• Home
  • Blog
  • Se meu filho nascer nos EUA eu ganho green card?

Se meu filho nascer nos EUA eu ganho green card?

Se meu filho nascer nos EUA eu ganho green card?

Se meu filho nascer nos EUA eu ganho green card?

O Green card representa uma oportunidade de mudar de vida e viver o sonho americano para milhares de brasileiros todos os anos. Conseguir o documento é um dos primeiros passos para começar uma história no país, com seus direitos de cidadania assegurados.

É pensando nisso que muitos casais (ou mulheres) se perguntam: “se meu filho nascer nos EUA, eu ganho green card?”. É verdade que, quando se tem cidadãos americanos como parentes, é possível solicitar o visto permanente com mais facilidade. O processo é o mesmo do caso de união matrimonial.

Apesar de algumas declarações do atual presidente americano Donald Trump, que pretende fortalecer o controle de imigração, o Jus Soli (direito ao solo, em latim) não é apenas uma lei; é parte integrante da Constituição dos EUA, que exige um alto nível de cooperação e acordo para que seja modificado, através de emenda a Constituição Americana.

Como funciona a cidadania americana para bebês estrangeiros?

Ao nascer nos Estados Unidos, o bebê ganha a cidadania automaticamente. O país — assim como o Brasil — é um dos poucos que oferecem esse benefício. E, por meio disso, ele consegue garantir o o direito de residência permanente aos seus familiares.

Sendo cidadão americano, e após completar 21 anos de idade, a pessoa consegue requerer o green card dos seus pais, filhos (de até 21 anos) e cônjuges. Dependente do grau de parentesco, o processo é mais rápido, pois, quando há a influência do parentesco de primeiro grau, os solicitantes não precisam aguardar a fila de espera. O número de vistos é ilimitado para essa categoria e são disponibilizados de imediato, de acordo com o Serviço de Imigração americano.

Mais um benefício é que esses parentes não precisam estar nos Estados Unidos para solicitar. Estando no Brasil a primeira parte do procedimento pode ser requerida dando entrada na Petição perante o USCIS e em seguida o processo é encaminhado ao Nacional Visa Center e depois enviado ao consulado no Brasil para emissão do visto.

Por outro lado, se estiverem nos Estados Unidos, é preciso seguir o procedimentos descritos abaixo:

Usando os formulários I-485 e I-130

O solicitante deve preencher o formulário Form I-130 – solicitação para parentes estrangeiros e o I-485 – solicitação de registro de residência permanente ou atualização de status e enviar juntamente com documentos comprobatórios para o USCIS. Dependente da disponibilidade do visto no momento do envio do processo os dois já podem ser enviados no mesmo momento.

Usando os formulários I-130, I-797 e I-485

Caso o visto não esteja disponível no momento, o que geralmente acontece para a solicitação do green card para irmãos, o primeiro formulário a ser preenchido e enviado para aprovação é o I-130. Depois de aprovado, aguarde a chegada do I-797 (notificação de ação). Quando o visto voltar a ficar disponível você vai poder voltar ao Estados Unidos e dar entrada no formulário I-485. Na hora de enviá-lo, anexe o I-797 e espere o retorno do órgão responsável.

Como proceder se estiver fora dos Estados Unidos?

Se estiver fora do país e quiser dar entrada no processo, não tem problema. Basta fazê-lo através do processamento consular. Para emitir o Green card, o Serviço de Imigração americano (USCIS) trabalha em parceria com o Centro Nacional de Vistos do Departamento do Estado (NVC). Assim que você tiver concluído o processo você voltará ao país e receberá o Green Card.

O processo tem inicio nos Estados Unidos, onde o formulário I-130 é submetido e aprovado, depois encaminhado ao NVC e finalmente ocorre o agendamento da entrevista no consulado americano no Brasil.

É importante informar que a criança só pode “estender” a cidadania aos parentes após completar 21 anos, visto que ela também é responsável por parte do procedimento.

Quais são os benefícios exclusivos dos cidadãos americanos?

A terra do Tio Sam não atrai milhões de pessoas à toa. Existem vantagens exclusivas para quem nasce no país. Conheça algumas delas!

Tornar-se elegível para empregos federais

No Brasil, quando se fala em emprego federal, associa-se imediatamente aos milhares de inscritos, altos salários e estabilidade. Nos Estados Unidos, embora algumas características coincidam, o currículo tem mais peso. São mais de 1 milhão de vagas, para mais de 400 formações profissionais, ou seja, o governo é o principal contratante do país.

Além de expertise e experiências abrangentes, uma das principais exigências para se ocupar uma vaga federal é ter nascido em solo americano. Portanto, se uma das suas dúvidas sobre ter um filho nos EUA é sobre seu futuro profissional, saiba que ele(a) vai ter mais uma opção no mercado de trabalho: a de ser funcionário(a) do governo.

Tornar-se elegível para subsídios federais e bolsas de estudo

Além do cargo público, quem nasce nos Estados Unidos também se torna elegível para ganhar benefícios do governo americano. Um deles é o serviço de saúde. Diferente do Brasil, onde se pode escolher entre um convênio particular, como um plano de saúde, ou ser atendido pelo Sistema Único de Saúde (SUS), nos EUA é preciso pagar por qualquer tipo de atendimento.

Para as pessoas que vivem abaixo da linha da pobreza, são disponibilizados serviços como Medicare e Medicaid. O primeiro tem como principal público-alvo idosos com 65 anos ou mais, pessoas com deficiência ou com condições limitantes, que as impeçam de trabalhar. Os anciãos precisam ter contribuído durante os anos trabalhados para ter acesso ao benefício.

O segundo lida diretamente com os indivíduos mais pobres, é financiado pelos cofres federais, com apoio dos demais estados. Sendo um nativo, você também pode concorrer a bolsas de estudo para universidades, por exemplo. As instituições de ensino superior dos EUA são reconhecidas mundialmente por sua qualidade e prestígio.

Afinal, vale a pena ter filho nos EUA?

A estratégia, que também ganhou o apelido de “turismo de nascimento”, tem se tornado cada vez mais comum. Não apenas para garantir a própria nacionalidade, mas a oportunidade de dar mais chances de uma vida melhor ao filho. No entanto, não se pode decidir sem se planejar bem. Não é “só” uma mudança de país, a decisão envolve gastos, principalmente com despesas médicas.

Somando o acompanhamento gestacional, a hospedagem e alguns custos adicionais de moradia, gasta-se uma média de US$30 mil dólares, durante os 9 meses de gravidez. Por isso, antes de bater o martelo, o casal precisa avaliar se, primeiro, é viável se manter no país com os gastos locais.

Não se pode negar as vantagens e regalias que se obtêm ao nascer nos Estados Unidos. Além do que já foi citado, é preciso considerar a cultura, a qualidade de vida e as oportunidades de crescimento que são oferecidas. Vale a pena pensar um pouco mais, agora que você já tem a resposta para a pergunta: “se meu filho nascer nos EUA, eu ganho green card?”

Então, esclarecemos suas dúvidas sobre ter filho nos EUA e facilitar o green card? Se ainda quer saber mais a respeito, consulte esse outro artigo, que fala da certidão de nascimento dos bebês nascidos na América.

Comentários (18)

  • Avatar

    carolina

    |

    Para os pais da criança ganharem o green Card, ela precisar estar morando nos EUA até os 21 anos?
    Eu poderia ter o filho lá, voltar para o Brasil e qdo minha filha tiver 21 anos dar entrada no Green Card aqui no Brasil? Obrigada

    Reply

    • Avatar

      Imigrar EUA

      |

      Ola Carolina, isso mesmo. Claro, vale lembrar se as leis não mudarem até lá.

      Reply

      • Avatar

        Isabella

        |

        Ola, tudo bem? Sou cidadã americana e estou grávida, meu namorado está no Brasil e não tem visto existe algum tipo de visto ou algo que de direito dele de vir para o EUA acompanhar o nascimento do filho? Obrigada

        Reply

        • Avatar

          Imigrar EUA

          |

          Olá Isabella, primeiro parabéns pela gravidez.
          Vamos lá, a principio pelo que entendi vejo como opções ele tirar um visto de turista (B1/B2) ou um visto de noivo (K1). Mas lembro que o ideal seria entender melhor o seu caso, seus prazos e etc.
          Espero ter ajudado e boa sorte!

          Reply

  • Avatar

    Aeliton lopes

    |

    Olá bom dia! Filhos Americanos de pais Brasileiros que estam ilegais nos Estados Unidos, os pais precisão sair do pais para poderem se legalizar por meio do filho de 21? se sim, por quanto tempo? Gratidão pela disposição e pelo trabalho

    Reply

    • Avatar

      Imigrar EUA

      |

      Depende muito. Existe casos que pode pedir um waiver. Sugiro voce buscar um parecer/ajuda de um advogado licenciado nos EUA.

      Reply

  • Avatar

    Luciana

    |

    Esse direito de permaneça o filho só do aos familiares após ele completar 21 anos ?

    Reply

    • Avatar

      Imigrar EUA

      |

      Isso.

      Reply

  • Avatar

    Michelangelo

    |

    Uma coisa não ficou clara. Supondo que os pais foram aos EUA com um visto de turismo e o filho tenha nascido nesse período de visita, os pais poderão solicitar alguma outra espécie de visto de residência para cuidar do filho até que ele atinja os 21 anos e então solicitar o green card? Ou terão que retornar ao Brasil assim que o visto de turismo expirar?

    Reply

    • Avatar

      Imigrar EUA

      |

      Não existe nenhum visto para cuidar do filho americano. No entanto a permancencia em solo americano depende de um visto apropriado. Existem os vistos imigratorios e nao-imigratorios, caso queira permancer em solo americano. Existem varios visto que podem lhe conceder o Green Card a depender de suas qualificacoes.

      Reply

  • Avatar

    Tatiane

    |

    Eu tenho uma filha do meu primeiro casamento.
    E tô namorando um brasileiro que mora no EUA, se tivermos um outro filho, a minha filha do primeiro casamento poderia morar lá tbm ou não?

    Reply

  • Avatar

    Rafaela

    |

    Tenho dois filhos americanos com necessidades especiais, um autista leve e uma com deficiência em um cromossomo que a faz ter atraso do desenvolvimento motor e pré-disposição à algumas doenças. Consigo o green card antes do mais velho completar 21 anos? Obrigada.

    Reply

  • Avatar

    Silvio Cesar Martins

    |

    Tenho duas filhas Americana uma completa 21 no próximo ano hoje moramos na Inglaterra a família toda saimos dos USA a mais de 10 anos minha filha pode aplicar para o greed Card para nós mesmos morando na Inglaterra obrigado

    Reply

    • Avatar

      Lívia Leite

      |

      Olá, Silvio, como vai? Então, é possível ela solicitar o GC para os pais sim, desde que ela tenha como comprovar suporte financeiro no valor mínimo por dependente. Isso é comprovado por meio de declaração de Imposto de Renda nos EUA. Você pode buscar mais informações sobre este assunto de suporte financeiro nesta página do USCIS:https://www.uscis.gov/i-864p

      Reply

  • Avatar

    EGBERTO SILVA

    |

    Fui aceito e estou em processo de Green card americano, por ser militar da reserva remunerada da Marinha, estou tendo dificuldade para obter um certificado que o VISA tá solicitando de obrigações do serviço militar ( aqui no Brasil é obrigatório) mas como sou militar de carreira não tenho ete documento. Já que estou apenas com essa pendência para agendar a entrevista no consulado . Como conseguir um documento que não existe para o meu caso? Estou há 5 anos na reserva e meu filho aplicou para mim, ele atualmente é cidadão americano, casado com americana.

    Reply

    • Avatar

      Lívia Leite

      |

      Olá Egberto! Esse tipo de informação técnica é necessário perguntar para o Advogado de imigração do seu caso.

      Reply

  • Avatar

    Rafael

    |

    Sou casado com uma americana. Teremos um bebê em Julho. Estamos tirando meu visto de turista agora. Caso viajemos para ter o bebê lá, após seu nascimento eu posso entrar com pedido para o Green card e já ficar lá direto?

    Reply

    • Avatar

      Lívia Leite

      |

      Olá Rafael, como vai? Um cidadão americano com mais de 21 anos pode solicitar o Green Card para cônjuge e filhos. No caso, sua cônjuge pode solicitar o Green Card para você, a depender de outros fatores. Caso deseje marcar um consulta para assessoria, envie um e-mail para: analise@liv.law

      Reply

Deixe um comentário

Time limit exceeded. Please complete the captcha once again.