Agendar os testes em cada universidade

Ao descobrir quais serão os testes exigidos pelas instituições escolhidas, é preciso programar o agendamento deles. Verifique se o prazo para a realização das provas é suficiente para que você consiga ter a nota em mãos na hora em que for necessário. Não se esqueça de considerar a possibilidade de ter que refazer o teste, caso não passe na primeira vez. Alguns testes como o TOEFL tem validade de 2 anos.

Escrever uma carta de apresentação

As universidades estadunidenses costumam pedir uma carta de apresentação, escrita pelo candidato. Nela, você precisará convencer sobre suas qualificações, mostrando que está motivado e tem potencial para ser aceito, explicando qual a sua proposta de pesquisa, entre outras informações.

Não deixe de revisar várias vezes o conteúdo, pois, em alguns casos, um simples erro de digitação pode atrapalhar os seus planos.

Pedir referências

Converse com os professores com quem teve uma boa relação acadêmica ou superiores no trabalho e peça que eles escrevam boas cartas de referências para anexar ao seu processo. É importante conversar com eles para alinhar o conteúdo com os seus objetivos. Em alguns casos, essa recomendação pode ser feita por meio de um formulário online.

Descobrir quais serão os custos e como obter o visto

Normalmente as universidades fornece um estimativa de alguns custos, como tuition, moradia, livros, alimentação e seguro saude (muitas universidades tem planos vinculados a ela, são mais baratos e melhores).

Logo que você receber a confirmação de que foi aceito para a pós-graduação nos EUA, deverá dar início ao processo para obtenção do visto. A aplicação se dá por meio do preenchimento do formulário online e do agendamento de entrevista na embaixada. Não se esqueça de apresentar o passaporte atualizado e saiba que há uma taxa, de 160 dólares, para concluir o processo.

Vale lembrar, ao fazer o seu planejamento, que o ano letivo nos Estados Unidos começa entre agosto e setembro. Por isso, ao começar a se organizar para fazer a sua pós-graduação nos EUA, é preciso se programar para não perder o início das aulas. Não se esqueça de que esse pode ser o início da sua jornada para, em seguida, começar a trabalhar no país e, quem sabe, obter o green card.

O que achou das informações que trouxe para você? Quer mais uma ajuda para conseguir levar adiante o seu desejo? Entre em contato comigo!