Posso dirigir nos EUA com habilitação brasileira? Descubra agora!

Posso dirigir nos EUA com habilitação brasileira? Descubra agora!

Posso dirigir nos EUA com habilitação brasileira? Descubra agora!

Malas prontas, visto emitido, mas uma questão vem à cabeça: posso dirigir nos EUA com habilitação brasileira? O sistema de transporte local oferece diversas opções, mas alugar ou ter um carro ajuda bastante, especialmente, na correria do dia a dia.

Será que é possível aproveitar o documento nacional em solo estrangeiro? Para alugar um carro, é preciso apresentar o documento? Continue a leitura que vou tirar suas principais dúvidas sobre o tema neste texto!

A CNH também é válida nos Estados Unidos?

Sim! A página oficial do governo garante que, se o turista (ou novo morador) já tem uma licença cedida em seu país de origem, é possível aproveita-la nos EUA, por até 180 dias (cerca de 6 meses) em boa parte dos estados.

Porém, é necessário ir ao Departamento de Trânsito (DMV — Department of Motor Vehicles) ou pelo website e se informar sobre as regras aplicadas na região, pois é comum que cada estado tenha leis específicas nos EUA.

Como tirar a carteira americana (driver’s license)?

Passados os 6 meses, deve-se providenciar a carteira americana de motorista e o processo também varia de estado para estado. Por isso, é importante fazer a verificação junto ao departamento local de trânsito (pela internet ou pessoalmente).

Geralmente, os documentos solicitados são: documento de identidade, CNH, comprovante de residência, inscrição na previdência social americana (alguns DMVs não exigem), e o formulário I-94 que é preciso apresentar por exemplo no estado da Florida além dos exames teórico e prático, já familiares aos brasileiros.

A diferença é que, nos Estados Unidos, você mesmo pode agendar a prova prática, e não é necessário comprovar que fez aulas (nem mesmo para o teste teórico). O conteúdo para realizar o exame fica disponível no site regional do DMV. Depois de aprovado, é possível utilizar o documento para dirigir em qualquer estado americano.

Novamente, vale sempre da uma conferida no site do DMV do county que você mora para verificar a exigência da documentação pelo seu estado antes de ir fazer a prova.

É possível emitir a Permissão Internacional para Dirigir?

Se você já tem a Carteira Nacional de Habilitação definitiva e a mesma está em seu prazo de validade, então, sim, é possível solicitar a Permissão Internacional para Dirigir, enquanto ainda estiver no Brasil.

Para emiti-la, você deve ir ao DETRAN da sua cidade, no mesmo onde solicitou sua CNH. É importante citar que o PID é uma cópia dela, mas não tem validade em território nacional, ou seja, não a substitui em caso de perda, roubo ou furto.

O processo também pode ser feito pela internet: basta pagar a taxa referente ao serviço, agendar a entrega dos documentos (geralmente, é pedido RG, CNH, comprovante de pagamento da taxa e passaporte — originais e cópias) e comparecer ao local.

O prazo de entrega costuma ser inferior a uma semana, dependendo do DETRAN. Para mais informações, recomenda-se que procure o órgão da sua cidade.

Viu como é simples dirigir nos Estados Unidos? Basta ter atenção quanto aos prazos definidos pelo estado onde você vai morar e providenciar sua carteira americana de habilitação ou a PID (temporariamente). Agora, quando alguém perguntar: “posso dirigir nos EUA com habilitação brasileira?”, você já sabe a resposta e como ajuda-lo!

Quer ainda mais informações sobre o processo de imigração para solo americano, baixe meu ebook sobre o tema e tire todas as suas dúvidas!