• Home
  • Blog
  • O que fazer em caso de visto americano negado? Veja aqui!

O que fazer em caso de visto americano negado? Veja aqui!

O que fazer em caso de visto americano negado? Veja aqui!

O que fazer em caso de visto americano negado? Veja aqui!

Muitos brasileiros têm o sonho de visitar os Estados Unidos e o visto é um passo importante para que ele seja realizado. Por esse mesmo motivo, o processo acaba gerando apreensão, medo e muitas dúvidas. Uma boa dica para ajudar nessa hora é tentar relaxar e ficar tranquilo — você só precisa seguir alguns passos para não ter seu visto americano negado.

Quanto às dúvidas, tentarei saná-las neste post que preparei para você. Aqui, explico quais as possibilidades levam a uma negativa do visto americano e o que fazer caso isso aconteça. Me acompanhe nas próximas linhas e boa leitura!

O que influencia na negativa do visto americano?

Veja abaixo algumas das principais razões para ter o visto americano negado.

Desconhecer o processo

Não saber o que fazer no processo pode ser um motivo para negarem seu visto. Alguns formulários devem ser preenchidos de maneira específica, além de uma taxa de solicitação de visto que precisa ser paga. O preenchimento do DS-160 é imprescindível, sendo ele diferente para cada nacionalidade e necessário para todos os viajantes, inclusive crianças e bebês.

Os diferentes tipos de visto têm processos diferentes, assim como documentos. Esse é outro motivo importante para entender bem o que deve ser feito. Uma dica é procurar informações sobre o preenchimento e a documentação em blogs especializados, canais no YouTube e no próprio site da Embaixada Americana no Brasil.

Não preencher os requisitos do visto solicitado

Como disse acima, os vistos são diferentes e requerem processos e documentos diferentes. Caso você opte pelo visto de estudante, por exemplo, você realmente precisa ser um estudante e comprovar vínculo com uma instituição de ensino. Assim como no visto de trabalho, em que é preciso já ter sido contatado por uma empresa.

Fornecer informações inverídicas ou contraditórias

Todos os dados que foram preenchidos no DS-160 devem ser verdadeiros, pois eles são posteriormente verificados. Qualquer informação que estiver divergente ou parecer falsa, atrapalha sua permissão de entrada nos EUA. Mesmo que você tenha apenas mudado de endereço, ele precisa ser atualizado na sua requisição.

Como regularizar o visto americano negado?

A seguir, conto o que você precisa fazer para aplicar novamente seu pedido e ter o visto americano aprovado.

Saiba qual o motivo e providencie o que falta

Ao final da entrevista em que o visto americano foi negado, você recebe uma carta a respeito das seções 214 (b) ou 221 (g). Cada uma tem um processo diferente. A primeira, por exemplo, é uma recusa por falta de vínculos com o Brasil.

Nessa interpretação, o cônsul espera que o requerente tenha plenas condições de se manter na viagem e evite a deportação, retornando ao país de origem.

Então, para a próxima tentativa — que para o caso 214 (b) pode ser feito a qualquer momento — tente anexar documentos que mostrem vínculo no Brasil, como Imposto de Renda, carteira de trabalho e bens materiais e imóveis. Também é necessário pagar a taxa de requisição de visto novamente. Já o segundo caso, 221 (g), faltou alguma documentação que foi especificada na carta.

Você tem o prazo de um ano para encaminhar os documentos faltantes e, nesse caso, não é cobrado de uma nova taxa de requisição de visto. Além disso, caso tenha algum aviso de processo administrativo na sua carta, o prazo de um ano está suspenso.

Estabeleça um vínculo mais forte com o Brasil

Se a sua ideia é fazer o processo de imigração para morar nos EUA, você precisa fazer a requisição correta de imigração por parentesco, por investimento ou outro motivo que se enquadre nas determinações da Embaixada Americana. Caso contrário, você é apenas um visitante e deve requerer o pedido de acordo — turismo, estudante ou trabalho.

Para os casos de imigrações permanentes o vínculo com o Brasil não é relevante, mas para os vistos temporários é preciso garantir ao vice-cônsul que você tem intenção de retornar. Como disse, a ideia é ter certeza de que você não pretende realizar o sonho americano de maneira ilegal. Por isso, estabeleça vínculos mais fortes com nosso país.

Na hora da entrevista, tente manter a calma e responda às perguntas feitas com o máximo de clareza. Passar confiança é uma ótima forma de não ter seu visto americano negado. Porém, cuidado para não ser tão confiante a ponto de parecer arrogante ou desrespeitoso.

Se você pensa em fazer viagens para os EUA, você vai gostar de acompanhar nosso blog. Assine a newsletter com seu e-mail e receba nossas novidades na sua caixa de entrada!

Deixe um comentário

Time limit exceeded. Please complete the captcha once again.