• Home
  • Blog
  • Saiba como realizar o ajuste de status para Green Card

Saiba como realizar o ajuste de status para Green Card

Saiba como realizar o ajuste de status para Green Card

Saiba como realizar o ajuste de status para Green Card

Se você já está nos Estados Unidos e deseja alterar seu visto atual para um Green Card, sem precisar voltar para o Brasil, é possível realizar isso com o Ajuste de Status. Essa é a forma que estrangeiros podem utilizar para ajustar seu status para a residência permanente. 

Para solicitar o Ajuste de Status você precisa fazer um pedido de visto imigratório se enquadrando em alguma categoria e, na maioria dos casos, precisa estar legalizado nos Estados Unidos, portando algum tipo de visto não imigratório.

Para conseguir esse tipo de visto, que te dá a possibilidade do Green Card, existem alguns caminhos possíveis, como por trabalho ou por parentesco. 

Assim, o Ajuste de Status é uma solução para quem já está nos EUA e não quer ou não pode voltar para o Brasil para fazer o processo via consulado. 

Continue a leitura para entender todos os detalhes de como funciona e como realizar esse processo. 

O que é o ajuste de status?

O Ajuste de Status é o processo de alteração de um visto não-imigratório para um Green Card. Ele é realizado por estrangeiros que estão nos Estados Unidos com um outro visto de forma legalizada, e que conquistaram o direito à residência permanente, seja por emprego, parentesco ou casamento. 

O Ajuste de Status só ocorrerá quando o pedido para o Green Card for aprovado. 

É importante entender que o ajuste de status é diferente da mudança de status. 

A mudança é realizada quando o estrangeiro possui um visto temporário, como de turista (B) ou estudante (F) e deseja alterar para um outro visto não-imigratório. 

A mudança é feita pelo formulário I-539, em um processo que, em alguns casos, pode até ser feito online. 

Já o ajuste de status é feito pelo I-485, que é um documento dedicado ao ajuste para a residência permanente. Você deve enviar por correspondência na sua grande maioria, juntamente a petição de qualificação principal e um com uma série de outros documentos e formulários.

Quem pode realizar esse processo? 

O Ajuste de Status pode ser feito por todos os estrangeiros que se encontram nos Estados Unidos de forma legalizada no momento da petição (salvo algumas exceções). 

Além disso, junto com o I-485, você precisa enviar um pedido de visto imigratório ou de uma comprovação de que existe um pedido em andamento.

Com relação a esse pedido de Green Card, junto ou anterior ao pedido do ajuste de status, ele pode ser feito de duas formas principais: 

Isso significa que, um pedido de ajuste de status é parte do processo da obtenção do Green Card e que para conseguir o ajuste para residência permanente, você precisa, antes de mais nada, ser elegível para um visto imigratório.

Quando é possível solicitar o Ajuste de Status?

Nem sempre você pode enviar um pedido de ajuste de status. Você sabia?

A questão aqui é que é preciso que o visto imigratório que você está pleiteando esteja disponível. 

Isso porque existe um limite de Green Cards concedidos anualmente. Então, para regular isso, o USCIS criou uma “fila” por ordem de chegada e prioridade. 

Além disso, para informar aos imigrantes quando o Green Card em questão estará disponível e, por tanto, será possível solicitar o ajuste de status, existe o Visa Bulletin.

O Visa Bulletin é um documento mensal emitido pelo USCIS que informa quais casos serão analisados e recebidos a partir daquele mês.

Sem entrar em detalhes técnicos, em resumo, você pode enviar a petição do seu visto a qualquer momento, mas só poderá enviar o pedido de ajuste de status quando o Visa Bulletin informar que o visto está disponível para você. 

No caso de petições relacionadas a Green Card por trabalho (como o EB2 e EB2 NIW, por exemplo), é comum que esteja disponível ”current”. No entanto, quando não está disponível, o retrocesso é de apenas poucos meses. 

Porém, para o caso de Green Card por parentesco, a espera pode demorar um, dois, cinco ou até mais de 10 anos, por exemplo, dependendo da categoria de parentesco. 

Quais as vantagens e desvantagens?

Podemos elencar 3 vantagens de se realizar o ajuste de status: 

  • Não precisar retornar ao seu país de origem para alterar o seu visto;
  • É possível ter autorização para trabalhar e viajar para fora dos EUA enquanto aguarda o processamento do pedido de ajuste de status;
  • A decisão é discricionária, o que significa que, em alguns casos, há maiores chances de recorrer caso o pedido seja negado. 

Com relação ao segundo ponto citado, a autorização pode ser concedida não só para o peticionário principal, como também para seus dependentes incluídos no processo. Essas duas autorizações recebem o nome de Combo Card.  

Desvantagens

No entanto, também podemos elencar algumas desvantagens de fazer o processo de Ajuste de Status. São elas: 

1. O processamento do Ajuste de Status pode ser mais demorado, em comparação com o Consular Processing. 

Então, nesta questão, cabe analisar com seu advogado se você pode esperar por esse tempo. Ainda que você tenha o Combo Card, nem sempre aguardar é uma opção.

2. Até enviar o pedido do Ajuste de Status, você ficará limitado às restrições do seu visto atual. 

Outra desvantagem é que você só poderá enviar o pedido de Ajuste de Status quando o Green Card em questão estiver disponível. E, até este momento, você ficará limitado às restrições e permissões do seu visto atual.

Ou seja, se você estiver com visto de turista nos EUA, até o momento em que seja possível peticionar o Ajuste de Status, você não poderá ter permissão de trabalho ou de estudo, por exemplo. 

Isso acontece porque só é possível solicitar o Combo Card junto com o Ajuste de Status (I-485) e não com a petição do visto (I-140 ou I-130).  

Por isso, um caso de Ajuste de Status nem sempre é a melhor opção ou uma opção disponível. Assim, é necessário analisar com cuidado todo contexto, juntamente com o seu advogado. 

O que é melhor: Consular Processing ou Ajuste de Status? 

Muitas pessoas ficam em dúvida se devem solicitar o visto imigratório no Brasil ou nos Estados Unidos. Mas, a resposta para essa pergunta é sempre: depende! Acima de tudo, é o contexto do seu caso é que vai direcionar o melhor para você. 

Um ponto que você precisa ficar atento é que não é possível solicitar o ajuste de status antes de 3 meses de estadia nos EUA com o seu outro visto para que não fique caracterizado uma intenção diversa no momento da entrada.

Além disso, se o USCIS identificar que você utilizou seu visto para algo que não seja para aquilo que ele foi direcionado, ele poderá negar seu pedido de Green Card. 

O ideal é que o ajuste de status seja utilizado por quem, de fato, já estava nos Estados Unidos em consonância com o propósito do seu visto, mas acabou tendo a oportunidade de aplicar para o Green Card. 

E por fim, é preciso analisar se será possível permanecer nos Estados Unidos até que seu visto esteja disponível.

Quanto tempo demora o Ajuste de Status?

A partir do momento em que você envia o pedido de ajuste de status, ele pode demorar de 6 a 30 meses para ser aprovado, dependendo do tipo de ajuste (se por parentesco ou emprego) e do local onde foi solicitado, além do processing time do momento da aplicação. 

Em contrapartida, o tempo de processamento de um pedido de Green Card pela via Consular, após a aprovação da petição, é de 6 a 12 meses – dependendo da agilidade que você terá para responder às solicitações de documentos e pagamento de taxas. 

Quanto custa para mudar de status nos EUA? 

A taxa cobrada pelo USCIS para o Ajuste de Status varia conforme a idade e situação do caso. Veja a seguir: 

Quanto custa para mudar de status nos EUA? 
IdadeTaxa do formulárioTaxa do serviço de biometria Total 
Menores de 14 anos arquivando juntamente com pelo menos um dos pais$ 750 $ 0$ 750
Menores de 14 anos arquivando separadamente de pelo menos um dos pais$ 1.140$ 0$ 1.140
De 14 a 78 anos $ 1.140$ 85$ 1225 
79 anos ou mais $ 1.140$ 0$ 1.140
Apresentação do Formulário I-485 com base em ter sido admitido nos Estados Unidos como refugiado$ 0$ 0$ 0

Como você pode observar anteriormente, a taxa é POR PESSOA e não por caso. 

Então, digamos que você é o peticionário principal do Green Card, tendo como dependente seu cônjuge e seus dois filhos menores de 14 anos. Neste caso você pagará: 

  • Peticionário principal com idade entre 14 a 78 anos: $ 1.225 +
  • Cônjuge com idade entre 14 a 78 anos: $ 1.225 +
  • 2 filhos menos de 14 anos: $ 750 cada 

Total deste caso: $ 3950 

Como fazer o ajuste de status?

O ajuste de status é realizado por meio do envio do formulário I-485 ao USCIS no endereço especificado para a região em que o estrangeiro mora ou junto ao endereço de envio do visto principal, pagamento de taxas e documentos solicitados.

Você poderá enviar a petição I-485 junto com a petição do seu visto imigratório (formulário I-130 no caso de parentesco ou I-140 no caso de emprego), se o visto estiver disponível, conforme indicado no Visa Bulletin. 

No caso de enviar o Ajuste de Status juntamente com a petição de Green Card, é preciso anexar toda a documentação necessária para a aprovação do visto também (e não apenas a especificada abaixo, que diz respeito apenas ao I-485). 

A partir deste ponto, as etapas para o ajuste de status são: 

Etapa opcional:

  • Incluir, junto com o formulário I-485, um pedido do Combo Card (Forms I-765 e I-131) ou apenas a autorização para viagem (Form I-131).

Conclusão

Portanto, são muitos documentos e variáveis que precisam ser consideradas em cada caso, pois o ajuste de status é um pedido “adicional” que pode compor o pedido do seu visto de qualificação principal. 

Um advogado de imigração terá todas as informações necessárias para que seu processo ocorra da melhor maneira possível. 

Você já está nos Estados Unidos e quer realizar o ajuste de status para conquistar a sua residência permanente? Então marque uma consulta com a LIV Immigration Law e vamos iniciar o seu processo para obter o Green Card. 

O escritório LIV Immigration Law é especializado em processos imigratórios e conta com a expertise que você precisa para um caso bem sucedido.

Clique aqui e entre em contato!

Deixe um comentário