• Home
  • Blog
  • Saiba como trabalhar nos EUA com visto de estudante

Saiba como trabalhar nos EUA com visto de estudante

Saiba como trabalhar nos EUA com visto de estudante

Saiba como trabalhar nos EUA com visto de estudante

O visto de estudante, o chamado F1, é bem conhecido pela maioria de nós. Caso você mesmo já não tenha pensado em passar uma temporada fora estudando, certamente pode conhecer alguém que já foi estudar por um tempo na América.

Neste artigo, vou falar sobre os estudos nos Estados Unidos e a possibilidade de requerer uma permissão de trabalho que vai te dar direito a trabalhar legalmente no país.

Mas atenção, essa oportunidade só se aplica para cursos de graduação e pós graduação. Assim, não se aplica para aqueles que estão cursando curso de línguas.

E o diferencial é que para solicitar a permissão de trabalho você não precisa ter em mãos uma oferta de emprego.

Então, se você pensa em fazer um curso nos Estados Unidos que não seja curso de línguas, e o curso escolhido conte com uma duração de pelo menos um ano letivo, continue lendo esse artigo e veja como pode começar a trabalhar na América com visto de estudante!

Boa leitura.

O que é o Optional Practical Training – OPT ?

Optional Practical Training – OPT, em português: Treinamento Prático Opcional. O OPT é um tipo de permissão de trabalho disponível para alunos que cursam graduação ou pós graduação com o visto de estudos F-1.

O OPT, permite que os alunos obtenham experiências de trabalho reais relacionadas ao seu campo de estudo.

Diferente dos demais tipos de permissão de trabalho que são obtidos por meio de vistos onde é necessário ter um empregador disposto a fazer a contratação anterior ao envio da solicitação da autorização de trabalho, no OPT os estudantes não são obrigados a ter um empregador para poder solicitar a sua permissão.

No termo final do ano letivo o estudante pode requerer a permissão de trabalho sem ainda ter empregador ou oferta de emprego.

Contudo, a imigração dá um período de 90 dias após a data de início de vigência da autorização de trabalho para que os estudantes em OPT sejam empregados.

Ou seja, um aluno em OPT após receber a permissão de trabalho (Work Permit) pode ficar desempregado por um total de 90 dias, caso contrário tem sua permissão de trabalho cancelada.

Qual a duração do OPT?

Os estudantes qualificados recebem a permissão para trabalhar por 12 meses. Estudantes que se formam em áreas como de Ciência, Tecnologia, Engenharia ou Matemática (STEM) podem aplicar para uma extensão de 24 meses.

Quando é possível solicitar o OPT?

Nos últimos meses dos estudos, o estudante já pode solicitar o processamento do OPT. Que, uma vez concedido, permite que o estudante trabalhe legalmente em uma empresa Norte Americana.

A solicitação pode ser feita 90 dias antes da conclusão do curso, mas não pode ser solicitada passados 60 dias após concluído os estudos.

O estudante F-1 pode ser autorizado a trabalhar em tempo integral em cada nível educacional (por exemplo, graduação, pós-graduação e mestrado).

É possível trabalhar durantes os Estudos?

Também existe a possibilidade de requerer essa permissão de trabalho durante os estudos, contudo, o tempo usado nesse período será descontado para OPT após a conclusão do curso/estudos.

Se o estudante utilizou o OPT nessa categoria “pre-completion OPT”, O USCIS deduzirá o total de tempo caso você posteriormente peça a autorização após a conclusão.

Por exemplo, se o estudante utilizou 10 meses do “pre-completion OPT”, ele somente será elegível para mais 2 meses após a conclusão do curso.

Esse é o chamado pre-completion OPT, pelo fato da solicitação da autorização de trabalho ser utilizado antes da conclusão do curso.

Se o aluno optar por fazer a OPT pré-conclusão, não é permitido trabalhar mais de 20 horas por semana enquanto os estudos estão em andamento. Mas ele pode trabalhar em tempo integral durante as férias.

Como é o processamento e quem deve requerer a permissão de trabalho – OPT?

O estudante é o responsável por solicitar a permissão de trabalho com o Serviço de Cidadania e Imigração dos EUA (USCIS). Se o OPT for aprovado, o USCIS emitirá um Documento de Autorização de Emprego (EAD- Employment Authorization Document).

O cartão pode levar em torno de 03 a 05 meses para chegar, então vale lembrar que o estudante não deve começar a trabalhar antes da data de início no documento de trabalho.

O primeiro passo para dar entrada no seu pedido, é entrar em contato com Oficial Escolar Designado (DSO – Designated School Officials) da sua universidade. Isso é importante, pois ele é o responsável por recomendar OPT no SEVIS.

SEVIS é a abreviatura de Student and Exchange Visitor Information System, que significa Sistema de Informações de Visitantes e Estudantes de Intercâmbio. O SEVIS é um sistema online do Governo dos Estados Unidos que coleta e administra dados e informações sobre os estudantes e visitantes de intercâmbio estrangeiros com o visto F1.

Desse sistema o DSO lhe fornece um novo I-20, documento que será necessário encaminhar ao USCIS junto com os formulários requerendo a sua Autorização de trabalho.

Requisitos que você deve preencher para solicitar o F-1 OPT

  • Requerimento 01: Seu OPT precisa ser relacionado com seu curso de educação superior ou com o curso de estudo.
  • Requerimento 02: Você precisará decidir se prefere solicitar e começar o OPT enquanto continua os estudos no curso escolhido (pré-completion), após a graduação (post-completion), ou ainda, poderá fazer uma combinação dos dois.

Passo a passo para obter o OPT

  1. O estudante solicita o OPT ao Oficial Escolar Designado (DSO);
  2. O DSO remenda o OPT no SEVIS do aluno;
  3. O estudante preenche e dá entrada no Formulário I-765 juntamente com outras documentações comprobatórias como cópia do passaporte, página biográfica e visto, I-94 e I-20);
  4. O USCIS adjudica o formulário I-765;
  5. O estudante recebe a EAD (Autorização de trabalho), começa a trabalhar e comunica ao DSO do vínculo de emprego;
  6. O DSO atualiza informações referentes ao empregador e endereço no sistema.

Então, se animou para estudar nos Estados Unidos e ainda trabalhar? Deixa nos comentários em qual área pretende aprimorar seus conhecimentos na América!