• Home
  • Blog
  • O que é Medicaid e como se diferencia do Medicare? Descubra!

O que é Medicaid e como se diferencia do Medicare? Descubra!

O que é Medicaid e como se diferencia do Medicare? Descubra!

O que é Medicaid e como se diferencia do Medicare? Descubra!

Se você tem o sonho de imigrar para os Estados Unidos, é preciso conhecer bem como as coisas funcionam por lá. Assim, conseguirá fornecer o melhor para sua família, deixando-a totalmente assistida em todos os aspectos necessários. Nesse sentido, é preciso saber o que é Medicaid.

Nunca se sabe quando alguém entre seus familiares precisará de atendimento médico. Nessas horas, estar familiarizado com o modelo do sistema de saúde dos EUA faz uma grande diferença. Logo, estando bem informado sobre o assunto, você aproveitará sua vida nova em outro país com muito mais conforto e segurança.

Conheça agora mesmo as principais características do Medicaid e saiba por que você não deve confundi-lo com o Medicare!

O que é Medicaid?

Medicaid é o nome dado ao programa de saúde dos Estados Unidos, presente em todas as entidades federativas do país, financiado de forma conjunta com o governo federal.

É importante dizer que o modelo ideal do sistema de saúde americano passa por um debate constante a quase cada novo governo. No fim do século XIX, havia um projeto de lei elaborado para conceder um atendimento de saúde totalmente público. No início do século XX, houve uma nova tentativa.

Ambos os projetos foram descartados devido ao entendimento de que o atendimento à saúde não é função do estado.

Qual a diferença entre o Medicaid e o Medicare?

Embora os termos sejam muito semelhantes, não se deve confundir o Medicaid com o Medicare. O primeiro prevê o custeamento das despesas farmacêuticas, médicas e hospitalares de todas as pessoas — independentemente da idade — que aderirem ao programa.

Já o Medicare nada mais é do que o programa de seguro social dos EUA. Assim como o Medicaid, os gastos são bancados pelo governo. Mas o atendimento é dedicado às pessoas com idade a partir de 65 anos. Além disso, cidadãos impedidos de trabalhar devido a limitações físicas ou mentais também podem usufruir.

No Medicaid, todo atendimento, por mais simples que seja, é prestado por uma instituição de saúde particular. Os eventuais gastos do paciente serão pagos com recursos dos governos envolvidos. Ainda, cabe salientar que ele pode, em teoria, ser utilizado por indivíduos de todas as faixas etárias, desde que comprovada certa vulnerabilidade financeira.

Na prática, o Medicaid é direcionado a famílias de baixa renda. Com relação aos critérios para se definir a elegibilidade ao programa, isso fica a cargo de cada estado americano, que tem o poder de determinar os limites de cobertura e tipos de atendimento médico e hospitalar que farão parte. Por conta disso, existem 56 programas embasados no Medicaid com regras específicas.

Como é possível se inscrever no Medicaid?

Para participar do Medicaid, é necessário responder a um questionário. O intuito é descobrir não só a idade da pessoa, mas outras informações relevantes, como o fato de se tratar de um cidadão americano ou imigrante. Ainda, a depender do estado, talvez seja exigido algum pagamento.

Agora que você já sabe o que é Medicaid, conhece um pouco melhor o funcionamento do atendimento de saúde dos Estados Unidos. Lembre-se que cada estado americano tem suas próprias regras para o programa. Portanto, é fundamental verificar a localização da sua cidade de destino e se inteirar das especificações exigidas por lá.

Mas e você, o que achou do Medicaid? Deixe um comentário aqui e conta para a gente!