• Home
  • Blog
  • Entenda as diferenças entre migração, imigração e emigração

Entenda as diferenças entre migração, imigração e emigração

Entenda as diferenças entre migração, imigração e emigração

Entenda as diferenças entre migração, imigração e emigração

No mundo cada vez mais globalizado em que vivemos, o fluxo de pessoas cresce enquanto sobe o número de cidadãos que se mudam de um país para o outro. Nesse contexto, aumentam também as dúvidas sobre as diferenças entre migração, imigração e emigração. Afinal, qual é a definição de cada um desses conceitos? E qual será o seu caso se você sair do Brasil para ir viver em outro país?

Começarei com uma explicação breve sobre essas três palavras tão similares, mas tão diferentes. Em seguida, darei exemplos e listarei mais detalhadamente as particularidades de cada uma. Continue a leitura e fique de olho!

O que significa migração, imigração e emigração?

Tanto a emigração quanto a imigração são fenômenos espontâneos, ou seja, que acontecem por vontade própria de cada pessoa.

Emigrar significa deixar o país em que você nasceu para morar em outro. Já a imigração é o outro lado da moeda — um imigrante é uma pessoa que estabeleceu-se em um país estrangeiro. Se você sai do Brasil para morar nos Estados Unidos, por exemplo, é considerado um emigrante pelos brasileiros e um imigrante pelos norte-americanos.

Enquanto isso, o conceito de migração está diretamente relacionado ao fluxo de pessoas. Migrar significa simplesmente deslocar-se de um local para o outro, seja para saída, seja para entrada.

E não só entre países! A migração também pode acontecer de um estado para o outro, de uma cidade para a outra ou de uma região para a outra. Dessa forma, podemos entender que a imigração e a emigração fazem parte do conceito de migração.

Quais são alguns exemplos desses deslocamentos?

Para não deixar nenhuma dúvida, nada melhor do que eu mostrar alguns exemplos claros para ilustrar os conceitos de migração, imigração e emigração!

Migração

Migrar do Brasil para os Estados Unidos significa sair do primeiro país e ir para o segundo. Nesse caso, não interessa se você nasceu em um deles, pois a migração apenas indica que você saiu de um lugar para o outro.

Mudar-se do Paraná para o Rio de Janeiro também é uma migração, assim como mudar-se da capital de São Paulo para Campinas.

As pessoas migram por diversos motivos. Alguns deles são particulares, como a busca por melhores oportunidades de emprego. Mas também há situações mais amplas que estabelecem movimentos migratórios, como o desejo de fugir de uma região de conflito/guerra ou deixar o local depois de situações de alagamento. Esses casos podem atingir uma alta parcela da população.

Emigração

Vou continuar com o exemplo da pessoa, brasileira, que se muda do Brasil para os Estados Unidos. Do ponto de vista do Brasil, esse indivíduo é um emigrante, pois saiu de seu país de origem para morar em outro lugar. Ou seja, seus amigos e parentes que continuarem por aqui vão caracterizar você como um emigrante.

Ao contrário da migração, que não precisa ser entre países, a emigração necessariamente acontece do país de origem para outro país, sem abarcar também mudanças de cidade, estado, região etc.

Imigração

A imigração é quase a mesma coisa, só que do ponto de vista das pessoas que residem/nasceram no país no qual você foi morar — ou seja, os norte-americanos, se continuarmos com o exemplo que dei anteriormente. Pessoas estrangeiras vivendo nos Estados Unidos, ou em qualquer outro país, são chamadas de imigrantes.

Para resumir: no caso de um brasileiro que se muda para os Estados Unidos, ele é um emigrante para os brasileiros e um imigrante para os norte-americanos.

É importante entender as diferenças entre migração, imigração e emigração para que você compreenda melhor a sua condição em uma nova vivência em país estrangeiro e, até mesmo, para se comunicar melhor com seus novos “vizinhos”. Além disso, os conceitos são interessantes na hora de buscar pessoas com experiências similares à sua.

Gostou deste post? Quer continuar por dentro dos melhores conteúdos sobre migração, imigração e emigração? Assine nossa newsletter e receba as novas postagens diretamente por e-mail!

Deixe um comentário

Time limit exceeded. Please complete the captcha once again.