• Home
  • Blog
  • I-551 e Green Card: entenda essa relação em 2022

I-551 e Green Card: entenda essa relação em 2022

I-551 e Green Card: entenda essa relação em 2022

I-551 e Green Card: entenda essa relação em 2022

Em cada etapa da obtenção do Green Card surgem novos termos e situações que precisamos compreender.   Form I-551, Permanent Resident Card, mais conhecido como Green Card. Um desses termos é o I-551 e também o I-551 Temporary. Você sabe o que são? 

Veja a seguir para compreender. 

O que é o I-551 e o I-551 Temporary? 

O I-551 é um formulário e, se você já conhece um pouco do sistema de imigração dos EUA, sabe que o Serviço de Imigração (USCIS) tem formulários para várias solicitações. O I-551, então, é o formulário para o documento de residente permanente, ou seja, o Green Card. 

Portanto, o I-551 é o formulário do Green Card? Sim! Veja na imagem abaixo, que tem um “I-551” impresso no canto superior esquerdo da parte de trás do cartão. 

 

I551-green-card-uscis

 

Já o I-551 Temporary é, como o nome diz, um documento de residente permanente temporário. No caso de quem faz o processo de visto imigratório via consulado (Consular Processing) será necessário o I-551 Temporary no passaporte, pois é este documento que comprova a sua situação de residente permanente. 

Como funciona o I-551 Temporary? 

É o immigrant visa ou visto de imigrante impresso no seu passaporte. Veja na imagem abaixo: 

 

I551-temporary-uscis

 

A partir da data de emissão, você deverá entrar nos Estados Unidos em, no máximo, 6 meses. E, a partir da data de admissão, a sua permissão temporária terá validade de 1 ano. Nesse tempo, você deverá receber o seu Green Card em casa após o pagamento da taxa ”USCIS Immigrant Fee”.

Outros usos do formulário Temporary

Até janeiro de 2021, o Formulário I-551 Temporary também tinha outras utilidades. Ele poderia ser solicitado nos casos de Green Card perdido, roubado ou destruído. Também era utilizado o I-551 Temporary quando o seu cartão de residente permanente estivesse próximo do vencimento. 

Agora, a comprovação de status de residente permanente, em casos de espera por um novo Green Card (seja porque ele expirou ou foi extraviado), é possível apenas com a Recept Notice do formulário I-90 – Application to Replace Permanent Resident Card. Veja a seguir como proceder. 

Como peticionar o I-90?

Se o seu Green Card for extraviado ou estiver próximo da data de validade, você precisa solicitar a substituição ou renovação. Para isso, você deverá enviar o formulário I-90 (Application to Replace Permanent Resident Card – Green Card) e agendar online uma entrevista por este link.

 No dia da entrevista, precisará apresentar: 

  • Passaporte válido;
  • Seu aviso de confirmação da entrevista 
  • Aviso de recebimento do Formulário I-90 (Pedido de Substituição do Cartão de Residente Permanente)
  • Comprovante de residência dentro da jurisdição do escritório do USCIS
  • Cópia do Green Card expirado ou perdido (se disponível)
  • Uma cópia de um aviso de nomeação do ASC com data e data mostrando que você compareceu à sua consulta biométrica, se aplicável.

O custo para essa solicitação é o custo do envio do formulário I-90 (US$ 455) e da coleta de biometria, se aplicável (US$ 85) 

Conclusão 

Assim, o I-551 é o verdadeiro nome do seu Green Card e o Temporary é um documento temporário que comprova sua situação de residente legal para entrar nos Estados Unidos após um processo de visto pela via consular. 

Green Card na mão e vida nova começando? Então, leia este artigo com dicas para a sua adaptação nos Estados Unidos.

Deixe um comentário

Time limit exceeded. Please complete the captcha once again.