• Home
  • Blog
  • Veja dicas práticas sobre como estudar para o TOEFL e se dar bem na prova!

Veja dicas práticas sobre como estudar para o TOEFL e se dar bem na prova!

Veja dicas práticas sobre como estudar para o TOEFL e se dar bem na prova!

Veja dicas práticas sobre como estudar para o TOEFL e se dar bem na prova!

Ter a oportunidade de buscar uma especialização fora e conquistar uma vaga nas melhores universidades é um sonho, não é mesmo? E você pode realizá-lo! Se a ideia já permeou pela sua cabeça, o primeiro passo é passar no teste de proficiência. E como estudar para o TOEFL?

Aceito em mais de 10 mil instituições e em mais de 150 países, o TOEFL é hoje um dos mais importantes exames de proficiência em inglês. Ele avalia as habilidades de falar (speaking), ouvir (listening), escrever (writing) e ler (reading). Então, continue a leitura aqui comigo e saiba como se preparar para ir bem na prova!

Como é o exame de proficiência?

TOEFL é a sigla utilizada para Test of English as a Foreign Language, um dos testes de proficiência em inglês mais reconhecidos no mundo acadêmico. É requisito para entrar nas universidades, já que comprova se o aluno conseguirá acompanhar o conteúdo das aulas.

Para saber como estudar para o TOEFL, é importante conhecer a estrutura do exame. Como contei no início do post, ele é dividido em quatro partes e tem duração média de 4 horas, com um tempo específico para cada competência.

Como estudar para o TOEFL?

Conseguir uma boa nota no exame pode fazer a diferença para conquistar uma bolsa de estudos nas melhores universidades fora do país. Por isso, estudar para o TOEFL requer preparo, um bom plano de estudos e muita dedicação. Com as dicas que vou compartilhar aqui, você já estará um passo mais perto de realizar seu sonho.

Transforme o inglês em hábito

Para dominar um idioma, é importante que ele faça parte da rotina. Quanto mais presente no dia a dia, mais familiar o inglês será para você. Por isso, ao ler, escolha textos acadêmicos sobre os mais diversos temas, sites de notícias, feed em redes sociais, livros, tudo em inglês. O contato diário vai ajudar a enriquecer seu vocabulário.

Ouça podcasts

Além da leitura, vale ouvir tudo o que puder em inglês para treinar o ouvido. Na web, tem muitos podcasts em inglês da BBC, da NPR, entre outros. Inclua também músicas, filmes e séries. Afinal, ao agregar atividades que você gosta de fazer, o processo se torna um estímulo a mais para os estudos. E sua compreensão oral vai melhorar muito.

Escreva textos em inglês

Reparou que estamos passando pelas categorias do exame? A escrita pode ser estimulada ao adotar o hábito de escrever em inglês. Uma ideia é pegar uma das suas músicas preferidas e tentar transcrevê-la. Você também pode começar a escrever sobre seu dia, como se fosse um diário, para treinar a gramática.

Invista em conversação

Como no teste falar também é preciso, por que não treinar com outras pessoas? Assim, você já vai se acostumando com o ritmo da conversa, aprende novas palavras e começa a ganhar desenvoltura para usar outro idioma. Muita gente tem vergonha de falar por receio de errar a pronúncia. Mas lembre-se de que erros fazem parte do processo de aprendizado.

Faça simulados on-line

Se para passar no vestibular, contamos com a ajuda de simulados, podemos aplicar a mesma ideia ao estudar para o TOEFL. O próprio site do exame disponibiliza testes gratuitos, além de aplicativos e guias para auxiliar nos estudos. Você poderá nivelar seus conhecimentos e se familiarizar com o tempo para cada questão.

Crie um plano de estudos

Por fim, minha principal dica é que você crie um plano de estudos com metas diárias para cumprir até o dia do exame. Organização é tudo quando nos preparamos para um processo seletivo, seja para estudar, seja para trabalhar. Por isso, antes de começar, planeje-se e dedique mais tempo às categorias em que tem mais dificuldade.

Como você se sente até aqui? Espero que essas dicas sobre como estudar para o TOEFL ajudem a guiar seu caminho rumo à universidade dos seus sonhos. Não é um exame simples, mas nada que um bom plano de estudos e dedicação não resolvam. Além disso, é primordial conhecer a estrutura da prova e as categorias que fazem parte dela. Assim, fica muito mais fácil se preparar e conseguir uma boa pontuação.

Quer saber mais sobre estudar fora? Conheça os três principais testes de proficiência em inglês para quem almeja uma vaga.

Deixe um comentário

Time limit exceeded. Please complete the captcha once again.