Morar-fora-do-Brasil

Morar fora do Brasil é o sonho de muitos brasileiros que buscam uma vida com mais segurança, infraestrutura, estabilidade financeira e educação de qualidade. Essa possibilidade representa um cenário bastante positivo para diversas pessoas, seja para aqueles que se mudarão sozinho, para quem levará os familiares consigo ou para quem deseja constituir uma família posteriormente.

Segundo o Ministério das Relações Exteriores (Itamaraty), mais de 1,4 milhão de brasileiros moram nos EUA. Com isso, nota-se que esse destino é a principal escolha daqueles que buscam uma vida no exterior. Vale destacar que essa nação é também a opção de muitos que viajam durante as férias e que desejam realizar intercâmbios educativos a fim de estudar inglês.

Mas porque tanta gente escolhe os EUA como lugar para morar? Para saber mais sobre os benefícios de escolher os Estados Unidos ao optar por morar fora do Brasil, acompanhe a leitura deste texto e tire as suas dúvidas agora mesmo.

1. Infraestrutura de ponta

Nos EUA, existe um alto investimento do governo em infraestrutura e isso impacta diversas esferas da vida dos cidadãos. As ruas e as estradas são pavimentadas adequadamente, a população conta com excelente abastecimento de energia elétrica e de água e há, ainda, o devido sistema de saneamento básico. Quer mais? Internet e telecomunicação são de primeira! 

As rodovias são planejadas e sem pedágios, aumentando a velocidade dos transportes e a segurança dos passageiros. Um sistema ferroviário também é bastante utilizado para a logística. 

Outra questão relacionada à infraestrutura são os aeroportos espalhados por todo o país que diminuem consideravelmente as distâncias. Ao contrário do Brasil, é possível viajar pelo país com menos de uma centena de dólares. Isso acontece por conta da grande quantidade de companhias aéreas, o que aumenta a concorrência e, consequentemente, diminui os preços para os consumidores.Com isso, as pessoas podem ter mais qualidade de vida e bem-estar diante de uma infraestrutura que funciona e traz muita praticidade ao dia a dia.

2. Menos impostos 

Você já saber que comprar coisas nos Estados Unidos é mais barato do que no Brasil, certo? Mas você sabe por quê? O principal motivo para isso é a menor taxação sobre os produtos. Com isso, itens como roupas e eletrônicos são mais baratos, pois há menor carga tributária sobre os produtos. 

Quando você compra um produto nos Estados Unidos, o valor do imposto vem especificado na nota. Só com isso é possível comparar a discrepância entre o que se paga no Brasil e nos EUA de imposto. Alguns itens não mudam muito, como alimentação básica, mas para outros, como eletrônicos e combustível, a diferença é grande! 

Além da menor taxação, as empresas pagam menos impostos pelos funcionários, o que também barateia toda a operação e, claro, os produtos também. Então, o poder de compra que você tem nos Estados Unidos é bem maior do que no Brasil, fazendo com que você possa adquirir diversos bens materiais.   

 

3. Maior segurança

Infelizmente, a violência está cada vez mais presente na vida das pessoas que residem no Brasil. Para fugir dessa situação, que traz insegurança e estresse, muitas pessoas imigram para os EUA.

Ao morar no país, você terá um estilo de vida mais tranquilo e poderá andar nas ruas à noite sem tanta preocupação, por exemplo. Ou, até mesmo, andar pela calçada falando ao celular, passear pelos parques sozinho, entre outras atividades. Você poderá usufruir de uma segurança que claramente não existe no Brasil.

É claro que existem lugares mais seguros que outros nos Estados Unidos. Grandes cidades, como Los Angeles, New York e Boston tem maiores índices de violência, mas para quem vive em São Paulo, Rio de Janeiro ou Recife, por exemplo, até a insegurança dos americanos é confortável para os brasileiros.

O que garante essa segurança são as políticas públicas de enfrentamento à pobreza, drogas etc, e também o alto policiamento. Quem vem ao EUA pela primeira vez sempre repara na quantidade de viaturas que circulam pelas cidades. 

 

4. Educação de qualidade

Pensando na família, uma grande vantagem dos EUA é que as escolas públicas oferecem um ensino de qualidade. Este é, sem dúvidas, um grande atrativo a todos, uma vez que é possível economizar no planejamento financeiro familiar e contar com um sistema de aprendizado excelente. Além disso, as escolas são limpas, têm espaços para atividades ao ar livre e contam com ambientes lúdicos para as crianças menores.

Os alunos recebem diariamente deveres de casa que devem ser feitos com comprometimento e os professores recomendam leituras para o desenvolvimento interpretativo, cultural e para a criação do senso crítico dos estudantes.

No entanto, preciso deixar claro que a variação da qualidade também é grande e, infelizmente, aquelas localizadas em bairros mais pobres costumam ter qualidade menor também. Mesmo assim, comparando com o ensino público brasileiro, os Estados Unidos oferece excelente educação. 

 

5. Emprego

Você provavelmente já sabe disso, mas não custa ressaltar: os Estados Unidos tem oportunidades de emprego para muitos imigrantes e de diversas áreas. Você pode validar o seu diploma e imigrar com sua atual profissão, ou então começar numa nova carreira, seja investindo em um negócio ou fazendo uma faculdade. 

 

E mesmo que você não tenha formação ou uma carreira no Brasil, encontrará emprego nas mais diversas áreas por aqui. As taxas de desemprego são baixas e, embora tenha aumentado recentemente por conta da pandemia do coronavírus, a recuperação tende a ser bem mais rápida. 

6. Praticidade para todas as coisas 

Pensa que prático fazer compras no supermercado, ir ao banco, à farmácia e comprar o jantar sem precisar descer do carro? Ter diversas opções fast food, mas quando desejar uma comida de maior qualidade, também poder usufruir e sem precisar pagar com duas notas de 50? A verdade é que tem muita coisa que é muito prática aqui nos Estados Unidos. 

Existem máquinas para tudo, até para fazer cópia de chave. Lavar o carro não leva mais que 10 minutos e com mais 10 minutos você mesmo usa o aspirador do lava-rápido e fica tudo limpinho. 

Você pode comprar uma infinidade de produtos indo apenas ao Walmart e renovar todo seu guarda-roupa, cama, mesa, banho e cosméticos na Macy’s. E não pense que essas lojas existem apenas em grandes centros. Assim como as redes de fast-food, grandes supermercados e lojas de departamento estão presentes em praticamente todas as cidades americanas. 

7. Natureza e parques ao seu dispor 

Ok, eu sei que o Brasil tem uma natureza magnífica, mas quantas vezes você deixou de ir a um parque, a uma cachoeira ou até à praia porque estava sozinho e achou que não seria seguro? As mulheres sabem bem como isso é recorrente! Se você gosta de natureza e esportes, os EUA têm muito a oferecer!

Toda cidade maior tem pelo menos um parque arborizado, gramado e seguro para os moradores. Além dos parques nacionais e municipais, o país conta com 59 Parques Nacionais para visitação, sendo que você raramente vai encontrá-los vazios, o que aumenta ainda mais a sensação de segurança. 

Você vê famílias com crianças, idosos, jovens, estrangeiros… Uma infinidade de pessoas aproveitando da natureza. E o melhor: para visitar um parque nacional, por exemplo, você paga apenas US$ 30 por automóvel e pode entrar e sair do parque quantas vezes quiser durante 7 dias! 

Além disso, é comum encontrar grupos de caminhada (aqui se chama Hike), ciclismo, escalada, remo, sky e uma infinidade de esportes, todos se organizando para fazer coisas juntos, conhecer novos lugares e se divertir.  

Como você pôde conferir, morar fora do Brasil pode ser uma decisão acertada para quem busca mais qualidade de vida e bem-estar. É importante destacar que os EUA contam com diversas opções de estados e cidades com diferentes culturas e estilos de vida. Desse modo, você poderá optar entre morar em uma grande metrópole ou em um cantinho mais sossegado em uma cidade menor, por exemplo.

Gostou deste conteúdo? Então veja agora algumas das cidades mais seguras dos EUA!

Continue lendo →
morar-em-Los-Angeles

Quem sonha em se mudar para os EUA deve ter em mente que morar em Los Angeles, que fica na Califórnia, pode ser uma experiência incrível. Essa cidade é uma excelente escolha, tendo em vista a sua infraestrutura e o seu clima. Trata-se de uma cidade composta de vários mundos distintos e morar nela é ter, muito perto, várias atividades de lazer e claro, oportunidades de emprego. 

Continue lendo →
carnaval nos eua

Quando se fala sobre atrações turísticas e divertidas nos Estados Unidos, a Disney logo vem à cabeça, não é mesmo? Afinal, conhecer os parques temáticos é o sonho de quem visita o país pela primeira vez ou volta sempre que tem uma oportunidade. Hoje, tenho outra sugestão para você: já ouviu falar no Mardi Gras? Trata-se do mais famoso carnaval nos EUA em Nova Orleans.

Isso mesmo, o clima carnavalesco não é exclusividade no Brasil, já que a folia também toma conta do estado da Louisiana em uma das comemorações mais badaladas na terra do Tio Sam. Então, se o seu sonho é imigrar para lá (ou turistar), vou contar um pouco mais sobre a festa em uma das cidades mais vibrantes da América. Acompanhe!

O que é e como surgiu o Mardi Gras?

Inspirada por influências multiculturais (especialmente a francesa) e conhecida como a capital do jazz, Nova Orleans está sempre cercada por boa música e comemorações animadas. Logo, se tem um momento que representa bem o clima festivo dessa cidade no sul dos EUA é o Mardi Gras.

Do francês, a expressão significa “terça gorda”, celebrada no mês de fevereiro, na terça-feira de carnaval, antes da quarta-feira de Cinzas. A tradição começou por volta de 1830, com o primeiro desfile pelas ruas da cidade. Quarenta e cinco anos depois, entrou para o calendário de feriados oficiais da Louisiana.

Ao longo do tempo, o carnaval de Nova Orleans agregou a participação de bandas, paradas e carros alegóricos pelo French Quarter, o bairro mais antigo da cidade. Desde então, atrai multidões do mundo inteiro e se tornou uma das festas mais populares do país.

Geralmente, todos usam fantasias, com as cores tradicionais da festa — roxo, verde e dourado — além de máscaras (confeccionadas por artesãos locais ou compradas em farmácias a baixo custo) e longos colares de miçangas coloridas. Aliás, os cordões são os enfeites mais populares da festa. Ainda, pessoas de todas as idades participam, inclusive crianças.

Quais as diferenças entre o Carnaval nos EUA e o Carnaval do Brasil?

Diferente do Brasil, o carnaval nos EUA não acontece em espaços fechados (como o sambódromo), nem tem festas em clubes. Posso dizer que a festa se aproxima um pouco do que vemos em Salvador, na Bahia, onde as pessoas se divertem nas ruas e acompanham as paradas com os bonecos gigantes, como em Olinda, Pernambuco.

No lugar dos trios elétricos, pequenas bandas com instrumentos de sopro se unem à multidão nas ruas. Os músicos tocam e dançam no meio de todo mundo, conduzindo um cortejo entre casais combinando roupas, grupos de amigos com fantasias temáticas, famílias e crianças com roupas criativas e bem-humoradas.

Aliás, as paradas são um dos principais atrativos da festividade. Além da French Quarter, elas percorrem outras ruas da cidade, com direito à música, coreografia e carros alegóricos.

A Zulu Parade é uma das mais famosas. Composta em sua maioria por integrantes afro-americanos, eles usam saias de grama e pintam o rosto. Durante o desfile, jogam cocos pintados à mão para quem acompanha. Dizem que os cocos trazem boa sorte para quem os pega.

Mardi Gras World

Enquanto as escolas de samba brasileiras se preparam ao longo do ano para os desfiles, o carnaval de Nova Orleans tem o Mardi Gras World. É um grande barracão onde as fantasias, os carros alegóricos, todos os adereços e os grandes bonecos são feitos. Ainda, é possível visitar o ano inteiro, sete dias por semana.

Então, isso significa que o carnaval de Nova Orleans pode ser vivenciado, inclusive, fora da época carnavalesca. Assim, mesmo que não tenha a festa, você pode acompanhar o trabalho dos artesãos, experimentar trajes típicos, conhecer mais da história de uma das manifestações culturais mais populares dos EUA e os costumes da cidade. Sem contar a oportunidade de poder provar o King Cake, um bolo tradicional com as cores da comemoração.

Além de curtir uma festa típica, já pensou em estudar nos Estados Unidos? Conheça as melhores universidades dos EUA!

Continue lendo →
green-card-por-casamento

O Green Card por casamento é uma das possibilidades para quem tem o sonho de viver definitivamente nos Estados Unidos. Nesse caso, um estrangeiro ou estrangeira que se casar com um americano ou americana tem o direito de solicitar a residência permanente para ficar no país. Mas como isso funciona? Como fazer para ir para os Estados Unidos para se casar? Falarei sobre tudo isso aqui neste post. 

Continue lendo →
vocabulário em inglês

Você sabia que com a implementação de algumas práticas diárias é possível melhorar o seu vocabulário em inglês? Para isso, é preciso criar uma rotina de estudos que siga o seu nível de fluência na língua. Se você estiver iniciando no idioma, comece, por exemplo, por atividades mais simples, como ler revistas em quadrinho em inglês e escutar músicas conhecidas com mais frequência.

Continue lendo →