Você sabe o que é sponsor? Se você conhece pessoas que já realizaram o american dream ou se você tem vontade de construir uma vida nova nos Estados Unidos, o termo deve ser familiar, mesmo que não saiba o que significa.

Aliás, vou te contar que essa é uma das dúvidas mais comuns. De forma resumida, sponsor é o nome dado a quem patrocina sua ida aos EUA, com todo o suporte e recursos necessários. Falarei mais sobre o tema no decorrer do post. Vem comigo!

O que é sponsor e qual seu papel?

Morar, trabalhar e ter uma carreira bem-sucedida nos Estados Unidos é o sonho de muitos profissionais. Para transformá-lo em realidade, você pode contar com a ajuda de um sponsor ou sponsorship. Do inglês, a palavra significa patrocinar ou patrocinador.

Mas o que é sponsor na prática? É quando uma pessoa ou empresa oferece patrocínio para fins de imigração. Neste contexto, a empresa atua como sponsor, ou “patrocinador”, e cuida da contratação e dos processos burocráticos envolvidos na mudança.

Ela também é responsável por oferecer suporte e todos os recursos necessários, seguindo as leis da imigração. Então, em linhas gerais, o papel do sponsor é “bancar” sua ida aos EUA e cuidar de todas as etapas até que você se estabeleça no país.

Como conseguir um sponsor para os EUA?

Se você tem conhecimento especializado em sua área de atuação ou é um profissional requisitado nos EUA, pode receber convites para trabalhar em empresas norte-americanas. Você também pode procurar emprego do Brasil e enviar aplicações ou até mesmo conseguir transferência se estiver em uma multinacional.

A partir do momento em que um empregador se torna seu sponsor, cabe a ele dar entrada nos documentos necessários para imigrar, incluindo o visto. Por falar nele, há três tipos principais: H1B, EB-2 e EB-3. Veja, a seguir, como funciona cada um.

H-1B

Um dos mais conhecidos é o visto de trabalho H-1B. Geralmente, ele é concedido quando você se candidata a uma vaga nos Estados Unidos. A principal exigência é ter conhecimento especializado em sua área de atuação.

Entre as áreas que mais empregam no país estão: computação, engenharia, medicina e pesquisa. O visto, no entanto, não é garantia de permanência nos EUA. Dependendo de como for a vivência e o trabalho, após alguns anos você poderá solicitar o Green Card.

EB-2

Já o visto permanente EB-2 é direcionado a profissionais com habilidades excepcionais ou grau avançado (pós-graduação, mestrado, doutorado, pós-doutorado), independentemente da área de atuação. Por ser um visto permanente, você poderá solicitar o Green Card.

O sponsor é requisitado para as categorias Advanced Degree e Excepcional Ability a fim de dar entrada no Departamento do Trabalho e encaminhar a documentação. Existe uma terceira, National Interest Waiver (NIW), que dispensa o papel do sponsor, mas tem algumas exigências.

EB-3

Por fim, para o visto EB-3, você precisa de uma oferta de trabalho em período integral. A função requer pelo menos dois anos de experiência ou treinamento, enquanto a empresa deve contar com uma certificação que permita a contratação de estrangeiros.

O visto é dividido em três categorias: Skilled Workers para trabalhadores especializados, Professionals para quem tem diploma de bacharelado e Other Workers que não requer uma qualificação específica.

Por que contar com uma empresa especializada?

Você sabe tanto quanto eu que separar a documentação, cuidar da mudança e programar uma vida nova não é tão simples. É um processo que exige tempo e muita pesquisa para que tudo saia dentro dos conformes. Por isso, minha recomendação é que você busque uma empresa especializada para te ajudar a realizar seu sonho, sem imprevistos e burocracia.

Agora que você já sabe o que é sponsor, só falta dar o próximo passo rumo à oportunidade de morar fora. Para uma assessoria completa para que você tenha segurança ao seguir em frente e transformar seu american dream em realidade manda um email. Minha missão aqui é facilitar sua vida, compartilhar informações e mostrar as possibilidades que esperam por você.

Que tal começar a planejar sua mudança agora mesmo? Entre em contato através do e-mail e dê o primeiro passo em direção a uma vida nova!

Continue lendo →
Sem erros: como imigrar para os EUA legalmente?

Muitos querem sair do Brasil devido à crise econômica, ao aumento dos índices de criminalidade ou à falta de oportunidades. Outros desejam apenas ter uma vida mais tranquila para a família, que proporcione melhores empregos, educação de excelência ou para adquirir uma nova cultura. Nos Estados Unidos, é possível reunir tudo isso.

Continue lendo →
Afinal, o que fazer para trabalhar como dentista nos EUA?

Formou em Odontologia e agora quer seguir carreira nos Estados Unidos? Saiba que o país do Tio Sam oferece diversas oportunidades para quem deseja se firmar como dentista por lá. Não é à toa que eles estão na lista dos países que mais têm mão-de-obra da área: são 135 mil em atividade.

Continue lendo →
Entenda de uma vez por todas como validar diploma nos EUA

Validar o diploma nos EUA pode ser o melhor caminho para você que já tem um ensino superior completo no Brasil e deseja morar e trabalhar no país norte-americano. Algumas pessoas até estão dispostas a começar uma nova carreira, mas dependendo da área, é vantajoso continuar com sua atividade, por conta das muitas oportunidades de emprego disponíveis aos graduados. Sem falar que muitos gostam da profissão e/ou já contam com uma certa experiência na área e não estão dispostos a mudar de profissão.

Continue lendo →
Morar nos EUA: as 4 melhores cidades para os brasileiros (Foto da cidade de Atlanta)

Muitas pessoas sonham em sair do Brasil e ter melhores condições de estudo, trabalho, segurança e qualidade de vida em outro país. Grande parte delas acaba escolhendo viver nos EUA por considerar o lugar ideal para atingir esses objetivos. Você sabe quais são as melhores cidades para brasileiros morarem nos Estados Unidos?

Continue lendo →

É verdade que os Estados Unidos da América “embalam” os sonhos de muita gente. Em especial, daqueles que desejam uma vida melhor para a família em um país rico e estruturado. No entanto, não é segredo para ninguém a dificuldade de conseguir um visto permanente na terra do tio Sam. Porém, há uma outra forma de ingressar no país legalmente, ficar algum tempo por lá e até trabalhar: o visto americano J1.

Continue lendo →