• Home
  • Blog
  • Veja como funciona a educação infantil no sistema educacional americano

Veja como funciona a educação infantil no sistema educacional americano

Veja como funciona a educação infantil no sistema educacional americano

Veja como funciona a educação infantil no sistema educacional americano

Quando falamos em sistema educacional americano, existem diferenças importantes que precisam ser entendidas. Uma delas é com relação à educação infantil e a idade em que as crianças devem ser matriculadas. Podemos dizer que se divide em duas etapas: Pre-K e Kindergarten, sendo que existe também o VPK. Você sabe a diferença? 

Resumidamente, o Pre-K é uma educação oferecida para crianças de 2 a 4 anos e o Kindergarten para crianças de 5 anos. Já o VPK, que significa Voluntary Pre-Kindergarten, é um ensino como o Pre-K, mas oferecido apenas para crianças de 4 anos e que está disponível em alguns estados. 

Neste texto vou explicar tudo que você precisa saber sobre o sistema educacional americano para as crianças com menos de 6 anos de idade. Confira! 

O que é o Pre-K e o VPK? 

O pre-k ou pre-kindergarten é definido como uma preparação da criança para a educação infantil. Pode ser ofertado para crianças com idade entre 2 a 4 anos e conta com ensinamentos importantes para o desenvolvimento delas nessa fase de vida.

Esse período educacional não é obrigatório nos Estados Unidos e cabe aos pais decidirem se matriculam ou não a criança dessa idade em uma escola. 

Quanto ao VPK, trata-se de um programa governamental que existe em alguns estados, como Flórida e Minnesota. Nesses locais, as crianças podem ser matriculadas no Pre-K aos 4 anos gratuitamente. Outros estados também oferecem Pre-K para crianças com 4 anos em escolas públicas, mas nem sempre se chama de VPK. 

O que é o Kindergarten ou preschool?

Preschool é o período antes da escola, nesse caso a Elementary. Kindergarten faz parte da preschool e é o período escolar para crianças de 5 a 6 anos.. Depois do Kindergarten ela começa na Elementary School. 

Na maioria dos estados, a criança precisa completar 5 anos no ano em que se inicia o ano letivo para ser matriculada. Na Flórida, por exemplo, para se matricular no Kindergarten a criança precisa completar 5 anos até o dia 30 de setembro, mas isso varia em cada estado.  Lembrando que o ano letivo americano começa em agosto ou setembro.

Quanto à obrigatoriedade, em 19 estados é obrigatória a matrícula das crianças no Kindergarten quando atingem a idade adequada, de acordo com a National Center for Educational Statistics

Qual a diferença entre Pre-K e Kindergarten? 

Como você pode perceber, o Pre-K é um sistema educacional oferecido antes do Kidergarten . Os aprendizados estão mais relacionados a incentivar o desenvolvimento natural da infância, como coordenação motora, linguagem, comunicação, socialização, entre outras coisas. 

Já o kindergarten terá maior foco na preparação para alfabetização e começará estimular a criança para ciências, matemática, música e demais ensinamentos que a preparam para a Primary School. 

Onde o Pre-K, o VPK e o Kindergarten são ofertados? 

O Pre-K e o Kindergarten estão disponíveis em escolas específicas, em período integral ou parcial. A grande questão é que nem sempre esses ensinos são ofertados no Ensino Público. 

O sistema educacional americano é regulamentado por leis estaduais e são elas que definem se haverá ou não a oferta de Pre-K e do Kindergarten na rede pública, ou se haverá o VPK. 

Atualmente, a maioria dos estados conta com ensino em escolas públicas para crianças com idade a partir dos 5 anos (oferecendo o kindergarten). No entanto, há estados que têm seu sistema educacional nas escolas públicas para crianças a partir dos 3 ou 4 anos (Pre-K ou VPK) e outros só a partir dos 6 anos (a partir da elementary school).

Sobre o VPK, o ensino pode ser oferecido em escolas públicas e em particulares com subsídio do governo estadual. A Flórida é o estado que tem o maior programa de VPK do país. 

Já em Nova York e no Texas também há oferta de Pre-K na rede pública, mas não se chama de VPK. No Texas depende do distrito e da classe social da criança para que ela seja aceita no ensino público com idade inferior a 5 anos. 

Quanto ao Kindergarten, nos 19 estados em que é obrigatória a matrícula das crianças nas escolas a partir dos 5 anos, você com certeza terá a oferta em escolas públicas. Nos demais, pode variar conforme o distrito ou bairro em que você mora.

Em resumo, o kindergarten gratuito tem oferta bem maior nos EUA, enquanto que o Pre-K é ofertado em menos estados e, geralmente, para crianças a partir dos 4 anos. Por isso, muitos pais precisam recorrer a escolas particulares para as crianças menores de 5 anos. 

Conclusão 

Portanto, o sistema educacional americano para as crianças com menos de 5 anos varia muito de estado para estado. Se a sua intenção é matricular seu filho de 2 ou 3 anos numa escola americana, precisará procurar as particulares. 

Já para seu filho de 4 anos, você pode procurar saber na sua cidade se há escolas disponíveis, ou se existe um programa governamental VPK. E para o kindergarten, ou seja, para crianças com 5 anos ou mais, é muito provável que existam escolas públicas. 

Conseguiu compreender como funciona a educação infantil no sistema educacional americano? Então, aprenda mais agora com o meu outro texto sobre o tema: Entenda aqui como funciona o sistema educacional americano!