• Home
  • Blog
  • Entrevista do visto imigratório americano: 5 dicas para se preparar

Entrevista do visto imigratório americano: 5 dicas para se preparar

Entrevista do visto imigratório americano: 5 dicas para se preparar

Entrevista do visto imigratório americano: 5 dicas para se preparar

O sonho de mudar de estilo de vida está prestes a se realizar? Se o tão aguardado dia da entrevista do visto imigratório para os Estados Unidos está chegando, vou compartilhar algumas dicas que podem ajudar no seu preparo.

Antes de realizar o seu american dream, é comum ter dúvidas, principalmente quando se trata de imigração. Seja um projeto da família ou o início de uma vida nova em busca de outras oportunidades fora do país, confira as recomendações que selecionei para você se sair bem na entrevista e acertar no planejamento! 

Como é a entrevista do visto imigratório?

Assim como a primeira viagem para fora do país, a entrevista do visto imigratório pode trazer algumas inseguranças. O que será perguntado? Quais documentos devo levar? Como devo me comportar? Essas são algumas das dúvidas comuns das pessoas.   

Uma coisa que precisa ficar clara é que a entrevista do visto imigratório é completamente diferente daquela que é realizada quando a gente vai tirar um visto de estudante, por exemplo. 

Quando você chega na etapa da entrevista, é porque você já teve uma petição de pedido do visto imigratório aprovada. Ou seja, você já fez um pedido do visto imigratório ao serviço de imigração americano (USCIS) e ele já aprovou, com base em todas as informações e documentos que recebeu junto com o formulário solicitando o visto. 

Então, a entrevista é praticamente a última etapa antes de você ter o seu visto aprovado e, embora seja muito importante, os documentos que foram enviados à USCIS são MAIS importantes. Posso dizer que a entrevista no consulado é praticamente uma conferência de documentos, das suas intenções nos EUA e de tudo que já foi feito no processo inicial.

Assim, a entrevista será feita sempre no Consulado dos Estados Unidos localizado no Rio de Janeiro, independentemente do lugar em que você mora. Você agendará ela depois que preencher e pagar a taxa do formulário DS-260 no site do National Visa Center (NVC), conforme indicações que você receberá por e-mail. 

No dia da entrevista, você deve chegar com antecedência, ficar calmo, apresentar os documentos solicitados e responder a todas as perguntas com a verdade. 

Como se planejar para o dia da entrevista?

1. Prepare os documentos corretamente

Vou começar a lista de dicas com aquela que considero uma das mais importantes: é essencial separar os documentos de forma correta. Quando você faz isso com antecedência, diminui as chances de apresentar informações incorretas, ilegíveis ou até mesmo incompletas. 

No site do consulado, neste link, caso você migre com vistos do tipo EB, ou neste link, caso imigre com visto de parentesco, você encontra uma lista de documentos que deve ser apresentada. Tudo que não estiver em inglês ou em português, precisará ser acompanhado de uma tradução juramentada ou certificada para o inglês. Então, reúna tudo e não deixe faltar nada. Na dúvida, peque pelo excesso. Seja minucioso e tenha certeza que está levando tudo.  

2. Faça os exames médicos necessários

Outra etapa necessária para a entrevista de visto imigrante é o exame médico. Ele deve ser feito por um dos profissionais indicados na lista do próprio Consulado e eu recomendo que você agende para pelo menos 10 dias antes da data da entrevista. 

Este procedimento consiste em uma consulta com o médico e uma série de exames que serão solicitados por ele e que também precisam ser feitos nas clínicas que o médico indicar. A consulta terá uma taxa de US$ 280 e você precisará de mais uns R$ 700 para realizar os exames extras. 

 

Depois que seus resultados estiverem prontos, o médico emitirá um laudo e enviará eletronicamente para o consulado. Por isso, no dia da consulta você precisa estar com a sua guia do DS-260, passaporte, além de 10 fotos 3×4. Para alguns tipos de visto, o exame médico é entregue em mãos para você em um envelope lacrado que você deverá levar no dia da entrevista, sem violar o lacre. 

3. Providencie certidões recentes e nos padrões corretos 

Um dos erros mais comuns na entrevista do visto imigratório é levar documentos — certidões de nascimento, casamento, entre outros — antigos (fora da validade) ou fora dos formatos aceitos. Existem documentos que você deve levar originais, outros devem ir acompanhados de uma cópia e outros precisam ser entregues como cópia autenticada. 

A recomendação, então, é levar para a entrevista vias com emissão recente e nos formatos corretos. Por isso, quando tiver a data do agendamento, comece a providenciar o que for preciso.

4. Chegue no local com antecedência e esteja preparado para esperar 

Atrasos para a entrevista não são tolerados, mas caso algo aconteça é possível remarcar. O que acontece na entrevista de visto imigrante americano varia de caso para caso. 

O cônsul pode fazer diversas perguntas para você e as pessoas que estiverem migrando com você, pode solicitar que você responda coisas que você já disse ou que já estão descritas nos documentos, pode pedir para que você espere enquanto confirmam informações, ou até que retorne em outro dia para finalizar o processo.

Não fique nervoso, pois tudo isso é parte do processo de conferência das informações. Pense que se você estiver dizendo a verdade, não há o que temer.    

5. Não venda propriedades ou deixe emprego antes da entrevista 

Por fim, eu diria para você que seu planejamento para se mudar para os Estados Unidos poderá envolver venda de propriedades, mas não abra mão de tudo até que seu visto esteja aprovado. Primeiro porque se ele for negado, você estará despreparado, certo? E segundo porque é essa a recomendação do consulado americano e seguir à risca o que eles dizem é sempre a melhor opção. 

Ao seguir todos os passos que compartilhei aqui, o próximo será receber o visto e preparar as malas para realizar o seu american dream. Lembre-se de se organizar, ler todas as instruções do site do consulado e se planejar. Nada melhor do que chegar com todos os documentos organizados e no horário marcado, combinado?

Gostou das dicas? Então, assine a newsletter e receba mais orientações para guiar a sua vida nova com segurança.

 

Deixe um comentário

Time limit exceeded. Please complete the captcha once again.