• Home
  • Blog
  • Descubra se você tem direito à isenção de entrevista para o visto americano

Descubra se você tem direito à isenção de entrevista para o visto americano

Descubra se você tem direito à isenção de entrevista para o visto americano

Descubra se você tem direito à isenção de entrevista para o visto americano

Quem pretende viajar para os Estados Unidos em breve sabe que o país é exigente com seus imigrantes. Além do passaporte, tem o visto, que é específico de acordo com o objetivo do viajante. Nesse caso, a isenção de entrevista são para um público especifico, por isso, o processo se torna mais rápido.

No entanto, essa e outras regras sofrem mudanças periodicamente, tendo a última alteração ocorrida no início de 2017, pelo atual presidente Donald Trump.

Pensando no tema, selecionamos informações atualizadas para auxiliar aqueles que ainda têm dúvidas sobre a isenção de entrevista para visto americano. Se esse é o seu caso, continue a leitura!

Como funciona a entrevista

Considerando que a maioria dos visitantes não faz parte do público isento, vale a pena explicar primeiro como funciona a entrevista.

Essa é uma hora delicada para muita gente, seja pela ansiedade gerada pela própria viagem ou a insegurança diante do entrevistador. Sem contar o investimento que o processo exige e que pode ser jogado fora caso seja negado na primeira vez.

Geralmente, o consulado americano se limita a perguntas, como:

  • Quem é você?
  • O que pretende fazer nos Estados Unidos?
  • Por quanto tempo pretende ficar lá?
  • Você tem como se manter? Se sim, de onde vem sua renda?
  • Se não se mantém sozinho(a), quem lhe ajuda?
  • Qual é a sua motivação para retornar ao país de origem?

A lista pode aumentar de acordo com as respostas que der, como onde ficará hospedado, quais cidades visitará ou, ainda, sobre sua vida pessoal, perguntando sobre família (cônjuge, filhos etc.) e finanças.

Documentos necessários para o processo

Dada as exigências, lembre-se de ir levando todos os documentos que atestem seu vínculo com o Brasil e, principalmente, que você (ou a pessoa que fará isso) tem meios para bancar a viagem e estadia nos EUA. Eles não são obrigatórios, mas levá-los consigo pode ajudar e agilizar os trâmites. Alguns exemplos:

  • declaração do imposto de renda;
  • comprovação de vínculo empregatício (pode ser um contracheque recente) – caso seja um empresário ou empreendedor, pode levar o contrato social;
  • extrato de conta bancária.

Viajantes dispensados da entrevista

Novamente, frisamos que as regras que compreendem esse processo mudam periodicamente, por isso, é importante acompanhar com frequência. Hoje, as pessoas que têm isenção de entrevista para visto americano são:

  • crianças (ou adolescentes) com idade inferior a 14 anos que estão solicitando o visto B1 ou B2 (negócios ou turismo), nunca tiveram um pedido de visto recusado ou estão renovando na mesma categoria, que tenha expirado em até 12 meses;
  • idosos com idade superior a 79 anos que estão solicitando o visto B1 ou B2 (negócios ou turismo), nunca tiveram um pedido de visto recusado ou estão renovando na mesma categoria, que tenha expirado em até 12 meses;
  • pessoas de qualquer nacionalidade que estejam pedindo visto diplomático ou oficial (A-1, G-1, G-2, G-3, G-4, NATO-1, NATO-6, C-2 ou C-3).

Independente de precisar ou não da entrevista, aqueles que desejam visitar a terra do Tio Sam precisam se planejar bem para curtir a viagem da melhor forma possível.

Nossas dicas sobre isenção de entrevista para visto americano foram úteis para você? Se deseja saber sobre esse e outros assuntos, assine nossa newsletter e fique de olho no conteúdo exclusivo que disponibilizamos em nosso blog!

Deixe um comentário

Time limit exceeded. Please complete the captcha once again.